Cinema Cultura

Oscar 2023: produções da A24 conquistam feitos históricos

"Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo" foi o filme mais premiado da noite, levando sete estatuetas.

Na noite do último domingo (12), foi celebrada a 95a edição do Oscar, premiação de maior prestígio na indústria cinematográfica. Sediado em Los Angeles e apresentado por Jimmy Kimmel, o evento foi transmitido no Brasil pela TNT e no HBO Max. Entre os filmes indicados na noite, as produções da A24, coletivo conceitual querido pelas gerações mais novas, arrebataram grande parte dos prêmios.

Sendo uma das produções que se tornou clássico instantâneo da A24, “Tudo Em Todo Lugar Ao Mesmo Tempo” foi premiado com sete estatuetas das 11 as quais foi indicado, sendo elas de Melhor Filme, Melhor Diretor (a dupla Daniels), Melhor Roteiro Original, Melhor Atriz (Michelle Yeoh), Melhor Ator e Atriz Coadjuvantes (Ke Huy Quan e Jamie Lee Curtis) e Melhor Edição.  

Querido nas redes sociais pelo seu entusiasmo, Ke Huy Quan emocionou a plateia da cerimônia com seu discurso, ressaltando suas origens como imigrante e o caminho árduo de sua carreira até sua vitória, a dedicando à sua mãe.

A vitória de Yeoh como Melhor Atriz foi um feito histórico. Pela primeira vez na premiação, uma mulher asiática recebeu a estatueta nesta categoria, sendo também a segunda mulher não-branca, acompanhando Halle Berry, que levou a estatueta em 2002 por seu trabalho em “A Última Ceia”. 

O título de Melhor Ator coube à Brendan Fraser, com o papel que marcou seu retorno à indústria cinematográfica em “A Baleia”, produzido pela A24. Com todas essas vitórias, a A24 se tornou primeiro estúdio a vencer todas as categorias principais da cerimônia. Além dos dois, “Aftersun”, “Causeway”, “Close” e “Marcel The Shell with Shoes On” também receberam indicações. Ao todo, o estúdio totalizou 18 indicações.

Da esquerda para a direita: Ke Huy Quan, Michelle Yeoh, Brendan Fraser e Jamie Lee Curtis. (Foto: Reprodução/)

O prêmio de melhor canção original foi entregue à “Naatu Naatu”, presente no filme indiano “RRR”. Entre os concorrentes, estavam Lady Gaga, Rihanna e Diane Warren. Todos realizaram performances de suas canções ao longo da cerimônia. Rihanna, que recentemente marcou seu retorno aos palcos no show de intervalo do Superbowl, cantou “Lift Me Up”, sua canção para “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, exibindo sua barriga de grávida.

Ruth E. Carter fez história na premiação com sua vitória de Melhor Design de Figurino por “Pantera Negra: Wakanda Para Sempre”, se tornando a primeira mulher negra a vencer mais de um Oscar em qualquer categoria, sequenciando sua vitória em 2019 por “Pantera Negra”, primeiro filme da franquia. A notícia gerou choque entre os internautas, retomando apontamentos sobre injustiças raciais entre os votantes da academia.

Indicados a Melhor Filme, “Elvis”, “Os Banshees de Inisherin”, “Os Fabelmans”, “Triângulo de Tristeza” e “Tár” foram títulos que não receberam estatueta alguma. Somados, colecionavam mais de 32 indicações. “Top Gun: Maverick” foi premiado por Melhor Som, “Entre Mulheres” por Melhor Roteiro Adaptado, “Avatar: A Forma d’Água” por Melhores Efeitos Especiais e “Nada de Novo no Front” recebeu quatro estatuetas, incluindo Melhor Cinematografia e Longa Metragem Internacional.

Neste ano, vinte dos indicados nas principais categorias receberam uma estatueta produzida pelos povos Yanomami como parte da campanha “The Cost of Gold”, que tem como intuito conscientizar Hollywood dos problemas da extração de ouro, que é utilizado na produção da estatueta clássica, e implorar por sua influência para a divulgação das questões enfrentadas pelos povos indígenas. 

Foto de capa: Reprodução/NPR

Repórter João Pedro Agner, com edição de texto de Daniela Oliveira.

LEIA TAMBÉM: Oscar 2023: conheça os 10 filmes indicados na principal categoria da premiação

LEIA TAMBÉM: Conheça 10 filmes da produtora A24

2 comentários em “Oscar 2023: produções da A24 conquistam feitos históricos

  1. Pingback: Gualin do TTK: a língua criada dentro do Rio de Janeiro  | Agência UVA

  2. Pingback: Cannes 2023 é marcado por grandes retornos e presença brasileira | Agência UVA

Deixe um comentário