Multimídia

Diversidade e Inclusão: Agência UVA estreia seu primeiro podcast

Conteúdo inédito dá atenção à pauta PCD no Jornalismo

Integrando uma série de ações de diversidade e inclusão iniciadas pela Agência UVA em 2021, o podcast “Diversidade e Inclusão” tem seu primeiro episódio lançado nas plataformas. No programa, Indaya Morais e Vinícius Azevedo, colaboradores da Agência UVA, conversaram com a jornalista Carolina Monteiro, do projeto “Acessibilidade Jornalística: um problema que ninguém vê”, realizado pela Marco Zero Conteúdo e pela Universidade Católica de Pernambuco (Unicap), que também conta com uma pesquisa sobre acessibilidade e inclusão.

Na conversa, ela explica o objetivo do projeto, que é oferecer uma solução integrada para a falta de conteúdo jornalístico de qualidade e acessível para pessoas cegas e com baixa visão. O programa teve produção de Anne Rocha e coordenação geral de Daniela Oliveira.

“Fico muito feliz em saber que conseguimos chegar tão longe. Vai ser muito importante não só para a gente, mas para todas as pessoas que forem ouvir o nosso conteúdo. Semestre que vem continuaremos com o projeto”, comemora Vinícius Azevedo, estudante de jornalismo e pessoa com baixa visão.

A docente responsável pela Agência UVA, Daniela Oliveira, destaca que o esforço por um jornalismo inclusivo tem sido constante e deliberado na redação do laboratório.

“Esse é um braço dentro da Agência, desde as nossas pautas, que são orientadas por esse foco, até a busca por mulheres e homens negros como fontes, além de especialistas LGBTQIA+ ou PCDs. Para nós, é muito importante promover, de alguma forma, temáticas de raça, gênero e deficiência. Precisamos de um jornalismo mais inclusivo”, enfatiza a jornalista.

Ouça abaixo o primeiro episódio completo de “Diversidade e Inclusão”. Você também pode acessar o programa no Spotify.

Para conhecer mais o projeto “Acessibilidade no Jornalismo”, acesse aqui o relatório sobre a oferta e o consumo de conteúdo jornalístico por pessoas cegas e com baixa visão no Brasil. Além dele, o grupo de Carolina Monteiro produziu o aplicativo Lume, um agregador e curador de notícias que oferece conteúdo relevante produzido por nove organizações de jornalismo independente da região Nordeste do Brasil. O app oferece a acessibilidade necessária para que as pessoas com deficiência visual tenham acesso à ferramenta e às informações publicadas.

Foto de capa: Reprodução/LinkedIn

Gabriel Folena (5º período)

LEIA TAMBÉM: Opinião: poucas ações são postas em prática para a locomoção de pessoas com deficiências visuais
LEIA TAMBÉM: De olho na igualdade: os desafios enfrentados por estudantes com deficiência visual

2 comentários em “Diversidade e Inclusão: Agência UVA estreia seu primeiro podcast

  1. Pingback: Agência UVA realiza período de treinamento para novos colaboradores | Agência UVA

  2. Pingback: Instituto Benjamin Constant lança álbum da copa para pessoas com deficiência visual | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s