Ler para Ser

No último sábado (22), Alexandre Nunes e Gleice Couto, organizadores do evento, em parceria com a Livraria da Travessa & Editoras, realizaram o evento “Esquenta Bienal”, no Barra Shopping. O objetivo era informar os convidados a respeito dos autores que comparecerão à Bienal do Livro de 2015, e entretê-los com gincanas relacionadas à temática.

(foto: Isabel Fernades)

“Arqueiro”, “Cia das Letras”, “DarkSide”, “Giz Editorial”, “Agir Now”, “Galera Record”, Intrínseca” e “Planeta” deram total apoio ao evento, porém quatro delas fizeram doações de mais de 130 livros para a distribuição no decorrer do evento. “Fiquei muito feliz e surpresa com a quantidade de livros doados pelas editoras. Precisamos de duas malas para transportar o material”, comenta Gleice Couto.

O auditório da Livraria da Travessa foi palco do “Esquenta Bienal”. Foram distribuídas senhas e balões de festa aos presentes, logo em seguida os organizadores dividiram os convidados em dois grupos, para participar das brincadeiras. Os balões podiam ser da cor rosa ou verde, correspondendo ao grupo da Gleice e do Alexandre respectivamente. Assim, à medida que eles sorteavam um número de senha, as pessoas interagiam na gincana e no fim ganhavam um livro ou uma camiseta. “Participo de vários eventos e esse provavelmente foi o mais divertido de todos. Estou muito feliz por ter ganhado os prêmios. Esse ano pretendo ir à bienal para conhecer os autores nacionais, porque tenho mais livros deles”, comenta Jéssica Lagame, estudante de Relações Públicas.

Dentre as brincadeiras, os sorteados fizeram mímica com nomes de livros e também tiveram que inventar uma história como se estivessem na bienal, mas usando palavras escolhidas pelo restante das pessoas. “Pensei que as pessoas ficariam envergonhadas com as brincadeiras, mas elas pediam para participar. Foi bem bacana porque todos mostraram interesse e interação”, afirma Alexandre Nunes.



Os organizadores explicaram um pouco sobre a história de cada autor internacional e quais eram os seus livros, através de uma projeção. Anna Tood, Collen Houck, Collen Hoover, David Nicholls, Joseph Delaney, Josh Malerman, Julia Quinn, Leigh Bardugo, Raymond Feist e Sophie Kinsella são os confirmados para a bienal desse ano. Durante a exposição, os convidados trocaram experiências sobre a relação deles com os seus ídolos. “Já fui duas vezes à bienal com passeio de escola. Gostei do evento porque os organizadores informaram sobre os autores. Acho que a literatura juvenil está cada vez mais próxima do universo dos adolescentes, e assim, incentivando a leitura”, relata Ana Beatriz Melo, aluna do primeiro ano do Ensino Médio.

O sucesso do evento “Esquenta Bienal” nos mostra que mesmo com a Era Digital os jovens continuam mostrando um grande interesse pela leitura. “Desde pequeno eu vou à bienal. Quando pequeno, eu ia para comprar livros e agora o meu objetivo maior é encontrar com os autores. A parceria com os filmes e o surgimento dos “booktubers”- canais especializados em crítica literária no Youtube – estimulou mais a leitura”, afirma Wellington Rodrigues, estudante de Letras.

Em apenas uma hora, 145 mil alunos, das redes pública e particular, preencheram vagas para visitação escolar da Bienal Internacional do Livro de 2015. O número de inscritos nos reflete como a disputa pela vaga será acirrada entre os dias 3 e 13 de Setembro, no Riocentro. Garanta já o seu ingresso para não ficar de fora dessa festa literária.



Confira a galeria de fotos do evento:



Por: Luiza Esteves

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s