Multimídia

Alunos de jornalismo da UVA produzem vídeos sobre a pandemia da Covid-19

As produções feitas para a disciplina de videojornalismo abordam questões econômicas, sociais e educativas da pandemia

Com a pandemia da Covid-19 invadindo a vida e a rotina do mundo todo por mais de um ano e meio, é impossível que não seja um assunto de extrema importância. Por isso, os alunos do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida (UVA) escolheram diversos aspectos da realidade pandêmica atual como tema para os trabalhos elaborados para a disciplina de Videojornalismo, ministrada pela professora Mônica Nunes.

Os vídeos, que foram produzidos por grupos de 3 a 5 alunos, abordam várias perspectivas da pandemia. Cada etapa da produção dos trabalhos – que inclui a escolha do tema, a produção da pauta, as escolhas de personagens e de especialistas, e a gravação do conteúdo – foi feita totalmente pelos alunos.

Um dos trabalhos produzidos acompanha o dia a dia de quem não pôde ficar em casa. Com o título “Ambulantes: Materializando um bem imaterial do Rio“, o vídeo possui os relatos de ambulantes que se expõe trabalhando nos trens da Supervia em meio à pandemia da Covid-19.

O grupo composto por Dilene Neves, Hudson Lisboa, Luís Felippe Gonçalves, Guilherme Araújo e Matheus Soares também inseriu as explicações de um economista e de uma assistente social para integrar o trabalho que pode ser visto abaixo.

Outro trabalho da mesma disciplina optou por mostrar a realidade de quem muitas vezes, não é lembrado. Com o título “Acessibilidade educacional em quarentena“, a reportagem expõe as dificuldades de alunos com necessidades especiais em acompanhar as atividades educacionais remotas feitas durante a pandemia.

O vídeo de um pouco mais de seis minutos, produzido por Ana Luiza Paquarelli, Camila Diehl, Karine Gomes, e Thayná Titonelli, possui relatos de mães de crianças com necessidades especiais, as visões de uma professora e de uma coordenadora de uma escola pública que trabalham com esses alunos. Confira o trabalho no vídeo abaixo.

As produções são resultado do conteúdo ensinado durante as aulas que foram virtualizadas em 2021.1 pela professora Mônica Nunes, da disciplina de Videojornalismo, que supervisou e orientou as produções.

LEIA TAMBÉM: Novos programas do projeto “Focas no Ar” são apresentados na CBN

Bárbara Souza – 8° período

1 comentário em “Alunos de jornalismo da UVA produzem vídeos sobre a pandemia da Covid-19

  1. Pingback: Alunos de jornalismo da UVA elaboram podcasts de entretenimento | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s