Esporte Geral

Fluminense, Galo, Palmeiras, entre outros: Conheça os campeões estaduais de 2022

De bicampeonato a hegemonia, as finais estaduais têm sido emocionantes

Os estaduais de 2022 já estão terminando e muitos clubes brasileiros puderam comemorar a conquista de mais uma taça. Ao todo, nove campeonatos tiveram seus campeões definidos, sem contar a Copa do Nordeste, que também já tem um novo “dono”. São eles: Atlético-MG, Atlético-GO, Fluminense, Brusque, Cuiabá, Coritiba, Grêmio, Manaus e Palmeiras. Confira abaixo.

Campeão Carioca: Fluminense 

O time tricolor soube controlar a vantagem obtida no jogo de ida da final, onde ganhou por 2 a 0, e com um empate por 1 a 1 em cima do Flamengo, garantiu o título do Carioca. O primeiro gol da partida de sábado foi marcado por Gabigol, numa jogada de triangulação entre ele, Arrascaeta e Bruno Henrique. No entanto, o rubro-negro não conseguiu manter o ritmo e viu Cano empatar o jogo num gol que consagraria a vitória do Fluminense.

Recém-chegado ao Fluminense, o jogador Felipe Melo aproveitou sua rede social para celebrar o “novo normal”

Campeão Paulista: Palmeiras

No primeiro jogo, o atual campeão da Libertadores tinha perdido por 3 a 1 do São Paulo e já via quase como certa a perda do campeonato. Porém, numa virada histórica no domingo, o alviverde foi campeão estadual pela 24° vez ao golear o rival por 4×0. Os dois primeiros gols aconteceram ainda no primeiro tempo, com Danilo e Zé Rafael. Já no segundo tempo, foi Rafael Veiga quem sacramentou a virada do Verdão.

O Alviverde usou tweets para provocar o rival. Segundo o clube, levantar taça já virou rotina

Campeão Mineiro: Atlético Mineiro

Em Minas, o Galo fez valer a diferença técnica entre os times e ganhou do Cruzeiro, seu maior rival, por um placar de 3 a 1. Os gols da decisão mineira, realizada no Mineirão, em jogo único, foram feitos por Hulk e Nacho, para o Atlético, e por Edu, para o Cruzeiro. Com essa taça, o Alvinegro chega a 47 títulos estaduais em sua história. 

Campeão em 2020 e 2021, o Galo conquista o tricampeonato mineiro (Foto: Reprodução/Twitter)

Campeão Gaúcho: Grêmio

Jogando com a vantagem de 1 a 0 obtida ainda no primeiro jogo da final, o Grêmio voltou a ganhar o Ypiranga, desta vez por 2 a 1, e foi campeão gaúcho pelo 5º ano seguido. Mesmo contra um time difícil, o Imortal controlou bem a partida e não sofreu muitos sustos antes do apito final. Pelo lado do Grêmio, Bruno Alves e Rodrigo foram aqueles que marcaram. O gol de honra do Ypiranga saiu dos pés de Erik. 

É a quarta vez na história que o tricolor gaúcho enfileira cinco títulos seguidos no estadual (Foto: Reprodução/Twitter)

Campeão Paranaense: Coritiba

Outro que também goleou foi o Coxa. No segundo jogo da final paranaense, o Coritiba venceu o Maringá por 4 a 2 e confirmou o seu favoritismo na competição. Durante a partida, o adversário chegou a sair na frente, com gol de Matheus Bianqui, mas acabou cedendo o empate e, depois, a virada.  

Com esse estadual, o Coxa se mantém como time com mais títulos dessa competição (Foto: Reprodução/Twitter)

Campeão Goiano: Atlético-GO

No sábado, o Dragão enfrentou o Goiás e, mesmo saindo atrás no placar, conseguiu levantar a taça de campeão. O primeiro gol da partida aconteceu logo nos primeiros 45 minutos: Nicolas, para o Goiás. No entanto, o time rubro-negro não se abateu e distribuiu golaços no segundo tempo. No agregado, a decisão terminou em 4 a 1.

Após esse título, o Atlético-GO pula para o segundo lugar da lista de maiores campeões do Goianão. 

Campeão Catarinense: Brusque

Devido a boa campanha na primeira fase, o Brusque foi para a final com o regulamento embaixo do braço. Com empates nos dois jogos, o primeiro por 1 a 1 e o segundo por 0 a 0, a equipe catarinense pôde comemorar o título sem levar sustos.

O primeiro e último título estadual do Brusque foi há 30 anos

Campeão Mato-Grossense: Cuiabá

Com mais uma vitória, desta vez por goleada (4 a 0), o Cuiabá se consagrou bicampeão estadual. A partida contra o União de Rondonópolis aconteceu no último sábado, na Arena Pantanal. 

Com o bicampeonato, o Cuiabá mantém a sua recente hegemonia no estadual (Foto: Reprodução/Instagram)

Campeão Amazonense: Manaus

No sábado, o Manaus voltou a vencer o Princesa de Solimões, repetindo o mesmo placar do jogo de ida, 2 a 1. Após essa conquista, o Gavião chega ao seu quinto título estadual em seis finais seguidas. 

O clube agora se prepara para disputar a série C do Campeonato Brasileiro deste ano (Foto: Reprodução/Instagram)

Campeão da Copa do Nordeste: Fortaleza

Pela segunda vez, o Leão é campeão da Copa do Nordeste. Depois de empatar por 1 a 1 no jogo de ida, o Fortaleza conseguiu uma vitória magra, por 1 a 0, em cima do Sport e garantiu mais um título regional. O único gol da partida foi marcado por Pikachu, de pênalti.

A última vez que o tricolor havia sido campeão da Copa do Nordeste foi em 2019

Outras finais no Brasil

Além dessas competições, outros estaduais também se encaminham para suas fases finais. Os campeonatos ainda em disputa são: Baiano, Tocantinense, Parazão, Alagoano e Pernambucano. 

Foto de capa – Reprodução/ Twitter

LEIA TAMBÉM: Copa do Catar: Sérvia, Suíça e Camarões serão os primeiros adversários do Brasil

LEIA TAMBÉM: Flamengo inicia sua preparação para a final do Carioca

Anne Rocha (5º período), com revisão de Leonardo Minardi (7º período)

1 comentário em “Fluminense, Galo, Palmeiras, entre outros: Conheça os campeões estaduais de 2022

  1. Pingback: Agressão cometida contra árbitra reacende debate sobre machismo no futebol | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s