Esporte

Títulos e recordes: a vitoriosa trajetória de LeBron James na NBA

Astro do basquete mundial tem carreira pautada em glórias, conquistas e outras proezas

Desde o ensino médio, LeBron James é conhecido como “King James”. O apelido virou marca registrada do jovem de Ohio, que se tornou fenômeno e um dos maiores atletas de todos os tempos da história do basquete. Ao longo da carreira, o astro do Los Angeles Lakers quebrou recordes e emocionou diversos fãs da bola laranja ao redor do mundo.

O ala norte-americano chegou a NBA em 2003, com apenas 17 anos e logo no início já se destacava. Na primeira temporada pela liga, LeBron teve ótimos números para um calouro em Cleveland. Foram 1.654 pontos e uma média de 41.7% de arremessos convertidos atuando pelos Cavaliers. A partir deste momento, o mundo do esporte abriu os olhos para o principal prodígio daquela época.

Em 18 anos de NBA, LeBron atuou por 61.088 minutos contando temporada regular e playoffs. São mais de 2.995 jogos disputados e em apenas uma partida o craque iniciou no banco de reservas, em 2007-2008. Para o narrador do NBA League Pass, Fabio Malavazzi, o porte físico de LeBron James é um dos diferenciais do craque. O antigo comentarista da ESPN também diz que a alta perfomance do atleta em quadra é relacionada com a forma que ele se cuida.

“Ele sempre priorizou cuidar do seu corpo e condição física. Lembro que no início de sua carreira usava crioterapia para ajudar na recuperação muscular. Além disso, contratou Mike Mancias como personal trainer. Mike é o antigo assistente de Tim Grover, personal trainer de Michael Jordan. Portanto, não apertou um botão e o corpo ficou daquela forma. Ele se cuida e é cercado por bons profissionais”, comenta Fabio.

LeBron James e Mike Mancias após a conquista do ouro olímpico em 2012, pela seleção norte-americana (Reprodução/Twitter)

LeBron hoje é o terceiro maior pontuador da história da liga, com 35.367 pontos, atrás apenas de Kareem Abdul-Jabbar e Karl Malone. Vale ressaltar, que LeBron é o maior cestinha da história dos playoffs, com 7.631 pontos.

Em pelo menos quinze temporadas, LeBron marcou mais de 2.000 pontos na contagem de temporada regular e playoffs. Para Fábio, a alta média de pontos tem dois motivos especiais. “É uma combinação de habilidade atlética e do time jogar em função dele”, diz o narrador.

LeBron James foi eleito MVP – jogador mais valioso – por quatro vezes, tanto em temporadas regulares quanto em finais. Além disso, o craque conquistou o troféu da NBA em quatro oportunidades: 2011-2012 e 2012-2013 pelo Miami Heat; 2015-2016 pelo Cleveland Cavaliers, e 2019-2020 pelo Los Angeles Lakers. Nos anos de título, o percentual de arremessos convertidos do atleta ultrapassou 50%, considerado um número muito bom no basquete.

O jornalista e comentarista da NBA nos canais SporTV, Pedro Maia, acredita que a temporada 2012-2013 foi a melhor de LeBron na liga. Na ocasião, o “Big Three” do Miami Heat, comandado por James e que ainda contava com as estrelas Chris Bosh e Dwyane Wade, derrotou o San Antonio Spurs de Tim Duncan por quatro a três em uma série final emocionante.

“Com os prêmios individuais conquistados em 2013, MVP da temporada regular e das finais, e altíssimas médias de números, daria pra dizer que essa temporada foi a mais vistosa da carreira do LeBron”, opina Pedro.

LeBron James em ação pelo Miami Heat na temporada 2012-2013 (Foto: Mark Runyon/BasketballSchedule.net)

Mais um fato relevante da carreira de LeBron são os 127 triplos-duplos alcançados por ele. Um triplo-duplo é registrado quando o jogador consegue dígitos duplos em três categorias diferentes num único jogo, como pontos, assistências e rebotes.

Apesar da forte veia ofensiva, LeBron James também ganhou notoriedade na defesa. São mais de 10.203 rebotes defensivos e 2.517 roubadas de bola. O jogador, inclusive, já foi eleito cinco vezes, entre 2009 e 2013, para o time de melhores defensores da NBA.

Pela competência da estrela no ataque e na defesa, Pedro considera LeBron James um atleta completo. “É um Jogador difícil de ser batido no 1×1 com facilidade. Defensivamente, está entre os cinco melhores alas da liga, até pelo seu feeling, instinto de defesa. É um Jogador completo em ambas funções”.

LeBron levanta seu primeiro título de NBA, na temporada 2011-2012 (Foto: Reprodução/NBA)

O ex-atleta e atual comentarista da NBA na TV Bandeirantes, Danilo Castro, considera LeBron um jogador moderno que todo treinador gostaria de contar. “Ele atua em diversas posições e vai bem como armador e ala-pivô, permitindo várias nuances táticas. É de grande valia contar com um coringa de tamanho gabarito. Só não digo que ele é completo, pois vi Jordan jogar e confesso nunca mais ter visto nada parecido, mas que é um atleta formidável e que todos procuram”, afirma Danilo.

O inevitável debate para saber quem foi melhor entre LeBron James e Michael Jordan sempre repercutirá, mas Danilo enxerga o ex-atleta do Chicago Bulls como alguém incomparável.

“LeBron é um dos maiores de todos os tempos, liderou gerações e desde que iniciou na liga, participou em altíssimo nível técnico, mas dificilmente chegará ao patamar de Michael Jordan, até porque o jogo mudou muito. LeBron é craque, mas Jordan, a meu ver, é único e incomparável”, desenvolve o comentarista.

Em entrevista a jornalista Oprah Winfrey, LeBron conta como foi encontrar Michael Jordan pela primeira vez (Reprodução/YouTube)

Danilo ainda revela que a admiração pelo craque vai além das quadras. “Sou admirador nato, fã da forma como ele atua fora das quadras, da preocupação que ele tem com as causas sociais, como opera construindo escolas, oferecendo bolsas de estudos para universidades, como se coloca em pautas políticas e de cunho racial também. Vejo como fundamentais atletas com a visibilidade dele dividirem com a sociedade suas experiências de vida, de grande sucesso, mostrando o caminho que percorreram e dando a ajuda que podem”, finaliza.

LeBron tem voz ativa nas redes sociais e costuma debater assuntos importantes, como o racismo (Foto: Reprodução/NBA)

Dentre os mais de 1.234 tocos que LeBron já aplicou nos adversários, o mais impressionante para Ana Carolina é o bloqueio pra cima de Andre Iguodala, nas finais de 2015-2016 entre Cleveland Cavaliers e Golden state Warriors. A decisão entrou para a história da NBA, já que nenhuma equipe havia conseguido reverter a desvantagem de 1-3 para 4-3.

A torcedora do Cleveland considera o título dos Cavaliers o momento mais marcante de LeBron na história da NBA. “Foi muito bonito ver a emoção dele quando conquistou o título. O menino de Ohio conseguiu dar o título para seu estado de maneira histórica”, diz Ana.

O toco de LeBron James em Andre Iguodala entrou para a história da liga (Reprodução/YouTube)

Grande fã do atleta, Ana Carolina ainda diz que acredita na possibilidade do King ultrapassar Kareem Abdul-Jabbar e se tornar o maior cestinha da NBA. “Ele tem muita perseverança e é muito competitivo consigo mesmo. Quando coloca uma meta, ele tenta ultrapassar”, relata.

Fora das quadras, LeBron também é referência. O líder dos Lakers sempre costuma se engajar e tem uma voz muito forte na discussão de temas importantes, como violência policial. Por essa e outras razões, o jornalista da Rede Globo, Leo Hamawaki, considera LeBron um dos maiores esportistas de todos os tempos.

“Arrisco dizer que LeBron fica no Top-10 de maiores jogadores da história do basquete, por tudo que conquistou e pelo que representa dentro de quadra. É um Jogador muito forte. Tem representatividade, princípios, valores, voz ativa e proeza. Isso deve ser considerado além de conquistas e estatísticas”, desenvolve o repórter.

Após tantas glórias, LeBron ainda tem grandes sonhos. Um deles é poder jogar ao lado de seu filho Bronny James, na NBA. A tarefa pode ser árdua e complicada de acontecer. Para Leo, um encontro entre pai e filho seria de grande magnitude. “Seria histórico e impressionante. Não duvido de nada porque LeBron é um cara atlético e que se cuida muito”, conclui.

Um dos grandes sonhos de LeBron é atuar ao lado de seu filho, Bronny James (Reprodução/Instagram)

Com a carreira já consolidada e na iminência de completar 37 anos de idade, o brilho e a estrela de LeBron ainda estão bem distantes de se apagar. Mesmo que o reinado de King James venha chegar ao fim algum dia, a majestade do atleta será eterna e lembrada por todos os fãs de basquete ao redor do mundo.

Metodologia

O levantamento utilizado na etapa de apuração da reportagem sobre a carreira do astro do basquete norte-americano LeBron James, fundamentou-se em duas bases de dados extraídas do site oficial da NBA, na aba “NBA Stats”. Uma referente a carreira de LeBron em temporada regular e a outra sobre playoffs.

Ao fazer a análise, realizamos minuciosamente uma pesquisa das principais estatísticas da carreira do atleta. Desta forma, foram retiradas também informações no tocante a pontuação, minutagem, rebotes, tocos, jogos disputados, entre outros elementos relevantes. Vale ressaltar que usamos a operação básica da adição para descobrir dados de temporada regular e playoffs do jogador.

Posteriormente, no que tange a produção dos infográficos, elaboramos um cálculo do percentual de cestas convertidas nos anos em que ocorreram conquista de título, bem como, trouxemos à reportagem, pontuação geral dos cinco maiores cestinhas da história do NBA.

Link para as bases de dados:

https://drive.google.com/file/d/1PgP9pMZKB-d09QFq51y2U83EGe0bXEob/view?usp=sharing

https://drive.google.com/file/d/1mhr6q8IqxulBatiw78z8GvwXV8-4syrJ/view?usp=sharing

Por Bruno Sadock, João Henrique Reis, José Paulo Sobral, Lucas Pereira e Victor Alves.

1 comentário em “Títulos e recordes: a vitoriosa trajetória de LeBron James na NBA

  1. Pingback: Milwaukee Bucks vence o Phoenix Suns no quarto jogo e empata a final da NBA | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s