Sustentabilidade é uma pauta que tem chamado muito a atenção das pessoas atualmente. Todos os dias é possível ver reportagens, propagandas e todo tipo de conteúdo relacionado a esse assunto. E a preocupação com o meio ambiente já dá sinais de que está mudando nossa forma de pensar, agir, comprar e consumir. Uma prova disso é a procura cada vez maior por produtos ecologicamente corretos, como carros elétricos e roupas feitas de material reciclado, por exemplo. Alguns países já chegaram a anunciar a proibição das vendas de automóveis a combustão na próxima década.
Outra preocupação é quanto aos produtos feitos de plástico. Há alguns anos, não havia uma noção do quão prejudicial era o descarte indevido de canudos de plástico, por exemplo. Hoje, eles são proibidos em algumas cidades e a procura por opções sustentáveis e reutilizáveis cresceu bastante. O mesmo vale para as sacolas de mercado. Em muitos lugares elas também já são proibidas e os mercados foram obrigados a substitui-las por outras feitas de material alternativo. Os clientes também são estimulados a utilizar uma opção sustentável, como caixas de papelão ou ecobags.
Ciente dessa pauta, essa edição on line da Revista Veiga+ – elaborada e realizada pelos alunos da disciplina de Jornalismo de Revista, do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (Campus Tijuca), sob a orientação e coordenação da professora Maristela Fittipaldi – é dedicada à “Sustentabilidade”. Uma revista feita por futuros jornalistas para o leitor preocupado com o futuro do planeta. É claro que ainda há um longo caminho a ser percorrido até que conquistemos um futuro totalmente sustentável. O que importa é que tenhamos cada vez mais opções que não agridam a natureza, para que nossas futuras gerações possam ter o privilégio de viver em um mundo melhor.
Direitos e deveres parecem indissolúveis – e são. A convivência em sociedade requer o estabelecimento de leis e de regras que determinem as liberdades pessoais e as exigências do grupo. Todos nós, cidadãos, estamos inseridos neste processo. Outra palavra conectada a essas é cidadania, que vai além de ter seus direitos garantidos. É cumprir deveres e exigir a garantia não apenas de seus direitos, mas também dos de outras pessoas.
Participar de grupos e levantar bandeiras é um exercício de cidadania e solidariedade, na luta por uma sociedade melhor e mais inclusiva. Mas, muitas vezes, trata-se também de lembrar que tão importante quanto a criação de leis é o cumprimento das já existentes. Além de saber que todos são iguais perante a lei – independentemente de raça, sexo, religião –, é necessário conhecer os direitos e deveres individuais, para saber o que se pode exigir e o que se deve respeitar.
É por tudo isso e muito mais que esta edição da Revista Veiga+ – elaborada e realizada pelos alunos da disciplina de Jornalismo de Revista, do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (Campus Tijuca), sob orientação e coordenação da professora Maristela Fittipaldi – traz à luz o tema “Direitos e deveres”, cujo objetivo é debater estes conceitos, demandas e práticas fundamentais à sociedade e que aqui serão abordados em suas inúmeras vertentes e nuances.