Multimídia

Novo “Focas no Ar” aborda o medo de viajar de avião durante a pandemia

O podcast fala sobre o medo e as preocupações das pessoas que precisam viajar de avião durante a pandemia da Covid-19

Mais um programa do projeto de extensão do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA), chamado Focas no Ar, foi lançado recentemente. Em parceria com o Sistema Globo de Rádio, a matéria que foi ao ar em Junho deste ano aborda a preocupação das pessoas com relação a viajar de avião durante a pandemia da Covid-19.

Os programas vão ao ar uma vez por mês durante as transmissões da Rádio CBN Rio, dentro do quadro CBN Universidade. Cada um deles é produzido e desenvolvido pelos alunos das disciplinas de Webrádio, com supervisão da professora Mônica Nunes.

Nesta edição, os alunos exploraram não só as implicações na saúde física, mas também na saúde mental e os protocolos sanitários utilizados dentro e fora das aeronaves. Para isso, o grupo entrevistou uma psicóloga, uma enfermeira, e pessoas que tiveram a experiência de viajar de avião nos últimos meses.

LEIA TAMBÉM: Alunos de jornalismo da UVA produzem documentários com temáticas sociais

Para o aluno da disciplina de Webrádio que participou do programa lançado, Gabriel Folena, ter o trabalho transmitido pela CBN fortalece o portfólio e mostra a capacidade de todos os integrantes. O estudante também atribui a conquista aos ensinamentos durante as aulas e à orientação da professora Mônica Nunes.

“Houve muito cuidado e atenção no processo, e a professora se esforçou para que o texto e o tempo estivessem otimizados ao máximo para que o podcast soasse ainda mais profissional”, afirma o estudante, que não esconde o entusiasmo com o feito.

“Foi uma fantasia que se tornou realidade, e para além da euforia de se ouvir em um veículo jornalístico de grande alcance, também foi incrível receber o carinho da minha família, que se mobilizou para ouvir o ‘Focas no Ar’ onde estivessem, fosse no carro ou pela rádio disponível na TV por assinatura”, conclui Gabriel.

Já o estudante Denis Costa, que também fez parte do projeto, enfatizou a importância da transmissão para a sua carreira. “Foi uma experiência muito boa que acrescentou muito em nossa bagagem como jornalistas. Nunca havia feito nada relacionado à rádio, e acho que nem os outros participantes do grupo, mas conseguimos entregar um produto final bem satisfatório. Bacana vivenciar isso e pensar que pode ser uma opção interessante atuar nesta área”, finaliza Denis.

Com produção, apresentação e reportagem feitos por Gabriel Folena, Juan Couto e Denis Costa e edição por Diego Rodrigues e Gabriel Folena, o programa levou em consideração as doenças desenvolvidas e intensificadas durante a pandemia, e que tendiam a ser mais acentuadas durante as viagens. Confira abaixo, na íntegra da edição.

Reportagem sobre os medos e preocupações das pessoas em viajar de avião em meio a pandemia da Covid-19.

Para acompanhar outros programas produzidos por alunos da UVA que já tenham participado do programa Focas no Ar, clique aqui.

Bárbara Souza – 7° período

LEIA TAMBÉM: Novos programas do projeto “Focas no Ar” são apresentados na CBN

Estudante de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Em processo de formação profissional. Estagiária da Agência UVA - Agência Experimental de Notícias

0 comentário em “Novo “Focas no Ar” aborda o medo de viajar de avião durante a pandemia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s