Esporte

Flamengo e Palmeiras fizeram uma Supercopa de alto nível, porém precisam corrigir erros

Final de campeonato reuniu muitos convidados, o que gerou opiniões diversas. Agora os dois times se preparam para a Libertadores.

No último domingo (11), o Flamengo conquistou pela segunda vez consecutiva a Supercopa do Brasil. Jogo foi marcado pela emoção até o último chute na decisão por pênaltis, mas também pelo excesso de convidados presentes no estádio em plena pandemia. Ambos os times já estão se preparando para a Libertadores, que começa semana que vem, e estão focados em algumas correções necessárias.

Foto: Marcelo Cortes / Flamengo

Flamengo

Apesar das falhas, este foi o segundo título do Flamengo depois da saída do técnico Jorge Jesus. No domingo, o time cometeu alguns erros de defesa, principalmente individuais. A mudança feita por Rogério Ceni no final do Brasileirão, ao deslocar Willian Arão na zaga vinha funcionando, entretanto o defensor não se saiu bem no último jogo. Logo no início falhou na marcação de Raphael Veiga, que fez bonita jogada e abriu o placar.

Sem dúvidas esse é o setor que mais preocupa o comandante rubro-negro, já que o o segundo gol também saiu de uma falha de zagueiro. Dessa vez, Rodrigo Caio cometeu um pênalti, o que acarretou no empate para os paulistas. Bruno Viana, a única contratação da equipe, pode ser a nova esperança na posição. Os destaques do time que animam a torcida para a estreia na Libertadores ficam por conta do ataque e do Diego Alves, herói do título da Supercopa após pegar 3 pênaltis. Já Everton Ribeiro e Bruno Henrique, que saíram nos minutos finais devido ao cansaço, não fizeram boa partida e destoaram no setor ofensivo do Flamengo.

Palmeiras

Pro Palmeiras a grande preocupação talvez seja o físico dos jogadores. A equipe praticamente não parou desde o final da temporada passada, há mais de um mês. Os jogadores tiveram apenas 10 dias de folga e já voltaram em jogo decisivo: na vitória contra o Defensa y Justicia durante a Recopa Sul-Americana.

Na final da Supercopa, as duas jogadas de gol foram criadas em situações de contra ataque em velocidade, a especialidade da equipe de Abel Ferreira. A estratégia se provou boa em grande parte das vezes, inclusive foi por isso que o time alviverde conquistou a Libertadores e a Copa do Brasil na temporada passada. Mas a receita talvez não funcione tão bem contra times que jogam na altitude. O Palmeiras terá como adversário na fase de grupos da Libertadores o Independiente Del Valle, time equatoriano que joga a 2850 metros do nível do mar, em Quito.

Com a maratona de jogos que a nova temporada ainda terá, em decorrência das paralisações da pandemia, o elenco do Palmeiras vai ser posto à prova. O time até agora não investiu muito para 2021 e não tem jogadores de tanta qualidade no banco de reservas. Por outro lado, os titulares vêm apresentando bons resultados até aqui. Raphael Veiga, que fez dois gols no domingo, segue sendo destaque no ataque, junto com Rony, um dos goleadores da equipe no título da Libertadores, e Weverton, que salvou o time duas vezes nos últimos minutos de jogo e pegou 2 pênaltis.

A estreia do Flamengo na Libertadores será na Argentina, dia 20, quarta-feira, contra o Vélez Sarsfield, às 21:30. Enquanto o Palmeiras, atual campeão, fará seu primeiro jogo na competição dia 21, contra o Universitario, do Peru, às 21 horas, também fora de casa.

Torcida

O espetáculo dentro de campo foi belíssimo, porém fora dele o excesso de pessoas acompanhando o jogo de perto chamou a atenção. A venda de ingressos segue proibida, desde março de 2020. Contudo esta já é a segunda final de campeonato no Brasil que tem um número excessivo de convidados. A primeira foi a final da Libertadores, que ocorreu no Maracanã em janeiro – momento em que os números da pandemia não estavam tão altos – com a presença de cerca de 2 mil pessoas.

A final do último domingo contou com aproximadamente 100 convidados nos assentos do Estádio Mané Garrincha. O Brasil vive a pior fase da pandemia, atingindo o recorde de 4 mil mortes em um dia na última semana. O futebol chegou a ser paralisado em alguns estados em março deste ano, porém já foi retomado em grande parte do país. Dirigentes de clubes e federações argumentam que a prática do esporte é segura, e que a proibição de jogos é desnecessária. Porém não se trata somente do que acontece nas 4 linhas, já foram registradas inúmeras aglomerações de torcedores em dias de jogos importantes.

O goleiro Weverton, do Palmeiras, reclamou dos torcedores e alertou sobre a pandemia na entrevista após o jogo:

O reclamação do jogador gerou polêmica, já que na final da Libertadores 2020, há alguns meses atrás, havia um número muito maior de torcedores, inclusive do próprio Palmeiras, e não houve nenhuma declaração dos jogadores.

Pedro Mayer – Colaborador da Agência

1 comentário em “Flamengo e Palmeiras fizeram uma Supercopa de alto nível, porém precisam corrigir erros

  1. Pingback: NBA faz pronunciamento após julgamento do caso George Floyd | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s