Saúde

Laboratório farmacêutico promove campanha de conscientização ao diabetes tipo 2

Teste online promovido pela Roche Diabetes Care estimula a população a melhorar o monitoramento do diabetes.

No intuito de alertar a população sobre o risco do diabetes tipo 2, onde o organismo não consegue usar a insulina no controle da glicemia, o laboratório farmacêutico Roche Diabetes Care lançou, em meio ao Dia Mundial do Diabetes, a campanha “Resposta na Ponta do Dedo”.

Esta campanha consiste em um teste online simples e gratuito de glicemia capilar, também conhecido como teste de ponta dedo de resposta imediata, com perguntas sobre os hábitos de vida e histórico familiar, e que pode ser realizada no site da campanha.

A iniciativa de realização do teste conta com o apoio institucional da Associação Nacional de Atenção ao Diabetes (ANAD), Associação de Diabetes Juvenil (ADJ) e da International Diabetes Federation -South and Central America (IDF-SACA).

“É importante que o paciente de diabetes entenda que é possível conviver com a doença e ter uma vida de qualidade a partir de mudanças na rotina e no estilo de vida. Além do tratamento adequado, o teste de glicemia capilar – ou teste de ponta de dedo – é importante ferramenta para monitorar o diabetes e evitar a grande variação de açúcar no sangue”, enfatiza Marina Figueiredo, gerente médica do laboratório.

Laboratório Roche Diabetes Care

Paralelamente ao que menciona Marina Figueiredo, o médico endocrinologista da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia, Mateus Dornelles Severo, expõe sua linha de raciocínio mostrando que, apesar de haver uma alta incidência da doença, é possível controlar o diabetes.

A fim de estabilizar o crescimento do alto índice de pessoas com diabetes, um bem que o especialista faz é passar toda sua experiência para o público que já possui a doença, e que busca o tratamento adequado, seja por meio da educação sobre ser possível levar uma vida normal mesmo com o diabetes, do suporte psiquiátrico, atividades físicas e uma alimentação saudável visando contribuir para o tratamento.

“Procuro produzir conteúdo regularmente com as dúvidas que costumo observar com maior frequência nos pacientes com diabetes. Desde a prevenção até o manejo de complicações, passando pelo tratamento farmacológico e pelas mudanças no estilo de vida. Informação de qualidade, além do suporte multidisciplinar, empodera o paciente para conviver melhor com o diabetes”, conclui Mateus Dornelles.

Mateus Dornelles considera inúmeros os riscos de se desenvolver o diabetes, por isso é sempre bom prevenir. Ele ainda ressalta a importância do Dia Mundial do Diabetes, 14 de novembro, a partir da educação, que leva informação não só para quem tem a doença, mas para outras pessoas também.

“Cerca de metade dos pacientes com diabetes mellitus desconhecem ter o diagnóstico. Doenças silenciosas e com alto custo social merecem ser constantemente lembradas. O Dia Mundial do Diabetes tem essa função. Trazer aos holofotes um problema que passa a maior parte do tempo despercebido”, comenta o endocrinologista.

Dados preocupantes

Com referência à visibilidade do público em meio ao Dia Mundial do Diabetes, na última sexta-feira (12) a International Diabetes Federation (IDF) divulgou o levantamento das pesquisas comparadas entre países e territórios, através de um mapa interativo que relata o aumento global contínuo na prevalência de diabetes.

Os mapas apontam os registros do quanto essa doença afeta a população mundial, e com base nele estima-se que 44% dos adultos ao redor do mundo vivem com diabetes (cerca de 240 milhões de pessoas), e que quase 90% dessas pessoas vivem em países de baixo e médio desenvolvimento.

Assim, é possível que as pessoas tenham acesso aos números apontados pela IDF sobre o diabetes em diversos pontos globais, como na Europa, no Oriente Médio e Norte da África, na América do Norte e Caribe, na América do Sul e Central, e na África.

Para mais informações também sobre o mapa interativo da IDF, e sobre o lançamento da sua 10ª edição e de outros recursos do Atlas de Diabetes, basta clicar aqui.

LEIA TAMBÉM: Dia Nacional de Combate à Tuberculose: formas de prevenção e tratamento são fatores fundamentais nessa luta

Luiz Guilherme Reis – 2° Período

Com revisão de Bárbara Souza – 8° Período

0 comentário em “Laboratório farmacêutico promove campanha de conscientização ao diabetes tipo 2

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s