Multimídia

Agência UVA realiza sua primeira live; evento abordou Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

A live debateu sobre os desafios enfrentados por jornalistas brasileiros e estrangeiros.

Na última segunda-feira (3), a Agência UVA, agência de notícias experimental do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, realizou sua primeira live, refletindo sobre o Dia Mundial da Liberdade de Imprensa, 3 de Maio. O evento contou com a presença do jornalista e Doutor em Comunicação João Batista, professor titular do Departamento de Comunicação Social da Universidade Federal Fluminense (UFF).

A live foi apresentada pelo estudante de Jornalismo e repórter da agência, Lucas Pires e realizada no canal da Agência no Youtube. O encontro foi direcionado à comunidade acadêmica e público em geral, mas especialmente para alunos e professores do curso de Jornalismo da UVA.

“É muito importante que nossos alunos reflitam, fora da sala de aula, sobre o papel do jornalista e da imprensa. Falar de liberdade de imprensa, num momento em que nossa profissão vem sendo constantemente atacada, é necessário e urgente. E ninguém melhor para estar conosco do que o professor João Batista, um pesquisador deste assunto há muitos anos”, diz a professora Daniela Oliveira, coordenadora da Agência.

João Batista já iniciou o encontro trazendo para o debate slides mostrando as diferenças entre a liberdade de expressão e liberdade de imprensa.

Durante a live o professor mostrou alguns slides para o público. Foto: Arquivo Pessoal

“A liberdade de expressão é algo mais amplo do que a liberdade de imprensa, pois, na realidade, ela é a possibilidade de qualquer segmento da sociedade ter voz e ser capaz de expor suas formas de pensar e agir,” afirma o professor.

Durante a apresentação, o professor também chamou a atenção sobre a Censura, a qual os meios de comunicação ainda sofrem. Contou casos importantes de quando trabalhava na Rádio Jornal do Brasil, durante a Ditatura Civil Militar, e como ele e a equipe de repórteres vivenciavam o fato de ter seus conteúdos noticiosos censurados pelos agentes da repressão.

Para o professor, a classe jornalística não pode desistir de seu papel social mesmo em momentos em que a liberdade de expressão está sob forte ataque.

“Vivemos um momento preocupante, em que o repórter está sempre sujeito a ser ameaçado. Isso é complicado, pois é um estímulo à falta de respeito ao profissional de imprensa. Mas mesmo vivendo esse momento difícil e não podemos desistir”, expressa o professor.

A estudante de Jornalismo, Thatiana Cordeiro, 8º período, acompanhou a live e achou o evento bastante interessante e pertinente. “Gostei muito de ver esse assunto sendo discutido a partir da vivência do próprio profissional. Sempre me encanta conhecer sobre o dia a dia de alguém que já tem uma caminhada no Jornalismo. Espero que venham outros encontros como esse”, expressa a estudante.

O evento foi realizado no canal da Agência no Youtube. Foto: Arquivo Pessoal.

O estudante de Jornalismo, Gabriel de Oliveira Figueiredo, diz que esse evento foi bom para lembramos dos nossos direitos como profissional de imprensa.

“Apesar de a liberdade de imprensa de ser um direito fundamental e estar regulado pela Constituição, a gente precisa estar constantemente lembrando desse direito. Para quem está estudando, aprender sobre isto é fundamental”, opina o estudante.

Para acessar o conteúdo completo da aula-live, acesse o vídeo abaixo.

O evento foi realizado no canal da agência.

A próxima live da Agência UVA está marcada para uma quinta-feira, dia 13/05. O evento vai ter como pauta “Escravidão e democracia racial” e será realizado pelo Instagram da Agência.

LEIA TAMBÉM: Site da AgênciaUVA bate recorde de audiência
LEIA TAMBÉM: Ditadura militar brasileira completa 55 anos

Mateus Almeida Marinho- 8º período

5 comentários em “Agência UVA realiza sua primeira live; evento abordou Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

  1. Pingback: Covid-19: Populares e especialistas comentam sobre as investigações da CPI | Agência UVA

  2. Pingback: Acolhe UVA: iniciativa do curso de psicologia cria roda de acolhimento para público interno da Universidade | Agência UVA

  3. Pingback: Secom 2021: Evento traz a voz da diversidade brasileira em palestra realizada nesta Segunda | Agência UVA

  4. Pingback: Secom 2021: segundo dia de evento conta com a presença de Luiza Trajano para falar do case de sucesso da Magalu | Agência UVA

  5. Pingback: Agência UVA realiza live sobre insegurança alimentar | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s