As Eleições 2022, que acontecerão no dia 2 de outubro, estão se aproximando. Com isso, começa a preocupação em conhecer os candidatos, principalmente os que irão disputar a presidência da República. Desde as últimas eleições vem se notando o aumento do interesse da população por questões políticas, resultado do grande número de campanhas realizadas pelo próprio Tribunal Superior Eleitoral (TSE) para aumento do eleitorado brasileiro.
Sendo assim, conheça um pouco sobre cada um dos 12 pretendentes para o cargo mais importante do Brasil.
Lula (PT)
Luiz Inácio Lula da Silva, pernambucano de 76 anos, tem vida política desde 1966 quando começou como sindicalista. Foi presidente da república por dois mandatos consecutivos e governou de 2003 a 2010,tem como vice em sua chapa Geraldo Alckmin(PSB) ,que já foi governador de São Paulo.
Jair Bolsonaro (PL)
Atual presidente da república, nascido no interior de São Paulo, foi deputado federal por quase 28 anos, tem sua carreira marcada pelo militarismo sendo reformado como capitão do exército. Junto a sua candidatura está Walter Souza Braga Netto, hoje ministro da Defesa, concorrendo a vice-presidência.
Ciro Gomes (PDT)
Paulista de 64 anos, Ciro Gomes construiu sua vida política no Ceará, onde foi governador, deputado estadual, federal e prefeito da cidade de fortaleza, participou do governo Lula como ministro de integração nacional, se eleito terá Ana Paula Matos(PDT) que é vice-prefeita de Salvador, advogada e servidora concursada da Petrobras, será a primeira mulher negra a ocupar esse cargo caso ganhe.
Simone Tebet (MDB)
De Três Lagoas (MS), Simone Tebet se formou em Direito e teve início na política em 2003, quando foi deputada estadual. Já foi prefeita em sua cidade por dois mandatos consecutivos. É filha do ex-presidente do Senado, Ramez Tebet. Hoje, ela mesma como Senadora, fez parte da Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) da Pandemia. Como vice em sua chapa está Mara Gabrilli, também Senadora.
Eymael (DC)
De Porto Alegre, José Maria Eymael é filósofo e advogado, formado pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS). Empresário há 50 anos, também foi líder universitário onde estudou. Se vencer terá como vice João Barbosa Bravo, economista de 75 anos.
Felipe D’Avila (NOVO)
Cientista, Luiz Felipe D’Avila é de São Paulo, tem ligação na área de administração pública. Escritor, tem dez títulos publicados. D’Avila terá como vice o deputado federal Tiago Mitraud (Novo – MG).
Roberto Jefferson (PTB)
Natural de Petrópolis (RJ), atua na política nacional há anos. Teve grande popularidade após denunciar o escândalo do ‘Mensalão’. Participou de programas de TV, dos quais chegou a se apresentador. Foi deputado federal pelo Rio de Janeiro por seis mandatos. Como vice, terá Padre Kelmon, do mesmo partido.
Leonardo Péricles (Unidade Popular – UP)
De Belo Horizonte, é especialista técnico nas áreas de eletrônica e mecânica, sendo o único homem negro a concorrer a presidência. Leonardo Péricles faz parte de diversos movimentos pela luta do povo negro e periférico. Como vice em sua chapa está a dentista Samara Martins, que atua no Sistema Único de Saúde (SUS) em Natal.
Pablo Marçal (Pros)
Formado em direito, Pablo Marçal nasceu em Goiânia e tem 35 anos. Possui livros autorais ligados à autogestão, faz diversas palestras e vídeos motivacionais em seu canal no Youtube. Sua vice será Fátima Pérola Neggra, policial militar em São Paulo.
Sofia Manzano (PCB)
Sofia Manzano nasceu em São Paulo e possui formação em economia pela PUC paulista. É professora universitária na Bahia, onde desenvolve pesquisas ligadas a áreas de trabalho e desigualdade social. Como candidato a vice-presidência está o jornalista recifense Antonio Alves.
Soraya Thronicke (União Brasil)
Nascida em Mato Grosso do Sul, a Senadora já foi vice-líder do Governo no Congresso. É ligada à agropecuária, fazendo parte de diversas comissões da área. É, também, Presidente da União Brasil Mulher Nacional. Junto a ela na chapa presidencial está o economista Marcos Cintra, que disputa a vice-presidência.
Vera Lúcia (PSTU)
Pernambucana, Vera Lúcia foi operária e se formou em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Sergipe. Já foi candidata a prefeitura de Aracaju, a governadora de Sergipe e deputada estadual pelo mesmo estado. Hoje mora em São Paulo, onde tentou a disputa a prefeitura da cidade, sendo a primeira mulher negra a se candidatar à vaga. Como vice, tem Kunã Yporã (Raquel Tremembé) em sua chapa.
O primeiro turno será no dia 2 de outubro. Já o segundo turno, caso haja, será no dia 30 de outubro.
Foto de capa: Nelson Junior/ASICS/TSE/Dedoc
Fotos: Agência Brasil
Breno Oseias (3º Período) com revisão de Gabriel Folena (6º período)
LEIA TAMBÉM: Direitos fundamentais são tema de palestra na UVA
LEIA TAMBÉM: TSE lança serviço de combate à violência contra a mulher
Pingback: Conheça os candidatos a governador do Rio de Janeiro | Agência UVA
Pingback: Eleições 2022: saiba como consultar local de votação pela internet | Agência UVA
Pingback: Facebook e WhatsApp impulsionaram as chances de voto em Bolsonaro em 2018, mostra pesquisa | Agência UVA
Pingback: Eleições 2022: últimos debates presidenciais têm data marcada | Agência UVA
Pingback: Eleições 2022: você sabe qual a função de cada cargo? | Agência UVA
Pingback: Presidente Jair Bolsonaro discursa na Assembleia Geral da ONU | Agência UVA