Multimídia

Novos programas do projeto “Focas no Ar” são apresentados na CBN

Produzidos pelos alunos de Jornalismo da UVA, podcasts falam sobre o futuro do ensino depois da pandemia e sobre futebol de mesa

O projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), chamado Focas no Ar, em parceria com o Sistema Globo de Rádio, lançou mais dois programas recentemente. As reportagens, que foram ao ar em Março e Abril deste ano, falam sobre o futuro do ensino híbrido no país após a pandemia da Covid-19, e sobre o futebol de mesa.

Os programas, que vão ao ar uma vez por mês durante as transmissões da Rádio CBN Rio, dentro do quadro CBN Universitário, são produzidos pelos alunos das disciplinas de Rádio com supervisão da professora Mônica Nunes.

Com entrevistas de personagens e especialistas, os alunos aprofundam o debate sobre os assuntos escolhidos. Dentre os entrevistados destas duas edições, a própria Reitora da UVA, Beatriz Balena, e o Presidente da Federação de Futebol de Mesa do Rio de Janeiro, Claudio Pinho.

O projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA) vai ao ar mensalmente na Rádio CBN. Foto: Divulgação

A professora e pesquisadora Mônica Nunes explica a importância do desenvolvimento de projetos de prática profissional para a formação profissional dos alunos, colocando-os em contato com a realidade de uma emissora de rádio. Além disso, Mônica garante que com essa parceria, os alunos constroem uma nova relação com o veículo.

“Eles participam de todo o processo desde a elaboração da pauta, as entrevistas, a escritura do texto e a edição do material. Quando eles ouvem na emissora, é sensacional! Eles começam a perceber como o rádio é impactante, interessante, e como eles se interessam pelo meio de comunicação que muitas vezes sequer conhecem”, reitera a professora, orgulhosa.

Com produção, apresentação e reportagem feitos por Andressa Vianna, Fabyene Melo e Luiza Almeida e edição por Guilherme Costa, o programa sobre o futuro do ensino no país após a pandemia, aborda diversos aspectos acerca dos desafios e vantagens das novas modalidades híbridas da educação. Confira abaixo, na íntegra a edição.

Reportagem sobre o futuro do ensino no país após a pandemia da Covid-19.

Já o programa sobre o futebol de mesa, contou com produção, reportagem e apresentação feitos por Bruno Sadok, Jéssica de Castro, José Paulo Sobral, Otavio Pekim, Victor Alves e João Henrique Reis, e edição de Guilherme Ribeiro. Os alunos fazem um passeio pela história do esporte, tão popular, e sobre os torneios oficiais e a oficialização da modalidade. Confira também abaixo.

Reportagem sobre o futebol de mesa.

Para acompanhar outros programas produzidos por alunos da UVA que já tenham participado do programa Focas no Ar, clique aqui.

Bárbara Souza – 7° período

LEIA TAMBÉM: Alunos de jornalismo da UVA produzem documentários com temáticas sociais

Estudante de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Em processo de formação profissional. Estagiária da Agência UVA - Agência Experimental de Notícias

2 comentários em “Novos programas do projeto “Focas no Ar” são apresentados na CBN

  1. Pingback: Oscar 2021 tem cineasta chinesa como um dos destaques da noite | Agência UVA

  2. Pingback: “Por onde a luz entra” mostra Centro do Rio durante a pandemia | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s