Agência UVA Multimídia

Agência UVA realiza live sobre insegurança alimentar

Encontro contou com a participação da nutricionista Cristiana Maymone, e debateu a ineficácia governamental em garantir que a população se alimente, além de sugestões para alterar o atual cenário

Na última terça-feira (8) a Agência UVA realizou uma live no Instagram sobre o impacto da insegurança alimentar, potencializado pela pandemia, na saúde dos brasileiros, que contou com a Nutricionista e Mestre em Nutrição e Saúde Pública, Cristiana Maymone, para auxiliar no debate sobre o tema.

Mediada pelos alunos Bárbara Souza e Mateus Marinho, o debate abordou variados assuntos relacionados a influência da pandemia nos hábitos alimentares, e as alternativas para uma alimentação mais saudável. Destacou-se também a crise econômica que o país enfrenta, assim como a volta do Brasil no mapa da fome.

Live feita no Instagram da Agência UVA sobre o impacto da insegurança alimentar, potencializado pela pandemia, na saúde dos brasileiros. (Foto: Reprodução/Instagram)

Para a mestre em Nutrição e Saúde Pública, o que vem se observando no atual cenário político brasileiro, é o total despreparo para lidar com a questão alimentar da população durante a pandemia. Sendo o direito à se alimentar um direito fundamental e constitucionalmente assegurado, ainda assim não é garantido pelo Estado, que coloca a população em uma situação abaixo da sua dignidade.

“Está faltando comida, e comida é uma das últimas coisas que temos de deixar faltar. Está faltando dignidade”, lamenta Cristiana.

 A nutricionista também fez questão de estabelecer a diferença entre fome e insegurança alimentar, para dimensionar o problema que o país enfrenta. “Fome é quando a pessoa tem seus sinais físicos de fome, porque não come faz um tempo. Insegurança alimentar é não saber quando vai ter a possibilidade de se alimenta,. além da falta de alimentos com qualidade”, explica Cristiana.

Durante a pandemia, o Brasil voltou a ter no lugar no mapa mundial da fome. Questionada sobre as consequências desse retorno, e os efeitos do mesmo, Cristiana explicou que a insegurança alimentar ocorre tanto pela falta de alimento, quanto pelo consumo de alimentos indevidos.

“O cenário atual é de insegurança alimentar, e isso pode ser dar tanto por falta de alimentos, podendo desenvolver doenças como desnutrição e anemia, como pela substituição dos produtos orgânicos pelos produtos ultra processados (ricos em aditivos químicos e corantes), responsáveis por desenvolver doenças crônicas não transmissíveis como diabetes e câncer”, elucida Cristiana

Live feita no Instagram da Agência UVA sobre o impacto da insegurança alimentar, potencializado pela pandemia, na saúde dos brasileiros. (Foto: Reprodução/Instagram)

Diante do atual cenário, algumas mudanças emergenciais precisam ser feitas, que pode começar desde a iniciativa de dar mais apoio aos produtores de alimentos, até em aumentar o número de beneficiários do programa de auxilio emergencial concedido pelo Governo Federal, segundo cita Cristiana.

“Para resolvermos as questões emergenciais, deveríamos adotar medidas como: um auxílio emergencial mais amplo, maior articulação entre agricultores e periferia, ampliação de feiras e mercados livres, e mais programas de iniciativa humanitária”, enumera a nutricionista.

Ao fim da live, a mediadora Bárbara Souza agradeceu em nome da Agência UVA, e ainda fez um convite para uma matéria sobre insegurança alimentar. Ao receber o convite, Cristiana Maymone se colocou à disposição e agradeceu o contato. Para assistir a live, basta acessar o perfil da Agência UVA no Instagram.

LEIA TAMBÉM: Agência UVA realiza sua primeira live; evento abordou Dia Mundial da Liberdade de Imprensa

Gabriel Figueiredo – 1º Período

Sob Supervisão de Bárbara Souza – 7º Período

0 comentário em “Agência UVA realiza live sobre insegurança alimentar

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s