O primeiro turno das eleições de 2022 será nesse domingo (2). O voto é obrigatório para cidadãos entre 18 e 69 anos, e opcional para jovens com 16 e 17 anos, idosos de 70 ou mais e pessoas analfabetas.
A Agência UVA compilou uma lista de tudo que você, eleitor, não pode esquecer no dia da votação.
DOCUMENTOS
Em primeiro lugar, você não pode esquecer de levar um documento original e com foto. Dentre os válidos consta a carteira de identidade (RG), e-Título (aplicativo de celular que disponibiliza o título digital), identidade social (carteira de identidade que valida o nome social de travestis e transexuais), passaporte, carteira de trabalho e carteira de habilitação.

(Foto: Reprodução/Wikimedia Commons)
BIOMETRIA
Com a pandemia do Covid-19, a coleta da biometria foi paralisada. Então, para aqueles que não tem a digital cadastrada, não se preocupem, isso não impedirá nenhum eleitor de votar.

E-TÍTULO
Esse é o aplicativo onde você pode consultar e utilizar o seu título digital, mas não deixe para baixar e emitir o documento de última hora. No dia da votação, domingo (2), a emissão do e-Título estará suspensa e só voltara a funcionar segunda-feira (3).

NÚMERO DE VOTAÇÃO
Para aqueles que já sabem em quem vão votar mas não gravaram os números dos candidatos, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) disponibiliza um modelo de santinho, que é uma “colinha” permitida no local da votação. Para Deputado Federal são quatro dígitos, Deputado Estadual/Distrital são 5, Senador são 3 e Governador e Presidente são 2.

TRANSPORTE
Uma ação do TSE possibilita o “passe livre” nos transportes públicos no dia da votação. O prefeito do Rio de Janeiro, Eduardo Paes, publicou em seu Twitter nesta quinta-feira (29) que não irá cobrar passagem dos ônibus e BRT na cidade.
QUEM É O ELEITOR BRASILEIRO?
Nos dados coletados pelo TSE, a maior parte dos cidadãos que irão votar são mulheres, sendo 82.373.164 eleitoras do total de 52,65%. Homens enquadram 47,33%, tendo 74.044.065 eleitores.
Outro ponto importante é a divisão de eleitores entre os estados. O Sudeste conta com o maior percentual, 42,64%, sendo seguido pelo Nordeste, 27,11%, Sul, 14,42%, e por fim o Norte 8,03%.
Para sanar outras dúvidas sobre a votação, entre no site da Justiça Eleitoral clicando aqui.
Foto de capa: Reprodução/Governo de Santa Catarina
Reportagem Malu Danezi, com edição de texto de Gabriel Folena
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: saiba como consultar o seu local de votação pela internet
LEIA TAMBÉM: Eleições 2022: o que fazem Deputados, Senadores e Governadores?
0 comentário em “Eleições 2022: saiba tudo que é preciso para votar no domingo”