Cultura

Oscar 2021 tem cineasta chinesa como um dos destaques da noite

Mesmo adaptado aos tempos de pandemia, Oscar tem noite de cerimônia marcante.

Com atraso de uma edição, devido à pandemia, e dois meses depois do período usual, o Oscar finalmente aconteceu no último domingo (25). Com grande destaque para a chinesa Chloé Zhao, que levou o prêmio de melhor filme e direção por ”Nomadland”. Assim, a cineasta se tornou a primeira asiática e segunda mulher a vencer o prêmio por melhor direção. A cerimônia também contou com grandes nomes como Frances McDormand e Anthony Hopkings, premiados como melhor atriz e melhor ator.

Com um discurso de esperança, a cineasta Chloé Zhao disse pensar muito sobre como seguir quando as coisas ficam difíceis, e se recordou também de um poema chinês: ”Ele dizia, ‘As pessoas, ao nascer, são boas’. Essas palavras tinham muito impacto quando eu era criança e ainda acredito nelas”, disse a cineasta. Zhao ainda dedicou o prêmio a toda pessoa que, segundo ela, ”tem coragem de se manter boa e ver o que há de bom nos outros”. O filme ”Nomadland”, é um drama americano com pessoas de idade avançada, que sem emprego e qualquer auxílio vivem de forma nômade. O filme foi o grande campeão da noite, na categoria de melhor filme.

Na categoria de melhor atriz e melhor ator coadjuvante, quem levou o prêmio foi Youn Yuh-jung por ”Minari” e Daniel Kaluuya por ”Judas e o messias negro”. O prêmio de melhor filme internacional também foi um dos momentos mais emocionantes da cerimônia, o diretor Thomas Vinterberg, do filme ”Druk – mais uma rodada”, homenageou a filha, que morreu em um acidente de carro antes das filmagens. Emocionado, o diretor afirmou que o filme é um tributo a ela: ”Você faz parte desse milagre. Talvez você esteja mexendo os pauzinhos em algum lugar, não sei. Mas este prêmio é seu”. Fight for you, de ”Judas o messias negro”, levou o prêmio de melhor canção original.

Na categoria de melhor roteiro adaptado, o premiado foi o filme ”Meu pai”, que conta a história de idosos com perda de memória. Já em melhor roteiro original, ”Bela vingança” levou o prêmio. E ainda, ”Soul” levou dois troféus, de melhor animação e melhor trilha sonora. Melhor figurino e também maquiagem e cabelo ficou para o filme ”A voz suprema do Blues”. A categoria de melhor documentário foi para ”My octopus teacher”.

Sandro Barçal, ator e videomaker, também apaixonado por cinema, acompanhou a premiação e assumiu a força das plataformas de streamings no atual momento, já que muito dos filmes indicados ao prêmio estão presente nessas plataformas.

”Os canais de streamings chegaram para dar mais praticidade e conseguir atingir um número maior da população. E no momento atual, isso foi a salvação. Mesmo não sendo fácil ter o seu filme exibido em uma dessas plataformas, ainda assim é o que está sendo uma das portas para a cultura cinematográfica”, conclui Barçal.

Sobre a mudança nas apresentações musicais, que foram gravadas e exibidas antes da premiação, Sandro Barçal, revelou sua opinião: ”Eu fiquei surpreso, perdeu o glamour, mas o Oscar é uma celebração magnífica e as apresentações antes da premiação também deixaram a noite mágica”.

Chloé Zhao se tornou a primeira asiática e segunda mulher a levar o prêmio por melhor direção e para o ator, é um reconhecimento de grande importância. ”Chloé Zhao é uma potência, conquistar esse espaço e reconhecimento é de importância absurda, não só para ela, mas para todas as mulheres do mundo”, acrescentou Sandro.

A premiação aconteceu em dois locais de Los Angeles, no Dolby Theater e no Union Station, só puderam comparecer ao evento os indicados ao prêmio, apresentadores e acompanhantes.

LEIA TAMBÉM: Novos programas do projeto “Focas no Ar” são apresentados na CBN

LEIA TAMBÉM: Exigência do governo apela para que Apple e Samsung disponibilizem carregadores nos novos celulares

Bianca Betim – 2º período

Sob supervisão de Marina Figorelli – 8º período

2 comentários em “Oscar 2021 tem cineasta chinesa como um dos destaques da noite

  1. Pingback: “O Auto da Boa Mentira”: filme baseado nos contos de Ariano Suassuna estreia nesta quinta-feira (29) | Agência UVA

  2. Pingback: Moda no Oscar 2021: confira os looks dos famosos no tapete vermelho | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s