Educação

Ex-colaboradores da Agência UVA criam podcast Debatendo

-

A faculdade é um período de muito estudo, expansão pessoal e profissional, além de diversos projetos realizados em parceria com outros discentes. Três ex-alunos do curso de Jornalismo, e antigos estagiários da Agência UVA, se juntaram para criar o podcast “Debatendo”, que estreou no dia 22 de fevereiro.  

A ideia do podcast “Debatendo” é falar sobre temas relevantes do momento ou assuntos do interesse pessoal de cada um dos três. Desde assuntos mais sérios até críticas e análises mais descontraídas, sobre esporte e cultura. Até então já foram lançados dois podcasts, com a previsão do próximo sair em maio.

Foto de divulgação do podcast Debatendo.
Foto: Reprodução

Uma das idealizadoras, Luana Ucha, conta que a ideia surgiu da vontade de querer fazer algo diferente do que se tem visto.

“Eu queria fazer um canal no YouTube, mas sempre tive receio de não ficar legal fazendo sozinha. Então, pensei na possibilidade de fazer um podcast. Falei com dois amigos, o Leandro Victor e o Daniel Fernandes. Basicamente estamos descobrindo o melhor jeito, mas fazemos tudo juntos, o que já é uma ótima experiência”, conta Luana. 

Luana Ucha uma das idealizadores do projeto.
Foto: Reprodução.

Com toda essa questão do distanciamento ficou meio inviável no momento a ideia de criação do canal no youtube, decidiram então continuar por enquanto só com o podcast, visando em seguir essa ideia mais para frente com o intuito de buscar maior alcance e possível monetização, podendo obter lucro além das plataformas com publicidades também.

Uma das inspirações para os criadores do projeto é o podcast semanal “Mamilos”, onde se tem rodas de conversas com convidados para aprofundamentos de assuntos com diversos argumentos e visões.

Em um cenário onde tanta notícia é veiculada todo o tempo, com informação 24 horas por dia pelas redes, Daniel Fernandes relata que o maior desafio que eles têm visto, é trazer um diferencial de conteúdo.

“Com isso, é importante que a gente tente trazer mais opinião, mais análise, mas o nosso foco mesmo é trazer assuntos de forma mais aprofundada, que muitas vezes a mídia não consegue dar”, explica Daniel.

Daniel Fernandes, ex aluno e um dos criadores do projeto “Debatendo”. Foto: Reprodução.

Daniel ainda conta que eles pensam cada vez mais em focar no podcast, pois ali eles conseguem ter mais tempo para que se aprofundem no assunto e consigam discutir tudo que pensam sobre. “É um espaço que abre melhor quando a gente tenta trazer mais profundidade. No instagram a gente tenta através dos vídeos algo mais leve e curto, o público gosta de algo mais rápido e objetivo”, conclui.  

Leandro Victor um dos fundadores. Foto: Reprodução.

Para Leandro Victor, a ideia é alternar temas mais relevantes com outros mais leves. “No “Debatendo Política”, por exemplo, falamos sobre alguns absurdos da política brasileira. Já no nosso primeiro podcast falamos sobre populismo, então o seguinte deve ser algo menos denso”. 

Leandro ainda falou que o que os influenciou migrarem para o podcast, foi o cenário de pandemia, onde cada um consegue fazer da sua própria casa e que mais para frente, a ideia é avançar para o Youtube.

“Nossa ideia de criar canal é também de conceder mais portfólio, visibilidade. Hoje no jornalismo, você trabalhar dentro de redação é algo muito fechado, já na comunicação é mais ampla, a internet oferece muitas alternativas de atuação”, argumenta Leandro.

Ele fala que de alguma forma eles estão se divulgando e que daqui pra frente com um público melhor e reconhecimento maior, outras oportunidades surgirão.

“A gente só quer praticar o jornalismo, expor nossos conhecimentos, pôr em prática tudo que a faculdade nos ensinou e continuar realizando essa prática profissional, só que com mais autonomia. Isso que motiva a gente de continuar produzindo, fazer algo que gostamos e do nosso jeito”, finaliza. 

ONDE ACOMPANHAR 

Semanalmente no Instagram e quinzenalmente através de podcast.  

LEIA TAMBÉM: Alunos de jornalismo da UVA produzem documentários com temáticas sociaisNovo

Programa Nacional de Tecnologia é anunciado pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Informação

Fernanda Monteiro – 8º período e

Indaya Casthorina de Morais – 7º período.

0 comentário em “Ex-colaboradores da Agência UVA criam podcast Debatendo

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s