Esporte

Fred alcança a marca de 400 gols na carreira em jogo no Maracanã

O camisa 9 chegou à grande marca na vitória contra o Nova Iguaçu

O Fluminense enfrentou o Nova Iguaçu no último domingo (11) em jogo válido pela 9ª rodada da Taça Guanabara, realizado no Estádio do Maracanã. O que deveria ser apenas um jogo de campeonato Estadual, acabou tornando-se palco de uma marca histórica: o quadrigentésimo gol marcado pelo atacante Fred em toda a sua trajetória.

Pela equipe tricolor, além de ter chegado aos quatrocentos gols, o atacante atualmente ocupa a posição de maior artilheiro da história do clube em competições oficiais com 182 gols, e terceiro da história, atrás de Orlando Pingo de Ouro e Waldo, com 184 e 319 gols, respectivamente.

É também o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro da era de pontos corridos com 152 gols, e ocupa a quarta posição entre os artilheiros de todos os tempos da competição, sendo superado por Edmundo, Romário e Roberto Dinamite. Essa expressiva marca o coloca, hoje, em um seleto grupo de jogadores, como Lewandovski, Cristiano Ronaldo e Messi, e Neymar. Mas estabelecer marcas no futebol tem sido uma tônica para o atacante.

Ainda na base, quando atuava pelo sub20 do América MG, seu nome foi parar no Guinness Book, pois estabeleceu o recorde de gol mais rápido do mundo, sendo feito com apenas 3.17 segundos da partida, em um confronto contra o Vila Nova, válido pela Copa São Paulo de Futebol Junior. Inclusive, foi essa marca, atingida na principal competição de base do país, que o fez ser promovido ao profissional  no ano de 2003.

Em 2004, Fred transfere-se ao Cruzeiro e mais uma vez estabelece um recorde, o de maior artilheiro da Copa do Brasil em uma única edição, com 14 gols. É também o segundo em gols na história do torneio, ficando atrás apenas de Romário. São 35 do ex-cruzeirense, contra 36 do atual senador.

Mas para além de números, Fred também carrega o afeto e respeito de muitas pessoas. Torcedores e personalidades da imprensa indicam o atacante como um dos melhores jogadores da história recente do esporte. É o caso da tricolor Luiza Oliveira, que não esconde a admiração pelo jogador. “Das tantas discordâncias que eu tenho com meu pai, em duas coisas a gente tem unanimidade: O Fluminense é gigante, e o Fred é um ídolo completo”, completa Luiza.

Nas redes sociais, os torcedores comemoraram o grande feito com a hashtag #FredDay, com agradecimentos e mensagens de carinho.

Lucas Cucco, torcedor e admirador do atacante, enfatiza a importância do gol número 400 para o clube, e para os torcedores. “Representa o porquê da geração tricolor que o viu jogar o idolatrar tanto ao ponto de colocá-lo entre os maiores ídolos do clube, servindo para esta idolatria nunca morrer junto com minha geração, e sim ser passado para os demais torcedores que virão numa era pós-Fred”, conclui.

Até mesmo os rivais não escondem sua admiração pelo atacante. O torcedor rubro-negro Rodrigo Lourenço confidenciou que Fred representa uma ameaça aos adversários, dentro de campo. “Quando no auge, sempre rolava aquele medo de tomar um gol”, conta Rodrigo.

Com esse desempenho, o jogador Fred ainda tem muitas metas a bater. Pelo menos é o que o indica sua média de gols , 0.53 por jogo, precisando apenas de 145 minutos para marcar. Essa elevada média, fez com que o ele colecionasse prêmios individuais ao longo de sua carreira, sendo artilheiro de 3 edições do Campeonato Brasileiro, duas vezes do Campeonato Carioca, e três do Campeonato Mineiro.

Gabriel de Oliveira Figueiredo – 1º Período

LEIA TAMBÉM: Torcidas organizadas LGBT lutam contra a homofobia estrutural no futebol

11 comentários em “Fred alcança a marca de 400 gols na carreira em jogo no Maracanã

  1. Bernardo Lima

    Excelente matéria, parabéns!

  2. Muito bom.
    Se o homem disse, esta falado!
    Parabéns!

  3. Ana Figueiredo

    Matéria competente e bastante elucidativa. Parabéns!

  4. Voa mlk. Parabéns

  5. 👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼

  6. Vinicius Diirr

    O Fred é rival, mas no auge jogou muito. Parabéns pela matéria!

  7. Parabéns!!!!
    Matéria de primeira.👏

  8. Excelente!!!!

  9. Maravilha!

  10. Muito boa matéria

  11. Pingback: Suspeita de manipulação nos jogos do campeonato carioca reabre discussão sobre legalidade dos cassinos virtuais no Brasil | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s