Cultura

Apesar da liberação, cinemas do Rio não reabrem nesta semana

Veto ao consumo de bebida e comida nas sessões é o principal motivo dos cinemas não voltarem ao funcionamento

Os cinemas do município do Rio de Janeiro estão liberados para funcionar a partir desta segunda-feira (14). A medida faz parte da 6° fase do processo de flexibilização de retomada das atividades adotadas pela Prefeitura do Rio durante a pandemia do coronavírus. Apesar da liberação da reabertura dos cinemas, os amantes da sétima arte não devem ficar tão animados com a medida anunciada.

As redes de cinema do Rio divulgaram por meio de uma nota que não vão reabrir nesta semana. Gilberto Leal, presidente do Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado do Rio de Janeiro, diz no texto que a suspensão da compra de comida e bebida nas bombonières dos cinemas e a proibição do consumo dentro das salas é o principal fator para essa medida. O presidente ainda afirma que essa decisão estabelecida pela prefeitura inviabiliza o negócio.

”Não conseguimos pagar os salários dos nossos funcionários nem os outros custos relacionados à operação dos cinemas. Dentro das salas de cinema os clientes estarão sentados com distanciamento social garantido num ambiente cujo ar-condicionado promove renovação de ar contínua e é regulamentado em lei e fiscalizado”, diz Gilberto em nota.

Além dessas questões, outros pontos foram anunciados pela prefeitura para reabertura dos cinemas. O estabelecimento está autorizado a funcionar com 50% da capacidade, seguindo as medidas de higienização entre as sessões. O uso da máscara também é obrigatório e os assentos devem ser numerados.

Com uma possível volta, os fãs de cinema movimentaram as redes sociais com diversos comentários sobre o assunto. Muitos pedem a reabertura desde já, enquanto outros preferem esperar por mais tempo. Este é o caso de Breno Silva, de 22 anos. O estudante de jornalismo afirma que sente falta de ir ao cinema, mas que é contra a reabertura neste momento. ”A pandemia ainda tá longe de estar sob controle por aqui e lugares como o cinema só deveriam voltar a abrir quando houver uma vacina”, diz Breno.

A questão da reabertura do cinema também gerou opiniões e análises de personalidades da mídia. A ex-bbb Flay comentou sobre o assunto.

Quem é contra a reabertura dos cinemas é Guto Lacerda, de 35 anos. O jornalista afirma que é fã de cinema e que através dos filmes pode embarcar em mundos diferentes. Porém, o mesmo acredita que a medida da reabertura é precipitada e que essa ação pode colocar as pessoas em uma condição de risco. ”Por mais que considere o cinema uma atividade muito querida, acho que é uma atitude precipitada, pois a taxa de contaminação no Rio de Janeiro ainda está alta”, afirma Guto.

Com a pandemia do coronavírus, o cinema permaneceu fechado por seis meses e
filmes de diversos estúdios foram adiados. O blockbuster da marvel, viúva negra, que tinha previsão de lançamento para 30 de abril, agora é programado para 29 de outubro. O segundo filme da mulher maravilha segue a mesma linha. O longa da DC deveria ter sido lançado em junho e agora é previsto para dezembro.

O Sindicato das Empresas Exibidoras Cinematográficas do Estado do Rio enviou uma carta à Prefeitura solicitando que a determinação de não abrir as bombonières seja revista. A Prefeitura ainda não se posicionou sobre essa carta.

João Henrique Reis – 4° Período

2 comentários em “Apesar da liberação, cinemas do Rio não reabrem nesta semana

  1. Pingback: Telecine Open Air exibe filmes na maior tela de cinema do mundo | Agência UVA

  2. Pingback: Evento da Sony confirma preço, data e jogos para novo Playstation 5 | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s