Com direito a gol de voleio, o Brasil bateu a Sérvia por 2×0 nesta quinta-feira (24), no estádio Lusail, em Lusail, e estreia na Copa do Catar com o pé direito. Vestindo a camisa nove, o atacante Richarlison foi o autor dos dois gols da partida.
O primeiro lance de perigo aconteceu logo aos 12 minutos iniciais em uma bela jogada de Vini Jr, a qual acabou sendo defendida pelo goleiro adversário. Com o escanteio garantido, Neymar arriscou e quase marcou um gol olímpico. O Brasil ainda criou outras oportunidades com Raphinha e Paquetá, mas nenhuma foi bem sucedida. Apesar do placar zerado, a seleção não correu muitos riscos.
No segundo tempo, a primeira chance de gol veio com menos de um minuto, em uma roubada de bola que terminou nas mãos do goleiro sérvio Milinkovic-Savic. O placar do duelo foi aberto apenas aos 16 minutos. Após jogada de Neymar e chute de Vini Jr, o goleiro Milinkovic espalmou a bola para dentro da área e Richarlison empurrou para o fundo do gol. Cerca de 10 minutos depois de abrir o marcador, o atacante ainda fez um golaço ao aproveitar o passe milimétrico de Vini Jr.
Com a vitória, a seleção brasileira é líder do grupo G, seguida da Suíça, que também ganhou de Camarões por 1×0.
Novo recorde
Com 38 anos, o zagueiro Thiago Silva se tornou o jogador mais velho a atuar pela seleção brasileira em Copas do Mundo. No entanto, este recorde pode ser quebrado mais uma vez caso o lateral Daniel Alves (39) entre em campo. Além disso, o zagueiro é o único jogador a ser capitão da amarelinha em três mundiais seguidos (2014, 2018 e 2022).

A Copa nas redes
As redes sociais ficaram movimentadas durante toda a partida. Confira alguns destaques. O novo visual de Alisson, goleiro brasileiro, agitou os internautas antes mesmo da bola rolar.
Quem também caiu nas graças da internet foi Neymar. Sem ter como vibrar pela própria seleção, indianos adotaram o Brasil como torcida na Copa e construíram uma versão em boneco do atacante.
As seleções da partida
BRASIL: Alisson; Danilo, Marquinhos, Thiago Silva e Alex Sandro; Casemiro, Lucas Paquetá (Fred) e Neymar (Antony); Raphinha (Martinelli), Vinicius Jr (Rodrygo) e Richarlison (Gabriel Jesus). Técnico: Tite
SÉRVIA: Vanja Milinkovic-Savic; Milenkovic, Veljkovic e Pavlovic; Zivkovic (Radonjic), Gudelj (Ilic), Lukic (Lazovic) e Mladenovic (Vlahovic); Tadic, Sergej Milinkovic-Savic e Mitrovic (Maksimovic). Técnico: Dragan Stojkovic
Foto de Capa: Lucas Figueiredo/CBF
Reportagem Anne Rocha, com edição de texto de Daniela Oliveira e Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: Copa do Catar: confira o resultado das partidas
LEIA TAMBÉM: Copa do Catar: veja a tabela de confrontos do mundial
0 comentário em “Copa do Catar: Richarlison brilha e Brasil estreia com vitória”