Arte Cidade Cultura

Exposição imersiva celebra Van Gogh na Barra da Tijuca

Evento projeta mais de 200 obras do pintor em pavilhão no Barra Shopping, no Rio

Iniciada no dia 28 de julho, a exposição “Van Gogh Live 8k” teve sua estreia no Barra Shopping, centro comercial na Zona Oeste do Rio de Janeiro. A instalação toma conta de 1.500 metros quadrados onde são projetadas diversas obras do pintor em resolução 8k.

Vincent Van Gogh foi um grande pintor pós-impressionista neerlandês. Conhecido pelas cores vibrantes e pinceladas espontâneas em suas obras paisagísticas e de natureza-morta, o artista produziu em torno de 860 pinturas a óleo em uma década de atividade. Van Gogh faleceu aos 37 anos, vítima de suicídio, em 1890. Sua arte não obteve sucesso ou reconhecimento em vida, mas atualmente é considerado um dos contribuidores da fundação da arte moderna. Suas principais obras incluem “A noite estrelada”, “Girassóis”, “Autorretrato” e “O quarto em Arles”.

A exposição domina um espaço de 1.500 metros quadrados no estacionamento do shopping, onde projetores exibem mais de 200 pinturas do artista nas paredes e no chão. São 40 projetores com tecnologia 8K exibindo o vídeo. O evento tem duração de 35 minutos. Além da exposição de suas obras, são reproduzidos trechos das cartas trocadas entre Van Gogh e seu irmão, Theo, na voz de Fernanda Montenegro.

O pavilhão possui 2.800 metros quadrados ao total e ainda abriga um espaço infantil lúdico e interativo, café e uma sala educacional. Essa é a maior exposição imersiva celebrando o pintor realizada no mundo, construída com base em um evento similar realizado em São Paulo, e seguirá pelo país após deixar o Rio, com paradas confirmadas em Goiânia, Fortaleza e Recife.

Funcionamento

A exposição ficará aberta até 2 de novembro no Barra Shopping, de segunda a sábado, das 10h às 22h. Nos domingos e feriados, o funcionamento é das 10h às 20h. Os ingressos variam de R$50 a R$180, e podem ser adquiridos pelo LivePass ou na bilheteria do local.

Foto de capa: Divulgação

João Pedro Agner (3º período) com revisão de Gabriel Folena (6º período)

LEIA TAMBÉM: A presença feminina na arte urbana

0 comentário em “Exposição imersiva celebra Van Gogh na Barra da Tijuca

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s