Economia

Banco Central autoriza pagamento pelo WhatsApp

Reajuste pode provocar mudança de cenário no mercado

No dia 30 de Março, o Banco Central concedeu autorização ao Whatsapp para realização de transferências e pagamentos bancários entre os usuários. A implementação do programa de pagamentos está pautada somente na validação para as empresas Visa e Mastercard, no Brasil.

Com o avanço tecnológico, o embate entre as diversas redes sociais e empresas é buscar uma alternativa que permita a viabilidade dos usuários às contas bancárias por meio do banco digital, oferecido dentro de aplicativos. A aposta é criar recursos internos que tornem mais fáceis e cada vez mais seguros a acessibilidade das pessoas por intermédio do banco comercial.

No dia do anúncio, Roberto Campos Neto, presidente do Banco Central, afirmou em evento realizado, que a função para pagamento no aplicativo seria sancionado em breve.

“Se eu tenho isso, o whatsapp vai ser aprovado em breve para fazer pagamentos no Brasil. Vejo um casamento entre mídia social e o mundo de finanças, controladores tem de entender como regular, enfrentar e o que significa para competição na sociedade”, argumenta Roberto Campos Neto.

O Coordenador do Curso de Gestão da Tecnologia da Informação da Universidade Veiga de Almeida, Claudio Fico, explica o motivo da aprovação da realização das transações bancárias através do recurso “indicadores de pagamento” dentro da própria rede social, que relaciona as contas dos clientes às instituições financeiras onde são correntistas. Desse modo, será necessário apenas contatar a instituição financeira para o pagamento ser efetivado através do débito em conta.

“Torna-se clara a visão do Banco Central, através de inovações tecnológicas, a efetivação do projeto de pagamentos Whatsapp Pay. A aprovação desta tecnologia se deu pelo Banco Central dentro do Open Banking, onde isto será possível graças ao conjunto de regras e tecnologias que permite o compartilhamento de dados e serviços de clientes entre instituições financeiras, através da integração de seus sistemas”, aponta Claudio Fico.

A grande diferença que se pode ver acerca das redes sociais é o aprimoramento da tecnologia para facilitar as pessoas ao manuseio quanto às ferramentas para as operações bancárias. A funcionalidade, ainda não lançada pelo Whatsapp, promete a cobrança de tarifas ao longo dos procedimentos financeiros.

Banco Central autoriza pagamento via aplicativo de mensagens. / Foto: Divulgação Whatsapp

A Doutora em Comunicação pela Universidade Federal Fluminense, Adriane Figueirola, explica seu posicionamento sobre as empresas que visam a ampliação de um modelo de transação mais diverso. “Eu vejo o Facebook Pay como um novo modelo de negócio para trazer mais envolvimento dos usuários com a plataforma, uma forma de praticidade. No Whatsapp não é muito diferente, pois se trata de uma rede que gera lucro com as vendas a partir do usuário, fazendo com que este permaneça conectado”, enfatiza Adriane Figueirola.

A estudante de Engenharia Mecânica, Thais Coutinho, é amante dos recursos oferecidos pelo Whatsapp, e acredita que com essa novidade, não será diferente. “O WhatsappPay será uma ferramenta, sem dúvida, bastante utilizada por mim. Na minha opinião, torna mais fácil o uso com apenas um toque para fazer pagamentos e transferências”, destaca Thais Coutinho.

Já o estudante de Engenharia Elétrica, Gabriel Luiz, aponta que as relações financeiras entre o Banco Central e o aplicativo foram precipitadas. “Eu acredito até que esse recurso seja eficaz, no entanto é preciso olhar atentamente para evitar pagar uma taxa maior”, conclui o estudante.

Luiz Guilherme Reis 1º Período

Sob supervisão de – Bárbara Souza

Leia Também: LG decide parar fabricação de celulares globalmente: decisão também afeta o Brasil

1 comentário em “Banco Central autoriza pagamento pelo WhatsApp

  1. Pingback: Bancários da Caixa Econômica Federal entram em greve nesta terça-feira (27) | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s