Uma das maiores vozes da música popular brasileira, Gal Costa morreu aos 77 anos, na última quarta-feira (9), em São Paulo. A informação foi confirmada pela assessoria da cantora, que não informou a causa da morte. O velório, aberto ao público, acontece nesta sexta-feira (11), das 9h às 15h, na Assembleia Legislativa de São Paulo.
A cantora havia suspendido os shows até o final de novembro para se recuperar de uma cirurgia de retirada do nódulo na fossa nasal direita, realizada em setembro.
Nascida em Salvador, na Bahia, em 26 de setembro de 1945, Gal Maria da Graça Penna Burgos Costa, conhecida como Gal Costa, foi cantora, compositora e um grande nome da contracultura do Tropicalismo, movimento que promoveu uma revolução na música brasileira. Com 57 anos de carreira, a musa da Tropicália interpretou e reinventou diferentes canções de compositores brasileiros, e ainda destacou-se pelo timbre peculiar da voz e por sua sensualidade transgressora, durante o período da Ditadura Militar.
Gal Costa marcou a cultura brasileira com mais de 30 discos e músicas reconhecidas internacionalmente, entre elas, “Baby”, “Chuva de Prata” e “Divino Maravilhoso”. Além disso, abriu caminho para a nova geração ao colaborar com novos artistas em regravações de grandes sucessos. Em 2018, Gal fez parceria com Marília Mendonça na faixa dançante “Cuidando de Longe”, um grande sucesso do Spotify que já alcançou mais de 12 milhões de reproduções.
Nas redes sociais, grandes amigos e companheiros de palco da artista lamentaram a perda da eterna voz da MPB. Caetano Veloso, amigo de Gal desde quando a conheceu, aos 18 anos, compartilhou um vídeo com diversos momentos entre eles e um texto exaltando o talento da artista.
Também por meio de um vídeo, o cantor Gilberto Gil falou sobre a relação de irmandade que mantinha com Gal e ressaltou o timbre singular dela. “Uma voz extraordinária, uma maneira de cantar especial, enfim isso vai com ela, mas isso fica com a gente. Saudades”, se comoveu o artista.
Maria Bethânia, emocionada, compartilhou sua tristeza pela perda da amiga e ressaltou a admiração e respeito que sempre estiveram presentes na amizade das duas.
Juntos, Caetano Veloso, Maria Bethânia, Gilberto Gil e Gal Costa formavam os Doces Bárbaros, grupo formado com o intuito de realizar uma turnê coletiva pelo Brasil em comemoração aos 10 anos de sucesso em suas carreiras individuais.
O enterro da artista será fechado para familiares e amigos próximos e contará com o policiamento reforçado. Além de um legado imensurável para a cultura brasileira, Gal Costa deixa o filho de 17 anos, Gabriel Costa.
Foto de capa: Agência Brasil
Reportagem Isabelle Valente, com edição de texto de Larissa Teixeira
LEIA TAMBÉM: Drake & 21 Savage e Phoenix são os principais lançamentos dessa sexta
LEIA TAMBÉM: “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre” foca em luto e protagonismo feminino
Pingback: Erasmo Carlos: artistas lamentam morte do ícone da Jovem Guarda | Agência UVA