Economia Sociedade

Desemprego cresce e atinge novo recorde durante a pandemia

No período de uma semana, um milhão de pessoas perderam seus empregos.

Segundo o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) a taxa de desempregados chegou a 14,3%, uma nova marca durante a pandemia. Segundo um levantamento feito pelo órgão, durante a terceira e quarta semana de Agosto houve um aumento de mais de um milhão de desempregados no Brasil, fazendo com que 13,7 milhões de pessoas passem a buscar uma realocação no mercado. Assim a taxa de desemprego foi de 13,2% para 14,3%, superando o resultado do início do levantamento, em maio deste ano, que era de 10,5%.

“No início de maio, todo mundo estava afastado, em distanciamento social, e não tinha uma forte procura [por emprego]. O mercado de trabalho estava em ritmo de espera para ver como as coisas iam se desenrolar. As empresas estavam fechadas e não tinha local onde essas pessoas pudessem trabalhar. Então, à medida que o distanciamento social vai sendo afrouxado, elas vão retornando ao mercado de trabalho em busca de atividades” afirma a coordenadora da pesquisa feita pelo IBGE, Maria Lucia Vieira.

Número de desempregados atingiu um nível não visto até então durante a pandemia do Coronavírus. (Foto: Piqsels)

Devido a essas demissões em massa na pandemia, muitos profissionais vêm tentando se reerguer da maneira que for possível. Como é o caso do ex- funcionário de manutenção industrial que prestava serviços para a Petrobras, Paulo Conovalov, que tem trabalhado atualmente vendendo café que ele mesmo traz do Espírito Santo.

“Infelizmente, as empresas estão se aproveitando dessa situação para diminuir os valores dos antigos salários e também dos benefícios que possuíamos”.

Paulo Conovalov sobre a postura de corte de gastos das empresas.

“Infelizmente, devido à pandemia, muitas empresas não suportaram manter seus funcionários. Muitas dependiam do recurso mediante a atuações presenciais. O que ficou impossibilitado, devido à quarentena necessária, devido ao contágio. No meu caso, eu era funcionário de uma empresa que prestava serviço de manutenção industrial para a Petrobrás. E foi obrigada a demitir todo o plantel locado em suas dependências. Devido a essa situação, e da dificuldade de se recolocar no mercado de trabalho, fui obrigado a procurar uma outra fonte de renda para o meu sustento e de minha família. Com isso, surgiu uma oportunidade de comercializar um produto do agronegócio, o café. Acompanhamos a colheita nas serras capixabas, toda a preparação, desde a pilagem, forragem, moagem e embalagem , até o produto final. E com isso estamos nos virando. Até surgir uma nova oportunidade de retorno ao mercado de trabalho”, afirma Paulo, que conseguiu se restabelecer nesse momento tão complicado.

“Na minha opinião, acho bem complicado o retorno do empregado ao mercado de trabalho nas mesmas condições em que fomos tirados. Infelizmente, as empresas estão se aproveitando dessa situação para diminuir os valores dos antigos salários e também dos benefícios que possuíamos. E devido à necessidade de voltar ao emprego, seremos obrigados a aceitar o que nos oferecerem. Mediante a isso, acho que o mercado informal será a solução mais adequada para muitos”, completa Paulo, também afirmando que nem todos que perderam seus empregos tem condições, já em seguida, de se reerguerem financeiramente e em alguns casos as empresas não ajudam muito os que precisam realmente desse benefício.

Devido ao período que o mundo vive atualmente, problemas relacionados ao desemprego, à economia e à saúde serão afetados mesmo tentando evitar isso a todo custo. Para que o quadro não piore, espera-se que as autoridades governamentais tomem as providências necessárias.

Rafael Barreto – 8º período

4 comentários em “Desemprego cresce e atinge novo recorde durante a pandemia

  1. Pingback: Após greve, Correios voltam a funcionar, mas reivindicações continuam | Agência UVA

  2. Pingback: Primeiro debate entre Trump e Biden é marcado por troca de acusações, pandemia e Amazônia | Agência UVA

  3. Pingback: Real cai 40% frente ao Dólar e atinge pior desempenho de uma moeda no mundo | Agência UVA

  4. Pingback: Segundo IBGE, a taxa de desemprego aumentou na segunda semana de setembro | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s