Cinema Cultura

Telecine Open Air exibe filmes na maior tela de cinema do mundo

Festival na Marina da Glória vai apresentar longas em tela gigante de cinema.

Com a crise do coronavírus, diversos setores da sociedade tiveram suas atividades interrompidas. O cinema não conseguiu escapar desta lista e está há seis meses sem funcionamento. Apesar da Prefeitura do Rio ter liberado a volta dos eventos culturais, as redes de cinema do Estado disseram que não vão reabrir. Mas os amantes da sétima arte não precisam se preocupar, já que o evento Telecine Open Air tem início nesta quarta-feira (16), na cidade maravilhosa.

Leia mais: Apesar da liberação, cinemas do Rio não reabrem nesta semana

Com a bela vista da Marina da Glória de fundo, o evento drive-in vai apresentar 28 produções cinematográficas na maior tela de cinema do mundo. O equipamento, que veio em um navio da Suíça, possui 325 metros quadrados, área equivalente a uma quadra de tênis. Renata Salles, diretora-geral da D+3 e produtora responsável pelo evento, contou ao jornal O Globo um pouco mais sobre o material. “É a maior (tela) do mundo, com tecnologia suíça. O sistema de som é conectado a cada carro via sistema de rádio. Criamos uma estação especial para isso, a Telecine Open Air FM. Os programas exclusivos, com música e entrevista, serão tocados antes de cada sessão”, diz Renata.

Este evento de cinema ao ar livre teve início em 2002 no Rio, mas desta vez precisou se adaptar e aderir ao formato drive-in por conta da COVID-19. “Pensamos na segurança do público e da nossa equipe. Contamos com a consultoria da Fundação Oswaldo Cruz para tomar as medidas que garantirão que o público assista aos filmes sem se expor a riscos de contaminação”, explica Renata ao G1.

O evento Open Air em 2018, no Rio (Foto: Divulgação/Openairbrasil)

Para os leigos, cinema drive-in é uma espécie de cinema em que é possível assistir ao filme dentro do carro. Com o coronavírus impossibilitando à ida ao tradicional cinema em que o público assiste ao longa dentro de um ambiente fechado, a solução foi se adaptar e buscar novos meios para continuidade deste evento cultural.

Quem está ansiosa para o festival é Gabriella Zagne, de 27 anos. A fotógrafa já foi em edições anteriores do evento e diz que é algo interativo e cheio de surpresas. Gabriela, que vai assistir o filme “Os Goonies”, diz que está com muita expectativa e curiosa para ver como será a experiência no drive-in. Além disso, ela afirma que essa forma de entretenimento é super válida durante a pandemia. “Eu acho que o cinema cumpre um grande papel nessa área (cultura). Em tempos de isolamento social, o entretenimento ganhou muita força e demonstrou o quanto necessitamos de artistas e da arte”, diz Gabriela.

Esse é o mesmo pensamento de Mônica Nunes, de 49 anos. A professora de jornalismo acredita que a cultura e o cinema podem minimizar o momento delicado que a sociedade vivencia. Além disso, ela afirma que os espetáculos drive-in são excelentes alternativas neste período e que esse fenômeno cultural veio para ficar. Mônica ainda considera que a cultura está em constante desenvolvimento para continuar ativa em diferentes momentos de crise. “A cultura ao longo da história está sempre se reinventando e buscando brechas e caminhos para dar seu recado. Os espetáculos através do drive-in foram alternativas muito interessantes de retomar o nosso fenômeno cultural, como o teatro e o cinema”, diz Mônica.

No total, o espaço pode receber 74 carros com até 4 pessoas no interior de cada veículo. O preço do ingresso é de 200 reais por automóvel e a venda é realizada por meio da bilheteria digital. A programação conta com diversos sucessos do cinema, como “O senhor dos anéis” e “De volta para o futuro”. Os filmes brasileiros também marcam presença. Na noite de estréia, “Três verões”, de Sandra Kogut abre o evento. “O auto da compadecida” e “Central do Brasil” também estarão disponíveis. A programação completa pode ser conferida no site da Sympla.

O evento ainda conta com outras novidades. Quem levar animais de estimação, vai poder contar com uma área para os bichinhos também. Além disso, a pipoca é gratuita, mas quem desejar consumir outras guloseimas, como pizza e sorvete, vai poder adquirir os produtos através da Bomboniere Telecine no aplicativo Nada Pay. O festival na Marina da Glória vai até o dia 4 de outubro.

Mais informações sobre o evento e o ingresso podem ser encontradas no site oficial.

João Henrique Reis – 4° período

2 comentários em “Telecine Open Air exibe filmes na maior tela de cinema do mundo

  1. Pingback: Evento da Sony confirma preço, data e jogos para novo Playstation 5 | Agência UVA

  2. Pingback: Emmy Internacional 2020: produções brasileiras ganham destaque | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s