Nesta sexta-feira (11) começa a Eurocopa 2020, tradicional competição, que reúne diversas seleções da Europa. Após ser adiado ano passado (2020), em função da pandemia do Coronavírus, o torneio chega a sua 16º edição, completando 60 anos, com muitas histórias e acumulando vários títulos e recordes. O jogo de estreia foi realizado nesta sexta á tarde, entre Turquia e Itália no Estádio Olímpico de Roma. Os Italianos levaram a melhor, marcando 3×0.
Na disputa pela taça, serão 24 seleções do Velho Continente, nos próximos 30 dias. A grande final está marcada para o dia 11 de Julho, no domingo, no Estádio Wembley, da Inglaterra.
Pela primeira vez, o evento vai ser realizado em todo o continente. Antigamente era disputado em uma ou duas nações. Nesta edição, a Euro vai ser disputado em 12 sedes diferentes: Roma (Itália), Baku (Azerbaijão), São Petersburgo (Rússia), Copenhague (Dinamarca), Amsterdã (Holanda), Bucareste (Romênia), Londres (Inglaterra), Glasgow (Escócia), Bilbao (Espanha), Dublin (Irlanda), Munique (Alemanha) e Budapeste (Hungria).

Regulamento do torneio: as 24 seleções serão dividas em seis grupos de quatro equipes cada. Elas jogaram em turno único dentro das chaves. Os dois melhores times avançam para as oitavas de final, mais os quatro melhores terceiros colocados. A partir das oitavas, os jogos serão disputados no sistema de mata-mata, em partida única. Em caso de empate, há prorrogação e pênaltis.
Em suas redes sociais, a UEFA divulgou o mascote que vai ser representado na Euro. O mascote tem nome de “Skillzy”, em nome derivado da palavra “skill”, que em inglês significa habilidade. Ele é uma homenagem a todos que praticam o futebol freestyle.
Com muitas expectativas para o início do torneio, a Agência UVA entrevistou alguns especialistas e populares para saber o que esperam do evento e quais são as seleções favoritas para conquistar a Eurocopa 2020.
Marcelo Barreto, Jornalista e apresentador do Redação Sportv
“Tenho a expectativa de uma competição muito interessante, justamente porque não há um favorito destacado. A França está um pouco à frente, mas Inglaterra, Portugal, Itália e Bélgica também chegam fortes. E Alemanha e Espanha, que dominaram o futebol mundial na última década, chegam num momento pior, mas vão querer mostrar que não ficaram para trás.”
Tadeu de Oliveira, 21 anos, estudante de Jornalismo
“Estou bastante animado para assistir a Eurocopa, principalmente o último grupo que tem Portugal, França e Alemanha de favoritos. Acredito que esse ano será bastante disputada.”
Matheus Mello, 25 anos, professor de história
“Acho que a Eurocopa deste ano, tem tudo para ser um grande evento. Itália depois de alguns anos vem muito forte, está invicta à 24 jogos. Inglaterra e Portugal, que é o atual campeão, possuem uma grande geração. A França que é campeã do mundo e vice da última edição. Sempre espero da Eurocopa um nível de Copa do Mundo e acredito que esta não será diferente.”
LEIA TAMBÉM: Após denúncias de assédio sexual e moral, Rogério Caboclo é afastado da Presidência da CBF
LEIA TAMBÉM: Copa América: populares e especialistas dividem opiniões sobre Brasil sediar evento
Mateus Almeida Marinho- 8º período
Pingback: Copa América: especialistas comentam sobre os novos casos de Covid-19 durante o evento | Agência UVA
Pingback: Atividade Física: especialistas comentam sobre a importância da pratica de exercício | Agência UVA
Pingback: Olimpíada Tóquio 2020: primeiro ministro cogita tirar público no evento; especialista comenta | Agência UVA
Pingback: NBA House Digital 2021, apresentada por Bud; abre as portas para os fãs de Basquete: finais começam nos EUA | Agência UVA