Cinema Cultura Multimídia

Conheça 10 filmes da produtora A24

Com o décimo aniversário da produtora, a Agência UVA separou alguns filmes de seu catálogo extenso

A geração Z tem sido tomada por uma avalanche de conteúdo com a popularização dos streamings. Com tantas opções diversas dos mais variados estilos, é inegável que o símbolo A24 tenha se tornado um fator atrativo por sua popularidade com esse público.

A A24 é uma companhia de entretenimento independente que atua tanto na distribuição de filmes quanto na produção deles. Fundada em 2012 por Daniel Katz, David Fenkel e John Hodges, hoje a produtora é aclamada na internet por suas produções contemporâneas e conceituais, se aventurando em diversos gêneros, além de ser responsável por revelar diversos atores e diretores. Até hoje, os filmes da produtora já foram indicados ao Oscar 25 vezes, conseguindo sete estatuetas. Seu sucesso mais recente foi o longa “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo”, lançado no fim do ano passado, sendo sucesso de bilheteria e um dos favoritos para a temporada de premiações. 

Em celebração do décimo aniversário da produtora, a Agência UVA preparou uma seleção de dez filmes do catálogo extenso da companhia, dos mais famosos aos menos conhecidos, que estão disponíveis nos serviços de streaming do Brasil.

Moonlight: Sob A Luz do Luar (2016)

Considerado o magnum opus da produtora, o vencedor do Oscar de Melhor Filme, Roteiro Adaptado e Ator Coadjuvante é uma produção LGBTQIA+ com elenco inteiramente negro. O filme conta a história de Chiron durante a infância, adolescência e vida adulta, quando é interpretado por Trevante Rhodes, trabalhando sua vivência como um homem negro e queer na periferia de Miami, envolvido no mundo das drogas. Dirigido e escrito por Barry Jenkins, o filme ainda conta com Mahershala Ali, Andre Holland e Janelle Monáe. O longa foi o primeiro filme com temática LGBTQIA+ a vencer Melhor Filme na cerimônia do Oscar, além de também ser o primeiro com elenco inteiramente negro.

Ano: 2016

Gênero: Drama

Classificação: 16 anos

Disponível em: HBO Max

Sempre em Frente (C’mon C’mon)

Um dos lançamentos mais recentes da produtora traz Joaquín Phoenix como um jornalista de rádio que tem que tomar conta de seu sobrinho (Woody Norman) enquanto sua irmã se ausenta. Dirigido e escrito por Mike Mills, o longa é filmado inteiramente em preto e branco enquanto acompanha a jornada do tio e sobrinho pelos Estados Unidos, tocando em assuntos como memória, saúde mental e inteligência das crianças.

Ano: 2021

Gênero: Drama

Classificação: 10 anos

Disponível em: Amazon Prime Video

Spring Breakers (Garotas Perigosas)

O filme adere a estética trash e traz as ex-Disney Vanessa Hudgens e Selena Gomez em papéis completamente opostos ao que faziam no estúdio de Mickey Mouse. Nesse filme, um grupo de quatro amigas universitárias se encontra sem dinheiro em meio ao feriado de primavera, e decidem cometer um furto para custear sua viagem, desencadeando vários incidentes. O elenco ainda traz Ashley Benson e James Franco, e teve trilha sonora dirigida pelo DJ Skrillex.

Ano: 2013

Gênero: Dramédia

Classificação: 18 anos

Disponível em: Netflix

Hereditário

Um dos filmes mais aclamados da produtora traz uma tragédia familiar que desencadeia uma sequência de descobertas aterrorizantes. Originado de um curta, esse é o primeiro longa do diretor e roteirista Ari Aster, e traz Toni Collette, Nat Wolff e Milly Shapiro no elenco. 

Ano: 2018

Gênero: Terror, thriller

Classificação: 16 anos

Disponível em: HBO Max

O Projeto Flórida

Um projeto do renomado diretor Sean Baker, conhecido por seu retrato paisagístico do subúrbio americano e colorações vibrantes, com o consagrado Willem Dafoe no elenco principal. O longa encara a dicotomia da alegria de um grupo de crianças no verão e angústia dos adultos e suas preocupações. O elenco conta com Brooklynn Prince e Bria Vinaite interpretando filha e mãe.

Ano: 2017

Gênero: Dramédia, “Coming of Age”

Classificação: 14 anos

Disponível em: HBO Max

@Zola

Se a A24 é reconhecida por ter parte de seu direcionamento para a gen Z, esse filme pode ser a prova disso. O roteiro foi originado de uma sequência de 148 tuítes (nome dado às publicações feitas no Twitter) contando a história de uma garçonete (Taylour Paige) que conheceu uma stripper enquanto trabalhava, e as duas partem para a Florida imediatamente para conseguirem dinheiro. A thread (“fio”) viralizou, e acabou se tornando um filme. A história é recheada de humor e referências à essa geração, e o elenco inclui Colman Domingo, Nicholas Braun e Riley Keough.

Ano: 2020

Gênero: Comédia

Classificação: 18 anos

Disponível em: HBO Max

Ex-Machina: Instinto Artificial

Focado no universo tecnológico, o longa traz um programador (Domhnall Gleeson) que, ao passar em um concurso, viaja para um refúgio onde terá contato com a primeira inteligência artificial do mundo, incorporada como uma robô. Com Oscar Isaac e Alicia Vikander no elenco, o filme de Alex Garland venceu o Oscar de Melhores Efeitos Visuais.

Ano: 2015

Gênero: Drama, ficção-científica

Classificação: 16 anos

Disponível em: Amazon Prime

Docinho da América (American Honey)

Com Sasha Lane e Shia LeBeouf, o longa acompanha uma adolescente que se junta a um caixeiro cruzando o meio-oeste dos Estados Unidos, vendendo assinaturas de revistas, além de navegar por um mundo de festas e crimes. Escrito e dirigido por Andrea Arnold, ele foi indicado a Melhor Filme Britânico no BAFTA.

Ano: 2016

Gênero: Drama e romance

Classificação: 16

Disponível em: HBO Max

O Quarto de Jack (Room)

Um dos maiores sucessos da produtora traz Brie Larson e Jacob Trembley, vivendo mãe e filho confinados em um quarto sem janelas. Conforme a curiosidade do filho cresce, os dois elaboram um plano de fuga, precisando enfrentar os perigos do mundo real. O longa garantiu a estatueta de Melhor Atriz para Larson no Oscar.

Ano: 2015

Gênero: Mistério

Classificação: 14

Disponível em: Star, Amazon Prime Video e Globoplay

A Bruxa (The Witch)

Trazendo Anya Taylor-Joy no papel principal, a trama conta a história de um casal e seus filhos que são expulsos de uma comunidade muito religiosa, por serem considerados ainda mais conservadores. Reclusos à beira de um bosque, sofrem com a fome. Em meio a isso, seu filho mais novo desaparece, iniciando uma teia de terror e fantasia. O filme recebeu diversos prêmios pelo trabalho de Robert Eggers como diretor e roteirista.

Ano: 2015

Gênero: Terror, fantasia

Classificação: 16 anos

Disponível em: Globoplay/Telecine, Amazon Prime Video, Netflix

Além dessa seleção, o catálogo possui diversas outras produções disponíveis tanto para aluguel como nos principais serviços de streaming do país.

Foto de capa: Divulgação/A24

João Pedro Agner (3º período) com revisão de Gabriel Folena (6º período)

LEIA TAMBÉM: 5 doramas da Netflix que valem a pena maratonar

LEIA TAMBÉM: Aumento de produções nacionais em streaming põe em risco a TV por assinatura

3 comentários em “Conheça 10 filmes da produtora A24

  1. Pingback: Academia Brasileira de Cinema divulga pré-seleção para representar o Brasil no Oscar 2023 | Agência UVA

  2. Pingback: ”Marte Um” é o filme escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023 | Agência UVA

  3. Pingback: Febre ‘True crime’: Produções sobre histórias de crimes reais crescem no Brasil | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s