Saúde

Atividade física: especialistas comentam a importância da prática de exercício

Estudo de Harvard aponta que quanto mais forte o senso de propósito na vida, mais ativas as pessoas são, e quanto mais ativas são, mais propósito têm

Todo mundo já sabe, mas as recentes pesquisas só comprovam a teoria: fazer atividades físicas regularmente proporciona mais vontade de viver. Os resultados de um estudo que durou nove anos e contou com mais de 18 mil participantes, homens e mulheres a partir dos 50 anos, foi divulgado pela Universidade de Harvard, na última quarta-feira (23), no Journal of Behavioral Medicine. Especialista das áreas da educação física e da saúde, ouvidos pela Agência UVA, explicam.

Após o resultado da pesquisa, realizado por Harvard (EUA) em parceria com pesquisadores da Universidade de Warwick, no Reino Unido, os cientistas comprovaram que quanto mais ativa uma pessoa, mais propósito ela tem. Eles explicam que as pessoas com maior senso de propósito na vida podem ser mais propensas a se envolver em atividades físicas, ao mesmo tempo em que a atividade física pode contribuir para uma sensação de propósito na vida.

Pesquisa mostra a importância da atividade física na vida das pessoas. Foto: Licenças Creative Commons

O cardiologista Luiz Rubem Azevedo Marinho, do Hospital do Coração Samcordis, concorda. Segundo ele, a atividade física é muito importante para funcionamento do organismo, além de ser uma forma de ter uma melhor qualidade de vida.

“O que traz mais benefício a todo o organismo é a endorfina do exercício. Quanto mais exercício você faz, mais endorfina você libera. Com atividade física você consegue ter uma vida mais alegre, mais prestativa, e ter menos irritabilidade. Além disso, ela faz o seu corpo funcionar melhor”, expressa o cardiologista.

Os dados das pesquisas científicas apontam que o sedentarismo é uma doença crônica que aumenta o risco de várias outras doenças metabólicas, como diabetes e obesidade, bem como doenças na esfera da saúde mental, como depressão e ansiedade.

Andrey Braga, profissional de Educação Física especialista em treinamento funcional e recuperação musculoesquelética, diz que atividade física é muito importante para liberação de hormônios como endorfina, serotonina, e ainda ajuda no aspecto mental.

“A atividade física é muito importante para o combate do sedentarismo e ajuda a elevar o astral. Por conta do isolamento, as pessoas desenvolveram muitas crises emocionais, impactando diretamente na saúde mental. Com isso, a atividade física tem essa função, de liberação de hormônios importantes como endorfina, serotonina, hormônio do prazer para elevar o astral dos praticantes”, explicou o personal.

Em suas redes sociais, a Organização Mundial da Saúde( OMS) sempre motiva as pessoas a adotarem um estilo de vida mais saudável.

As diretrizes de 2020 da OMS recomendam que adultos pratiquem ao longo da semana, pelo menos, 150 a 300 minutos de exercícios físicos aeróbicos com intensidade moderada ou 75 a 150 min de atividade física aeróbica vigorosa, ou alguma combinação equivalente de atividade física aeróbica de intensidade moderada e vigorosa. Além disso, é importante fazer exercícios de resistência e fortalecimento muscular, pelo menos duas vezes por semana.

LEIA TAMBÉM: Eurocopa 2020: populares e especialistas apontam seus favoritos para o torneio
LEIA TAMBÉM: Após denúncias de assédio sexual e moral, Rogério Caboclo é afastado da Presidência da CBF

Mateus Almeida Marinho- 8º período

 

5 comentários em “Atividade física: especialistas comentam a importância da prática de exercício

  1. Na minha opinião, a realização de atividade física regularmente conjugada a
    uma alimentação saudável são fundamentais à longevidade e melhora na qualidade de vida de qualquer pessoa.

  2. A realização de atividade física regularmente conjugada a
    uma alimentação saudável são fundamentais à longevidade e melhora na qualidade de vida de qualquer pessoa.

  3. Pingback: Olimpíadas Tóquio 2020: apenas guerras já cancelaram o evento; especialistas comentam | Agência UVA

  4. Pingback: Olimpíada Tóquio 2020: primeiro ministro cogita tirar público no evento; especialista comenta | Agência UVA

  5. Pingback: NBA House Digital 2021, apresentada por Bud; abre as portas para os fãs de Basquete: finais começam nos EUA | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s