Erasmo Carlos faleceu nesta terça-feira (22) na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio de Janeiro. O conhecido “Tremendão” estava internado no hospital Barra d’Or, em decorrência de uma síndrome edemigênica, que provoca inchaços e edemas causados pelo acúmulo de líquidos nos tecidos. No começo de novembro (2), Erasmo comemorou a alta que recebeu, após duas semanas internado, mas o estado da síndrome se agravou.

Registrado como Erasmo Esteves, nasceu na Tijuca, berço de outros grandes nomes da música brasileira como Tom Jobim, Jorge Ben e Tim Maia. O artista resolveu usar o “Carlos” como nome artístico, em homenagem a seu maior parceiro musical, Roberto Carlos, e também ao grande produtor Carlos Imperial. Erasmo foi um dos pioneiros do rock n’ roll brasileiro, com hits como “Minha fama de mau” e “É preciso saber viver”.
Ao longo de sua longa carreira, Erasmo Carlos já trabalhou com inúmeros artistas. O cantor colaborou com Marisa Monte, Djavan, Adriana Calcanhotto, Chico Buarque, Los Hermanos, Milton Nascimento, e muitos outros. No Instagram, o seu grande parceiro musical, o rei Roberto Carlos, postou um texto emocionado em seu feed. “É um privilégio para mim ter um amigo, um irmão assim por todos esses anos. Difícil encontrar palavras para falar desse cara: o meu amigo Erasmo Carlos”, escreveu.
Ao lado de Roberto Carlos e da cantora Wanderléa, uma amiga que fez durante sua carreira, Erasmo também fez parte da “Jovem Guarda”, um clássico programa dominical na TV Record e movimento cultural estrondoso nos anos 1960. Assim, tiveram início as longas amizades que durariam até o fim da vida do “Tremendão”. Wanderléia se despediu ontem em uma nota ao jornal O Globo. Confira:
“Eu quero me reportar aos companheiros, aos amigos, aos fãs, que nos acompanharam desde muito cedo. Vocês podem imaginar o que estou sentindo. É o mesmo que vocês estão sentindo, pelo o que representa o Erasmo em nossos corações (…) Amo Erasmo, assim como vocês, ele estará sempre em minhas orações. Tenho certeza que ele será recebido pelos anjos de luz, hoje no dia do músico, um dia muito especial”, comenta a cantora.
Além do texto, a cantora publicou no Instagram um vídeo do encontro do clássico trio ao lado de Erasmo e Roberto.
Maria Bethânia, amiga pessoal de Erasmo, postou em seu Instagram um vídeo onde canta “As canções que você fez pra mim” com o artista, composição de Erasmo e Roberto Carlos.
A cantora Marisa Monte, também amiga do músico, prestou homenagem em seu Twitter destacando o jeito único de compor de Erasmo. “Eu adoro a narrativa descritiva de suas composições e as cenas cinematográficas, que ele sabia criar como ninguém, para ilustrar as situações vividas nas canções. Aprendi muito com ele e me orgulho de ter sido sua parceira, cúmplice e amiga”, diz Marisa.
O ator Chay Suede, que interpretou Erasmo em sua cinebiografia “Minha Fama de Mau”, também compartilhou um post de despedida. “Suas canções fizeram, fazem e continuarão fazendo nossa vida melhor. Obrigado!”, publicou o ator.
O velório de Erasmo Carlos será fechado para familiares e amigos próximos, e ainda não teve informações divulgadas.
Foto de capa: Guto Costa (Reprodução/Correio Braziliense)
Reportagem Vinicius Corrêa, com edição de texto de Larissa Teixeira e Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: Gal Costa: velório da artista será aberto ao público em São Paulo
LEIA TAMBÉM: Moda com propósito: o estilo da juventude em 1960
0 comentário em “Erasmo Carlos: artistas lamentam morte do ícone da Jovem Guarda”