Cinema Cultura

‘Não se Preocupe, Querida’: polêmica nos bastidores e reflexões sociais

Filme de Olivia Wilde usa de suspense a ficção científica

Don’t Worry, Darling (Não se Preocupe, Querida, em tradução oficial), já causa polêmicas antes mesmo de sua estreia, programada para o próximo dia 22 nos cinemas brasileiros. Desentendimentos ocorreram entre os atores, mas isso não os impediu de entregar um longa-metragem de qualidade. O elenco dispensa apresentações: Florence Pugh (Viúva Negra), Harry Styles (Dunkirk), Olivia Wilde (diretora e atriz) e Chris Pine (Um Jantar Entre Espiões) capturam a atenção dos espectadores com muita ação, suspense e romance.

O filme se passa nos anos 1950 nos famosos subúrbios americanos. Victory parece ser um lugar tranquilo, se não fosse por um detalhe: é uma cidade planejada. Jack e Alice, interpretados por Harry e Florence, respectivamente, vivem uma vida perfeita, e tudo parece normal. O otimismo da época é o foco principal, característica que ganha destaque pelo criador do Projeto Victory, Frank. O povoado é repleto de pessoas felizes e luxo. Uma utopia no deserto.

“Bem vindo a Victory”: cidade planejada é ponto principal da obra
(Foto: Divulgação/Warner Bros.)

Os maridos trabalham participando do projeto, enquanto as esposas ficam em casa, limpando, cozinhando e cuidando dos filhos — uma sociedade totalmente patriarcal e condizente com a década retratada. Porém, tudo começa a dar errado quando Alice passa a ter visões distópicas. O questionamento de como o projeto é executado, por que foi criado e quais os seus objetivos rondam a cabeça da protagonista.

O longa-metragem de Olivia Wilde traz reflexões ao público, colocando em xeque o pensamento social sobre como verdadeiramente se vive. Sociedades regidas por homens e jornadas de trabalho exaustivas e hierárquicas, por exemplo, induzem o espectador a pensar no coletivo e no social. Pautas feministas são abordadas sutilmente no filme. Além disso, suspense e thriller psicológico são caraterísticas principais apesar das muitas cenas de romance entre os protagonistas.

Apesar de muito mistério, longa é repleto de cenas de romance
(Foto: Divulgação/@dwdfilme no Twitter)

Quanto a técnica, o filme é atraente nas cenas. O quesito trilha sonora também não decepciona: muito jazz e blues dos anos 1950. O roteiro apresenta algumas falhas, como poucas falas e desequilíbrio, mas nada que impeça o andamento da obra.

Conflitos por trás das câmeras

Com lançamento previsto para esta semana nos cinemas norte-americanos, o filme já está falado por muitos cinéfilos e críticos por aí. O foco, entretanto, nem é a trama em si, mas sim o que aconteceu entre os atores durante as gravações. Com direito a demissão e intrigas entre as atrizes principais, o longa está causando polêmicas nas redes sociais.

O conflito entre Olivia Wilde e Florence Pugh gerou discussões nas redes sociais
(Foto: Reprodução/Twitter)

Um vídeo de Olivia falando mal de sua colega de trabalho, Florence, foi vazado. Isso fez com que “Senhorita Flo”, como é mencionada no vídeo, não comparecesse à coletiva de imprensa do filme. Além disso, o ator que anteriormente faria o papel de Jack Chambers, Shia Labeouf, foi acusado de assédio sexual, o que motivou a diretora a substituí-lo para ‘proteger sua equipe’.

Assista o trailer na íntegra:

Ficha Técnica – “Não se Preocupe, Querida”

Direção: Olivia Wilde

Roteiro: Katie Silberman

Gênero: Suspense, Mistério, Thriller

Ano: 2022

Foto de capa: Divulgação/Warner Bros.

Reportagem Victoria Muzi com edição de texto de Gabriel Folena

LEIA TAMBÉM: Amor e Trovão: quarto filme do herói Thor aposta nas cores e no humor

LEIA TAMBÉM: Academia Brasileira de Cinema divulga pré-seleção de filmes para o Oscar 2023

2 comentários em “‘Não se Preocupe, Querida’: polêmica nos bastidores e reflexões sociais

  1. Pingback: Brazil Aesthetic: o Brasil virou tendência? | Agência UVA

  2. Pingback: Viola Davis visita o Brasil pela primeira vez | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s