Esporte Geral

História das Olimpíadas teve cancelamento por guerras

Três Olímpiadas já foram canceladas por causa da Primeira e da Segunda Guerra Mundial.

Após diversas especulações e rumores, o maior evento esportivo do ano, a Olimpíada esta prestes a começar. O evento que inicialmente deveria acontecer em Julho de 2020, foi adiado para Julho de 2021, devido ao avanço da pandemia da Covid-19 pelo mundo. Essa não foi a primeira vez que uma crise global causou mudanças no calendário dos jogos: as edições de 1916, 1940 e 1944 também sofreram alterações, sendo canceladas na época. Guilherme Costa, produtor de esportes Olímpicos da TV Globo, explica sobre isso.

Guilherme Costa produtor da Globo. Foto Arquivo Pessoal

“As Olimpíadas de 1916 não foram realizadas por conta da Primeira Guerra Mundial, que ocorreu no período 1914 e 1918, e os jogos de 1940 e 1944 foram cancelados por causa da Segunda Guerra Mundial, que aconteceu nos anos 1939 até 1945”, expressa o produtor.

Olimpíada de 1916 foi cancelada por conta da primeira guerra mundial. Foto:
Licenças Creative Commons

Na edição dos Jogos Olímpicos de 1916, Berlim, capital da Alemanha, derrotou as cidades Alexandria (Egito) e Budapeste (Hungria) pelo direito receber a competição. Quando a Primeira Guerra Mundial começou, os trabalhos da organização do evento continuaram, já que ninguém acreditava que o conflito se estenderia por dois anos.

Com o fim da guerra, em 1918, a Alemanha perdeu o direito de sediar a primeira Olimpíada em tempos de paz: o evento foi realizado na cidade de Antuérpia, na Bélgica. Também como parte da punição, os alemães foram afastados do programa olímpico até 1925.

Pôster dos jogos olímpicos de verão disputado na Bélgica. Crédito: Guilherme Costa

A capital da Alemanha só voltaria a ganhar o direito de sediar os Jogos Olímpicos em 1936. O historiador, Matheus Mello, 22 anos, conta que nesta edição de 36, o evento foi marcado pelo governo alemão fazendo propaganda nazista para o mundo.

“Nas Olimpíadas de 1936, Hitler aproveitou o evento para fazer propaganda nacionalista, tentando mostrar uma imagem de uma nova Alemanha, forte e unida”, expressa o historiador.

A edição dos jogos de 1940, foi prejudicada pela Segunda Guerra Mundial, que durou de 1939 a 1945. Por essa razão, as duas outras Olímpiadas foram canceladas. A cidade-sede seria Tóquio, enquanto Londres seria a cidade-sede em 1944. Londres venceu a concorrência de Roma, Detroit, Lausanne, Atenas, Budapeste, Helsinque e Montreal.

Londres recebeu a Olímpiada de 1948, após de ter sido cancelada em 1944. Foto:
Licenças Creative Commons

Antes do inicio da Segunda Guerra Mundial, o Comitê Olímpico COI) resolveu retirar de Tóquio o direito de receber os Jogos de 1940. Em razão, por Japão ter iniciado em 1937 a Segunda Guerra Sino-Japonesa. Com isso, a cidade-sede foi transferida para Helsinque, nessa edição os jogos só foram cancelados com a Segunda Guerra Mundial já em andamento.

O produtor da Globo conta que a segunda guerra mundial de 1940 se assemelha com a Olimpíada de 2020, pois tudo estava sendo cancelado e mesmo assim continuaram com a realização do evento.

“Mesmo com a Segunda Guerra Mundial acontecendo, a Olimpíada de 1940 só foi cancelada no mês de fevereiro. Tal fato se assemelha ao que aconteceu no ano passado, onde tudo estava sendo cancelado, adiado, mas o comitê Olímpico continuava mantendo a Olimpíada em 2020. Com isso o anúncio do adiamento só veio no dia 24 de março, mesmo com a pandemia rolando desde de fevereiro”, expressa o produtor”.

Além das guerras mundiais terem marcado as Olímpiadas, a gripe espanhola também atrapalhou os Jogos Olímpicos de verão na Bélgica, em 1920. A doença chegou a infectar quase 500 milhões de pessoas, possivelmente matando entre 17 e 50 milhões de pessoas. O evento, entretanto, não chegou a ser cancelado, segundo historiadores.

Mesmo com Tóquio em estado de emergência e com novas restrições, a Olimpíada chega a sua 32ª edição, com data marcada para 23 de julho de 2021 até 8 de agosto e as Paraolimpíadas de 24 de agosto a 5 de setembro.

LEIA TAMBÉM: Atividade física: especialistas comentam a importância da prática de exercício

LEIA TAMBÉM: Após denúncias de assédio sexual e moral, Rogério Caboclo é afastado da Presidência da CBF

Mateus Almeida Marinho-8º período

1 comentário em “História das Olimpíadas teve cancelamento por guerras

  1. Pingback: Tóquio 2021: primeira Olimpíada desde que um famoso composto da cannabis deixou de ser doping | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s