Esporte Geral

NBA faz pronunciamento após julgamento do caso George Floyd

Jovens, atletas e ex-atletas negros comentam a importância do pronunciamento da Associação.

A National Basketball Association (NBA) divulgou um comunicado oficial nesta terça-feira (20), após a sentença condenando o policial Derek Chauvin pelo homicídio de George Floyd ser anunciada pelo Tribunal de Mineapolis, no Estado de Minessota, nos Estados Unidos.

Composta em sua maioria por negros, chegando a mais de 80% dos seus atletas, que incluem grandes jogadores como Lebron James, Kevin Durant, James Harden, Michael Jordan, Kobe Bryant, a organização parece entender sua relevância.

Com transmissão para 215 países em 47 diferentes idiomas, a liga entende seu papel social, e assume a função de um importante porta voz em manifestações antirracistas. Com franquias de grande renome como o Chicago Bulls e Los Angeles Lakers, a NBA é um fenômeno mundial.

A importância de toda esse movimento gerado pela NBA para a luta antirracista, é destacada pelo motoboy Felipe Chagas Santos, 28 anos. “O posicionamento de uma Liga como a NBA assim como os atletas, é de grande importância, pois eles possuem visibilidade a nível mundial. Mais de 80% dos jogadores da NBA são negros e o posicionamento deles gerou uma grande comoção e apoio não somente para o caso George Floyd como para a luta antirracista e injustiça social”, destacou o jovem.

Ao ser questionado sobre o que a participação de um nome tão popular quanto o de Lebron James na luta racial, o jovem negro de 26 anos, Felipe Rodrigues, deixa claro o impacto do jogador. “Extrema importância! Lebron com a visibilidade e posição influenciadora que tem, foi basicamente o melhor crítico! Como ídolo, ele é espelho para os jovens, principalmente os negros. Muitos anos vivemos sem essa representatividade com tanta credibilidade… Por mais que seja um esportista, ele é um ativista muito conceituado”, pontuou Felipe.

Além da própria Associação, jogadores, halls da fama, franquias e atletas da WNBA (Associação Norte Americana de Basketball Feminino) também se pronunciaram sobre o fato, expondo seus sentimentos em relação ao fim do processo condenatório.

“Prestação de contas”
“Graças a Deus… culpado! Justiça foi “servida” (feita)!!
“9 minutos, 29 segundos”

Ex-atleta universitário de futebol, o brasileiro Bernardo Lima, atualmente mora nos Estados Unidos e compartilhou sua opinião sobre o pronunciamento de grandes marcas em pautas raciais.

“O posicionamento de uma organização com a importância da NBA é fundamental para o combate ao racismo. Tanto as manifestação da organização quanto as manifestações dos atletas, ajudam muito nesse combate, e dão mais força e apoio para movimentos sociais focados na igualdade e combate ao racismo”, disse o antigo jogador da faculdade William Penn University.

Bernardo em ação pelo time de futebol da William Penn University. (Foto: Arquivo Pessoal)

A opinião é corroborada pelo professor e multicampeão de Jiu jJtsu, Diogo “Moreno”, que não esconde sua indignação diante do caso. “Eu acho que se tratando de uma barbárie como essa, é relevante tomar um posicionamento!”, exclamou o lutador, que ainda acrescenta:

“Eu tenho minha visão política, minhas particularidades mas eu trabalho muito com público e com vendas,  então tento não expressar nenhum lado. Porém esse caso é uma parada horrorosa, não tem como não tomar partido”, adiciona o atleta que contém entre outros títulos o Rio International Open Championship.

Diogo “Moreno”, professor e atleta multicampeão de Jiu Jitsu (Foto: Arquivo Pessoal)

Gabriel Figueiredo – 1º Período

Sob supervisão de: Bárbara Souza – 7º Período

LEIA TAMBÉM: Flamengo e Palmeiras fizeram uma Supercopa de alto nível, porém precisam corrigir erros

2 comentários em “NBA faz pronunciamento após julgamento do caso George Floyd

  1. Pingback: Morte de dois jovens negros e o julgamento de Derek Chauvin, encadeia mais uma onda de protestos nos Estados Unidos | Agência UVA

  2. Pingback: UEFA muda o local da decisão da Liga dos Campeões: populares e especialistas comentam sobre a mudança | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s