Na última segunda-feira (5), a Academia Brasileira de Cinema anunciou que o longa-metragem ”Marte Um” foi o escolhido para representar o Brasil no Oscar 2023, na categoria de Melhor Filme Internacional. Para decidir qual produção seria selecionado para a disputa, foi feita uma pré-seleção de seis títulos em uma lista que continha 28 obras inscritas, e ”Marte Um” foi o vencedor da etapa final.
Gabriel Martins, o diretor do filme, celebrou a escolha em postagem nas redes sociais e fez muitos agradecimentos.
A atriz Camilla Damião, uma das protagonistas do longa, também repercutiu a indicação oficial de ”Marte Um” ao Oscar.
O enredo central de ”Marte Um” conta a história de uma família negra que vive na periferia de Contagem, em Minas Gerais, vivendo entre sonhos e frustrações em um país que, recentemente, elegeu um governo de extrema-direita. Wellington (Carlos Francisco), quer que seu filho Deivid (Cícero Lucas) seja jogador de futebol, mas o menino tem o sonho de ser um astronauta e viajar até Marte. Já a estudante Eunice (Camilla Damião), irmã de Deivid, se apaixona perdidamente por uma jovem de espírito livre e deseja ir morar com ela. A matriarca Tércia (Rejane Faria), ao tentar administrar os conflitos familiares, acaba sofrendo um colapso nervoso.
O longa já ganhou quatro premiações no Festival de Cinema de Gramado, realizado entre 12 e 20 de agosto de 2022, entre elas a de Melhor Roteiro, Melhor Trilha Musical e Melhor Longa do júri popular.
Repórter Maria Eduarda Duarte, com edição de texto de Gabriel Folena
Foto de capa: Divulgação
LEIA TAMBÉM: Academia Brasileira de Cinema divulga pré-seleção de filmes para o Oscar 2023
LEIA TAMBÉM: Conheça 10 filmes da produtora A24
Pingback: Febre ‘True crime’: Produções sobre histórias de crimes reais crescem no Brasil | Agência UVA
Pingback: CCBB recebe Mostra de Cinema Norueguês no RJ, SP e DF | Agência UVA