Com as eleições do próximo dia 2 de outubro se aproximando, a maior dúvida é em quem votar. Porém, ainda existem pessoas que desconhecem a função de cada cargo. Por conta disso, a Agência UVA conversou com o cientista político, Guilherme Carvalhido, e preparou uma lista dos cargos que estão participando da atual eleição.
Carvalhido destaca que ter esse conhecimento é muito importante. “Você só tem cidadania plena a partir do momento em que tem consciência de seus direitos e deveres”, afirma.
O consultor enfatiza que as pessoas, hoje, enxergam os assuntos relacionados à política como algo negativo, porque a forma como lhes é apresentada faz parecer desinteressante. Ele acredita ser necessário um processo educacional que ensine o assunto em detalhes, para que a política deixe de ser tão preterida pela opinião pública.
“O conhecimento é fundamental para a aplicabilidade de direitos. Sem conhecimento não há atuação, há ignorância, o que leva a um processo desencadeador de ações negativas em relação à política”, enfatiza Carvalhido.

(Foto: Wikimedia Commons)
Antes de tudo, é importante relembrar que o Brasil tem uma forma de governo dividida em três poderes. O Poder Executivo é responsável por governar a população e gerir os interesses públicos. Já o Poder Legislativo é encarregado das leis e da fiscalização do Executivo. O Poder Judiciário, por sua vez, tem função de julgar de acordo com a Constituição de 1988. Confira abaixo a função de cada cargo concorrente nas eleições de 2022.
PRESIDENTE DA REPÚBLICA
O mais conhecido de todos os cargos é o de Presidente. O atual ocupante dessa função é o militar reformado Jair Bolsonaro, desde 2019. O presidente é responsável pela gestão do país e fica no poder por quatro anos, podendo se reeleger apenas uma vez seguida. Ele ou ela tem suas funções divididas em duas categorias, como chefe de governo e chefe de Estado.
Como chefe de governo, o representante tem como função formular políticas públicas que envolvem questões sociais e econômicas, empregar o papel de liderança e manter o funcionamento dos poderes Legislativo e Executivo. É a principal figura política do país e deve organizar as demandas da população. Já na função de chefe de Estado abrange um panorama internacional, recebendo autoridades estrangeiras e representando o país no cenário exterior.
GOVERNADOR
É esse o mais alto cargo na perspectiva estadual. Hoje, no Rio de Janeiro, é ocupado por Cláudio Castro, que o exerce desde 2021. O governador de um estado tem um mandato de quatro anos e também a possibilidade de se reeleger.
Um governador tem o dever de administrar e representar o estado pelo qual foi eleito. Suas tarefas incluem lidar com a segurança, educação, saúde e infraestrutura. Além disso, é sua responsabilidade definir o orçamento estadual, angariar investimentos e administrar o sistema prisional.
SENADOR
Diferentemente dos outros cargos, um Senador é eleito para um mandato de oito anos. De quatro em quatro anos são realizadas eleições para executar uma troca parcial de cadeiras. O senador tem funções que podem abranger o papel legislativo, de julgar, de autorizar, entre outros.
No pilar Legislativo, os senadores e senadoras avaliam e reveem os projetos e propostas que foram aprovadas ou rejeitadas na Câmara dos Deputados. Em relação aos julgamentos, eles tem certo poder quanto aquele que está ocupando o cargo de Presidente. Eles podem e devem julgar se a pessoa está fazendo sua função, e caso não esteja, podem providenciar um impeachment. Eles também tem o trabalho de autorizar o ministro do Supremo Tribunal Federal (STF) escolhido pelo presidente.

DEPUTADO FEDERAL
Com 513 cadeiras para o cargo, os deputados federais têm o trabalho de legislar. Eles têm como função pensar, debater e aprovar leis. Em casos extremos, podem inclusive alterar a Constituição. Na lista de deveres dos deputados também está prevista a supervisão das ações do Poder Executivo.
DEPUTADO ESTADUAL
Esse cargo representa as necessidades dos cidadãos, discute e implementa leis e também atua no melhoramento das ações dos outros poderes, as quais, em sua grande maioria, influenciam diretamente na vida da população brasileira.
Foto de capa: Wikimedia Commons
Reportagem Malu Danezi, com edição de texto de Victoria Muzi
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: saiba como consultar local de votação pela internet
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: conheça os concorrentes à presidência da República
Pingback: Presidente Jair Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU | Agência UVA
Pingback: Benedita da Silva reflete sobre mulheres negras na política | Agência UVA
Pingback: Eleições 2022: saiba tudo que você precisa para a votação de domingo | Agência UVA
Pingback: Eleições 2022: no dia D, eleitores depositam esperança nas urnas | Agência UVA
Pingback: Democracia participativa: saiba como atuar na política cotidiana | Agência UVA