Agência UVA Educação

Agência UVA realiza período de treinamento para novos colaboradores

Buscando a melhoria e crescimento do projeto, Agência UVA realiza série de workshops para novos voluntários

Para dar boas vindas aos novos colaboradores do semestre 2022.2, a Agência UVA  ministrou uma série de treinamentos aos novos voluntários e praticantes do projeto. Foram realizados workshops nos laboratórios da Universidade Veiga de Almeida (UVA), além de um bate-papo online com o ex-colaborador da Agência, João Reis, atualmente na equipe do Esporte da TV Globo.

Em um contato inicial com os voluntários e com os alunos da disciplina de “Estágio”, a coordenadora do projeto, Daniela Oliveira, e o estagiário oficial e editor da Agência, Gabriel Folena, traçaram um panorama geral do laboratório, trazendo para os interessados informações sobre o funcionamento do núcleo. Entre elas, a duração do período de colaboração, atividades já realizadas pela Agência, exemplos de coberturas in loco, e expondo intenções de iniciativas futuras.

No laboratório, os novos voluntários participam da etapa prática do workshop
(Foto: Agência UVA)

Na primeira etapa do treinamento, os novos colaboradores foram convidados a participar de uma reunião de pauta presencial na Agência, buscando introduzi-los ao funcionamento do projeto e à uma experiência mais próxima possível do real ambiente de uma redação jornalística. Foram feitas as chamadas “vendas de pautas”, em que cada repórter sugere o tema de seu próximo texto, e debates sobre eventuais matérias a serem produzidas.

Na segunda etapa, em um dos laboratório de informática da UVA, os alunos foram introduzidos às ferramentas práticas que são utilizadas na publicação dos materiais. Em um misto entre teoria e prática, os recém chegados aprenderam sobre: formulação pautas, captação de conteúdos possivelmente publicáveis, por onde começar pesquisas, como enquadrar a escrita a um modelo jornalístico, contato com fontes, como encontrar possíveis entrevistados e como gerir o fluxo de matérias produzidas em plataformas online.

O treinamento chegou ao fim com um encontro online com João Reis, que atualmente faz parte da equipe de estagiários do Esporte da TV Globo, e foi colaborador da Agência. Focando em sanar possíveis dúvidas dos novos voluntários em relação ao seu trabalho como repórteres, João contou como a prática no projeto contribuiu para o seu crescimento profissional.

“Nós vamos errar. Eu errei muito e erro até hoje, mas se posso dar uma dica para vocês, é a do esforço. Se dedicando na prática da Agência UVA, e entendendo que é uma preparação para o seu futuro, o seu empenho nela vai fazer toda diferença lá na frente”, aconselhou.

Em encerramento do workshop, o ex-colaborador da agência, João Reis, compartilha um pouco de sua experiência com os colaboradores (Foto: Agência UVA)

O foco da Agência UVA é fazer com que os alunos interessados em participar de uma redação jornalística multimídia tenham uma experiência o mais próxima possível do contato com esse ambiente do mercado de trabalho.

Se interessou pelo nosso projeto? Nos acompanhe para ficar por dentro do que fazemos por aqui: @agenciauvatijuca no Instagram.

Reportagem Juan Julian, com edição de texto de Gabriel Folena

LEIA TAMBÉM: Diversidade e Inclusão: Agência UVA estreia seu primeiro podcast
LEIA TAMBÉM: Instalação artística ocupa campus da UVA

0 comentário em “Agência UVA realiza período de treinamento para novos colaboradores

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s