Os estaduais de 2022 já estão terminando e muitos clubes brasileiros puderam comemorar a conquista de mais uma taça. Ao todo, nove campeonatos tiveram seus campeões definidos, sem contar a Copa do Nordeste, que também já tem um novo “dono”. São eles: Atlético-MG, Atlético-GO, Fluminense, Brusque, Cuiabá, Coritiba, Grêmio, Manaus e Palmeiras. Confira abaixo.
Campeão Carioca: Fluminense
O time tricolor soube controlar a vantagem obtida no jogo de ida da final, onde ganhou por 2 a 0, e com um empate por 1 a 1 em cima do Flamengo, garantiu o título do Carioca. O primeiro gol da partida de sábado foi marcado por Gabigol, numa jogada de triangulação entre ele, Arrascaeta e Bruno Henrique. No entanto, o rubro-negro não conseguiu manter o ritmo e viu Cano empatar o jogo num gol que consagraria a vitória do Fluminense.
Campeão Paulista: Palmeiras
No primeiro jogo, o atual campeão da Libertadores tinha perdido por 3 a 1 do São Paulo e já via quase como certa a perda do campeonato. Porém, numa virada histórica no domingo, o alviverde foi campeão estadual pela 24° vez ao golear o rival por 4×0. Os dois primeiros gols aconteceram ainda no primeiro tempo, com Danilo e Zé Rafael. Já no segundo tempo, foi Rafael Veiga quem sacramentou a virada do Verdão.
Campeão Mineiro: Atlético Mineiro
Em Minas, o Galo fez valer a diferença técnica entre os times e ganhou do Cruzeiro, seu maior rival, por um placar de 3 a 1. Os gols da decisão mineira, realizada no Mineirão, em jogo único, foram feitos por Hulk e Nacho, para o Atlético, e por Edu, para o Cruzeiro. Com essa taça, o Alvinegro chega a 47 títulos estaduais em sua história.

Campeão Gaúcho: Grêmio
Jogando com a vantagem de 1 a 0 obtida ainda no primeiro jogo da final, o Grêmio voltou a ganhar o Ypiranga, desta vez por 2 a 1, e foi campeão gaúcho pelo 5º ano seguido. Mesmo contra um time difícil, o Imortal controlou bem a partida e não sofreu muitos sustos antes do apito final. Pelo lado do Grêmio, Bruno Alves e Rodrigo foram aqueles que marcaram. O gol de honra do Ypiranga saiu dos pés de Erik.

Campeão Paranaense: Coritiba
Outro que também goleou foi o Coxa. No segundo jogo da final paranaense, o Coritiba venceu o Maringá por 4 a 2 e confirmou o seu favoritismo na competição. Durante a partida, o adversário chegou a sair na frente, com gol de Matheus Bianqui, mas acabou cedendo o empate e, depois, a virada.

Campeão Goiano: Atlético-GO
No sábado, o Dragão enfrentou o Goiás e, mesmo saindo atrás no placar, conseguiu levantar a taça de campeão. O primeiro gol da partida aconteceu logo nos primeiros 45 minutos: Nicolas, para o Goiás. No entanto, o time rubro-negro não se abateu e distribuiu golaços no segundo tempo. No agregado, a decisão terminou em 4 a 1.
Campeão Catarinense: Brusque
Devido a boa campanha na primeira fase, o Brusque foi para a final com o regulamento embaixo do braço. Com empates nos dois jogos, o primeiro por 1 a 1 e o segundo por 0 a 0, a equipe catarinense pôde comemorar o título sem levar sustos.
Campeão Mato-Grossense: Cuiabá
Com mais uma vitória, desta vez por goleada (4 a 0), o Cuiabá se consagrou bicampeão estadual. A partida contra o União de Rondonópolis aconteceu no último sábado, na Arena Pantanal.

Campeão Amazonense: Manaus
No sábado, o Manaus voltou a vencer o Princesa de Solimões, repetindo o mesmo placar do jogo de ida, 2 a 1. Após essa conquista, o Gavião chega ao seu quinto título estadual em seis finais seguidas.

Campeão da Copa do Nordeste: Fortaleza
Pela segunda vez, o Leão é campeão da Copa do Nordeste. Depois de empatar por 1 a 1 no jogo de ida, o Fortaleza conseguiu uma vitória magra, por 1 a 0, em cima do Sport e garantiu mais um título regional. O único gol da partida foi marcado por Pikachu, de pênalti.
Outras finais no Brasil
Além dessas competições, outros estaduais também se encaminham para suas fases finais. Os campeonatos ainda em disputa são: Baiano, Tocantinense, Parazão, Alagoano e Pernambucano.
Foto de capa – Reprodução/ Twitter
LEIA TAMBÉM: Copa do Catar: Sérvia, Suíça e Camarões serão os primeiros adversários do Brasil
LEIA TAMBÉM: Flamengo inicia sua preparação para a final do Carioca
Anne Rocha (5º período), com revisão de Leonardo Minardi (7º período)
Pingback: Agressão cometida contra árbitra reacende debate sobre machismo no futebol | Agência UVA