Geral Saúde

Dia Nacional de Combate à Tuberculose: formas de prevenção e tratamento são fatores fundamentais nessa luta

Cerca de 1,5 milhão de Brasileiros morreram por conta da doença no ano de 2020.

No dia 17 de Novembro é comemorado o Dia Nacional de Combate à Tuberculose, com o objetivo de conscientizar a população sobre a importância tanto da prevenção, quanto do tratamento da doença. A tuberculose apresenta sintomas como tosse por mais de três meses, febre, falta de apetite, perda excessiva de peso sem causa, entre outros. Essa enfermidade, que afeta gravemente os pulmões, vem obtendo grandes números de casos ao longo dos anos, se tornando um dos maiores fatores de risco para a saúde pública. Além do mais, na maioria dos casos, os pacientes não apresentam nenhum tipo de sintoma, mas ainda sim, transmitem a doença para outros.

Em agosto deste ano, a Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro divulgou em sua página no Twitter algumas das principais formas de prevenção da doença, para alertar a população.

LEIA TAMBÉM: Nos EUA o uso da aspirina em início de tratamento na prevenção de infarto e AVC não é mas recomendado

Durante a pandemia do Covid-19, o cuidado para aqueles que possuem a tuberculose precisou ser redobrado, pois, com os pulmões comprometidos, os pacientes infectados se tornaram ainda mais vulneráveis à desenvolver uma piora. Além disso, a possibilidade de uma coinfecção ocorrer se dá a partir do momento que a tuberculose não é tratada corretamente, assim, deixando a estrutura pulmonar ainda mais fragilizada.

O encarregado de manutenção predial Marcelo Carvalho, de 53 anos, teve o diagnóstico da doença durante a pandemia de Covid-19, e precisou ser afastado de seu serviço para cuidar da saúde. Por conta dos sintomas, o trabalhador resolveu buscar ajuda de um pneumologista para investigar o caso, já que estava com a saúde debilitada.

”Estava com muita tosse, muito cansaço e dores no corpo. Além disso, perdi bastante peso de forma rápida, chegando a pesar 60kg”, afirma Marcelo

O trabalhador ainda reitera a importância de procurar ajuda de um profissional especializado na área, pois, ao realizar seus exames, descobriu que já estava com quase 100% dos pulmões prejudicados. Complementa também, que fazia uso de medicamentos, porém, os próprios não faziam o efeito esperado.

”Atualmente, sigo meu tratamento há 4 meses com uso de remédios adequados e acompanhamento profissional, que é o mais importante”, diz o trabalhador

Marcelo finaliza reforçando a importância em dar continuidade ao tratamento. Conversando com a sua médica, soube que muitos pacientes acabam desistindo no meio do caminho, por se tratar de um processo rigoroso, podendo causar reações devido aos medicamentos utilizados.

LEIA TAMBÉM: Estado do Rio faz alerta sobre tratamento gratuito contra o tabagismo

A Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro também usou o seu perfil do Twitter para explicar as pessoas quais os sintomas, e os tipos de tratamento. Além disso, dá suporte para aqueles que buscam uma unidade de saúde mais próxima à sua residência.

Caso esteja com esses sintomas, ou conheça alguém que se enquadre, baixe o aplicativo do ”ConecteSus”e marque uma consulta médica.

Link para baixar o aplicativo via Android

Link para baixar o aplicativo via IOS

LEIA TAMBÉM: Atividade física: especialistas comentam a importância da prática de exercício

Maria Clara Coelho – 1º período

Sob revisão de Mayara Tavares – 6º período

1 comentário em “Dia Nacional de Combate à Tuberculose: formas de prevenção e tratamento são fatores fundamentais nessa luta

  1. Pingback: Laboratório farmacêutico promove campanha de conscientização ao diabetes tipo 2 | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s