Geral

Copa América: especialistas comentam sobre os novos casos de Covid-19 durante o evento

Ministério da Saúde atualiza número de infectados pela Covid-19 relacionados à Copa América: contaminados chegam a 52

Na manhã da última terça-feira (15) o Ministério da Saúde atualizou o número de pessoas contaminadas durante a Copa América. De acordo com a atualização, foram confirmados 11 novos casos de covid-19, desde segunda-feira(14). No total, são 52 os casos confirmados. Especialistas da área da saúde comentam.

Brasil ainda está vivendo um momento delicado em relação a pandemia. Para o professor Elson Santos de Oliveira, Coordenador do curso de graduação em Enfermagem da UVA, já era esperado que esse cenário de contaminações acontecesse durante o evento.

Estádio Mané Garrinha em Brasília, local onde foi realizado o primeiro jogo da Copa América. Foto:
Licenças Creative Commons

“Diante da situação em que vive nosso país, esse cenário de contaminações já era esperado que acontecesse. Esse contexto ainda se agrava, quando existe uma politização sobre o vírus, onde as autoridades estão favorecendo o entretenimento em detrimento de vidas,” expressa o professor.

Em uma nota oficial, o Ministério da saúde explicou como foram realizados os testes de Covid-19 entre os jogadores e membros de delegações, ainda relatou a real situação em que se encontra o cenário de contaminações durante o evento.

“Foram realizados 3.045 testes de RT-PCR entre jogadores, membros das delegações e prestadores de serviços. Até o momento, 52 casos de Covid-19 foram confirmados, sendo 33 entre jogadores e membros das delegações e 19 prestadores de serviços contratados para o evento. Os casos de prestadores de serviços foram confirmados em Brasília (DF) e no Rio de Janeiro (RJ). A positividade de casos por Covid-19 foi de 1,70%”, explicou o ministério.

A primeira seleção a sofrer um surto de Covid-19 na delegação foi a Venezuela. No qual foi adversário de estreia do Brasil, o time desembarcou em Brasília na noite da última quinta-feira(10) e, nos primeiros testes realizados, foram confirmados 13 casos na delegação.

A seleção da Venezuela sofreu vários desfalques na estreia contra o Brasil, por conta de um surto de Covid-19. Foto: Twitter- Venezuela

Na opinião de Marcelo Otsuka, Pediatra e Infectologista Coordenador do Comitê de Infectologia Pediátrica da Sociedade Brasileira de Infectologia, a organização do evento deveria ser mais rigorosa em relações aos testes feitos e na forma de como os jogadores se comportam.

“Se a gente for lembrar da bolha da NBA, na qual os jogadores ficaram totalmente isolados, que naquela circunstâncias, se algum atleta saísse e tivesse algum contato externo, automaticamente esse jogador era excluído pelo tempo de quarentena. Dessa forma, essas medidas que seriam ideais que tivessem aqui no Brasil. Mas é praticamente impossível, até pela forma como os jogadores trabalham e como se comportam”, expressa o pediatra.

Após o surto, a Confederação Sul-Americana de Futebol (Conmebol) mudou o regulamento da Copa América e acabou com o limite de substituições nos convocados por conta da Covid-19: com isso, cada seleção só poderia substituir cinco jogadores da delegação por causa do vírus. Com essa modificação, a Venezuela convocou 15 novos atletas para a competição.

Após a Venezuela, também foram reportados casos de Covid-19 nas delegações de Bolívia, Peru e Colômbia.

LEIA TAMBÉM: Eurocopa 2020: populares e especialistas apontam seus favoritos para o torneio

LEIA TAMBÉM: Após denúncias de assédio sexual e moral, Rogério Caboclo é afastado da Presidência da CBF

Mateus Almeida Marinho- 8º período

1 comentário em “Copa América: especialistas comentam sobre os novos casos de Covid-19 durante o evento

  1. Pingback: Covid-19: Prefeito Eduardo Paes antecipa calendário e pretende vacinar todos os adultos até o fim de agosto | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s