Economia Geral

Real cai 40% frente ao Dólar e atinge pior desempenho de uma moeda no mundo

Incerteza fiscal na Economia e prejuízos pela pandemia afetaram a cotação da moeda brasileira, que tem seu pior resultado em 2020

Enquanto a moeda americana tem se valorizado frente ao Real, com 40% de vantagem, a moeda brasileira teve sua maior baixa, atingindo um patamar inferior ao de moedas como o Peso argentino e a Lira turca. No inicio do ano, o Dólar valia R$ 4,0232. Abrindo outubro, a moeda alcançou, nesta quinta-feira (1), seu valor máximo, de R$5,6546.

“O Brasil nos últimos anos cresceu muito pouco, e o balanço em pagamentos, as transações realizadas com o exterior, têm deixado um quadro deficitário. Nós estamos perdendo divisas e, por sorte ou não, nos últimos cinco, dez anos o Brasil conseguiu acumular alguns superávits na balança de pagamento e acumulou reservas. Hoje nós temos cerca de 350 bilhões de dólares em reservas. Isso realmente permite que o país não fique vulnerável, mas como o governo está dando muitos sinais contraditórios em suas políticas, não só econômica como sanitária e ambiental, os investidores vão e voltam, eles ficam mais voláteis. Então, o Governo teve que deixar desvalorizar o câmbio mesmo para poder tornar o país um pouco mais barato, e com isso exporta mais, importa menos. Pelo menos na balança comercial há um superávit, mas os investidores vem e voltam. Então está muito volátil a entrada e saída de recursos. Tanto para investimento direto produtivo como investimento no mercado financeiro, a taxa de juros também caiu muito”, explica o economista Durval Meireles, sobre a situação econômica do país.

Moeda Brasileira superou negativamente o Peso argentino e a Lira Turca (Fonte: Refinitiv)

“Como o governo está dando muitos sinais contraditórios em suas políticas, não só econômica como sanitária e ambiental, os investidores vão e voltam, eles ficam mais voláteis”.

Dural Meireles comenta postura do governo em áreas estratégicas.

Uma pesquisa da Refinitiv (imagem acima) mostra como o Real tem sofrido frente ao Dólar e como ficou abaixo de outras moedas que também estão desvalorizadas. Porém, com essa baixa, a criptomoeda Bitcoin e o ouro cresceram mais ainda. O Bitcoin teve um aumento crescente de 111.78%, enquanto o ouro ficou com 74.66% neste ano. Essa queda da moeda nacional pode ser explicada por alguns motivos como as políticas do Governo Federal; a pandemia, que tem interferido não só com o Brasil mas com todos os Países do mundo; e os investidores, que podem não estar com a confiança necessária para investir no país.

“Essa incerteza, que é global, com a pandemia e a crise econômica, somada a essa crise política que a gente está passando e com essa insegurança do Governo em suas políticas, gera realmente uma incerteza muito grande. Um medo entre os investidores que se perguntam se trazem ou levam seu dinheiro e ficam nas aplicações de mais curto prazo. E o Brasil tem apresentado nesses dois, três últimos anos um déficit na balança de pagamento, que é coberto com as nossas reservas que já estiveram em torno de 450 bilhões, e hoje estão em torno de 350 [bilhões]. Então, o Brasil tem ainda esse colchão das reservas internacionais, só que não pode ficar gastando o tempo todo. O Banco Central deixou desvalorizar o câmbio, o câmbio realmente valorizou muito, mas é em função disso. O Brasil tem que se tornar mais barato, o Governo tem que tomar medidas mais assertivas, tem que ter um discurso mais no norte, apontar quais são os caminhos para poder atrair novamente os investidores”, afirma Durval, ao listar os motivos da queda do Real.

Com essa queda, o que se espera do Brasil é que o Governo Federal tome medidas alternativas e conduza a política – em algumas áreas – de outra maneira, com a intenção de convencer os investidores a voltarem a confiar e aplicar seu capital no país. Não será de uma hora para outra que a economia brasileira irá se recuperar da crise, e um cenário mais positivo para a população talvez só seja possível a partir de 2021.

Rafael Barreto – 8º período

LEIA TAMBÉM:

Desemprego cresce e atinge novo recorde durante a pandemia

Após greve, Correios voltam a funcionar, mas reivindicações continuam

1 comentário em “Real cai 40% frente ao Dólar e atinge pior desempenho de uma moeda no mundo

  1. Pingback: Entenda o Pix, novo sistema para flexibilizar tarefas bancárias | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s