Cultura Música

Rita Lee: familiares e artistas lamentam morte da rainha do Rock brasileiro

Pioneira do rock n' roll brasileiro, Rita Lee recebeu homenagens de familiares e amigos do mundo da música.

Nesta segunda-feira, 08, morreu a cantora, compositora e escritora Rita Lee, aos 75 anos, em São Paulo, capital, em sua casa perto de seus familiares. A notícia foi informada no Instagram de João Lee, filho do meio de Rita, na manhã desta terça-feira, 09. Rita foi diagnosticada com câncer de pulmão em 2021 e passou por tratamentos até ser curada em abril de 2022.

Conhecida como rainha do rock brasileiro, Rita foi precursora no estilo guiado por guitarras elétricas e som pesado desde os anos 60, quando fazia parte da banda da Tropicália, Os Mutantes. Em um meio dominado por homens, a cantora, com seus cabelos vermelhos, foi pioneira, transgressora e abriu portas para várias mulheres na música.

Além disso, foi uma das primeiras a compor as suas próprias canções, a partir da fase da banda Tutti Frutti, que acompanhou Rita após sua saída dos Mutantes. Aqui, Lee escreveu hits como “Agora só falta você” e “Ovelha Negra”, músicas que são hinos que atravessam gerações. Além desses, Rita marcou décadas de hits desde os anos 70. A partir da década de 1980, com a dupla formada com o marido e parceiro musical Roberto de Carvalho, compôs hinos pop como “Mania de Você”, “Flagra” e “Lança Perfume”, hinos românticos presentes em novelas da televisão e festas até hoje.

Rita Lee esteve aposentada dos palcos e da música desde 2011. Lançou seu último disco, “Reza” (Biscoito Fino), em 2012 e se manteve reclusa em seu sítio na capital paulista com seu marido e filhos. Lançou alguns livros pela editora Globo Livros, como o best-seller “Rita Lee – uma autobiografia”, publicada em 2016. Além desse, publicou a coletânea de contos “Dropz”, em 2017, e “Amiga ursa: Uma história triste, mas com final feliz”, livro infantil com a história da ursa Rowena, vítima do tráfico de animais, conhecida como a “mais triste do mundo”.

Rita ainda está com uma publicação a ser lançada, “Outra autobiografia”, em que relata seu tratamento contra o câncer, com previsão de lançamento para o dia 22 de maio.

A foto de capa de “Outra autobiografia” foi pintada pela própria Rita Lee, destacando cores mais vibrantes. (Foto: Reprodução/Globo Livros)

Nas redes sociais, nomes conhecidos da música brasileira lamentaram a morte de Rita Lee, prestando homenagens e condolências. O seu filho mais velho, Beto Lee, postou uma imagem de Rita na época de Mutantes e falou que a ama para sempre.

“Uma grande parte de mim morreu hoje”, disse o músico e filho de RIta.

João Lee, DJ e filho do meio de Rita, se despediu através de um longo e emocionado depoimento, com um vídeo de seu arquivo de quando era bebê com sua mãe. “Estou sem chão, arrasado, devastado. Mas, ainda tenho muito o que contar. Muitas histórias, muitos vídeos e muitas fotos. Vou colocando aos poucos”.

Pitty, um grande nome do rock brasileiro, prestou homenagem à Rita, em sua página no Twitter. “Estou em frangalhos. A Maior nos deixa hoje… que dia triste”, disse Pitty.

O cantor Gilberto Gil relembrou, em seu Instagram, vários momentos de sua vida perto de Rita Lee. Os dois fizeram parte do movimento da Tropicália, durante os anos 60, e lançaram o disco ao vivo “Refestança” em 1976. “Descansa, minha irmã. Amo você”.

O vídeo publicado por Gil no Instagram foi do programa “Refazenda” no canal GNT, no episódio aonde reencontra Rita após 10 anos.

O velório de Rita Lee será aberto ao público, no Planetário do Parque Ibirapuera, na grande São Paulo, nessa quarta-feira, 10, das 10 da manhã às 17 horas. Seu corpo será cremado, como pedido pela artista ainda em vida, e a cerimônia será particular.

Foto de capa: Marco Senche (Reprodução/Agência Brasil)

Reportagem por Vinicius Corrêa, com edição de texto de João Pedro Agner.

LEIA TAMBÉM: Gal Costa: velório da artista será aberto ao público em São Paulo

LEIA TAMBÉM: Erasmo Carlos: artistas lamentam morte do ícone da Jovem Guarda

1 comentário em “Rita Lee: familiares e artistas lamentam morte da rainha do Rock brasileiro

  1. Pingback: Cresce o número de estudantes declarados indígenas no ensino superior do Brasil, mas ainda continuam baixos | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s