Da sala de aula Multimídia

“Minuto Agência UVA” surge de parceria com disciplina

Produto faz uma ponte entre rede social e conteúdos do site da Agência UVA e tem participação do NFoto

Experimentações técnicas de narrativas jornalísticas também fazem parte do aprendizado no curso de Jornalismo aqui da Universidade Veiga de Almeida (UVA). De olho nas novidades jornalísticas produzidas nas redes sociais, a disciplina prática de Produção e Edição de Webjornal teve o desafio, no semestre 2022.2, de produzir vídeos informativos no formato Reels e também pílulas de conteúdo intituladas “Minuto Agência UVA”.

Nos dois formatos, alunas e alunos da disciplina tiveram como missão realizar produções que saíssem da sala de aula e se encaixassem na Redação Experimental do curso de Jornalismo da UVA, a Agência UVA, que é um projeto permanente de prática profissional.

A inspiração para os produtos veio de dois importantes veículos jornalísticos digitais na contemporaneidade: “G1”, portal de notícias do grupo Globo, e “Estadão”. Quem explica é a professora Daniela Oliveira, Mestre em Comunicação e quem ministrou esta disciplina:

“Tínhamos como referência o ‘G1 em um minuto’, que é um produto audiovisual para TV aberta e YouTube chamando para os conteúdos do site do G1. E o ‘Drops do Estadão’, produzido especificamente para o TikTok e Instagram e com conteúdo mais diverso, não necessariamente relacionado ao site deles. Então, a partir destas duas referências, criamos nossos materiais, sempre conversando com o público da Agência UVA, que é um veículo já estabelecido, mas precisa de novidades”, diz a jornalista.

“Minuto Agência UVA

Daniela explica que o “Minuto Agência UVA” faz referência às reportagens produzidas pela Agência UVA, propondo uma conversa entre o YouTube, onde os vídeos são colocados, e o site.

“As chamadas do Minuto convidam o espectador para que acessem o site da Agência por meio de um código QR”, diz. “A missão deste produto é ser uma ponte entre estes dois canais: o YouTube e o site”, completa. Além da interação entre os meios, segundo a professora, o intuito com as produções desta disciplina foi treinar os alunos para construção de vídeos mais curtos, que podem e devem ser produzidos de maneira menos sofisticada.

“Para o Minuto, trabalhamos fora do estúdio de telejornalismo, por exemplo, que é um ambiente mais controlado e gravamos na própria Agência UVA, como fazem os jornalistas do G1, com uma câmera DSLR semi profissional, captadas pelo Rafael Alves, do Núcleo de Fotografia da UVA (NFoto)”, diz ela.

Confira a playlist com os “Minuto Agência UVA” realizados pela turma de Produção e Edição de Webjornal. (Reprodução: YouTube/Agência UVA)

Direto para as redes sociais

Além disso, na disciplina, os discentes puderam exercitar a produção de vídeos no formato Reels para TikTok e Instagram de forma a complementar o feed da própria Agência UVA nestas redes. A inspiração foi o conteúdo “Drops”, do Estadão.

“Neste tipo de narrativa é possível ousar mais, ser mais criativo, pois não fixamos enquadramentos, tipo de edição, nada disso. Ao contrário, quanto mais diferente, dentro da linguagem TikTok, melhor. A ideia era informar, mas por meio desta nova linguagem. Várias produções me surpreenderam bastante”, explica Daniela. Uma delas foi a do grupo de Bismark Alves, Miranda e Júlia Cabrero, que pode ser vista no fim da matéria.

Para o aluno João Victor Soares, do 7o período, a disciplina ajudou a desconstruir uma visão muito formal da figura do apresentador no audiovisual:

“Rompemos com a ideia de que o jornalismo precisa ser caracterizado pela bancada, terno e gravata. No projeto do Reels para TikTok e Insta, por exemplo, demos diversas notícias de forma bem humorada. E este humor se adequa bastante ao ambiente das redes sociais, mas sem deixar de lado valores importantes para o jornalismo”, completa o futuro jornalista.

As produções podem ser acessadas no Instagram, TikTok e no YouTube da Agência UVA.

Foto de Capa: Pexel

LEIA TAMBÉM: Diversidade e Inclusão: Agência UVA estreia seu primeiro podcast

LEIA TAMBÉM: Alunos de jornalismo da UVA produzem documentários com temáticas sociais

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

0 comentário em ““Minuto Agência UVA” surge de parceria com disciplina

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s