O Fluminense enfrentou o Nova Iguaçu no último domingo (11) em jogo válido pela 9ª rodada da Taça Guanabara, realizado no Estádio do Maracanã. O que deveria ser apenas um jogo de campeonato Estadual, acabou tornando-se palco de uma marca histórica: o quadrigentésimo gol marcado pelo atacante Fred em toda a sua trajetória.
Pela equipe tricolor, além de ter chegado aos quatrocentos gols, o atacante atualmente ocupa a posição de maior artilheiro da história do clube em competições oficiais com 182 gols, e terceiro da história, atrás de Orlando Pingo de Ouro e Waldo, com 184 e 319 gols, respectivamente.
É também o maior artilheiro do Campeonato Brasileiro da era de pontos corridos com 152 gols, e ocupa a quarta posição entre os artilheiros de todos os tempos da competição, sendo superado por Edmundo, Romário e Roberto Dinamite. Essa expressiva marca o coloca, hoje, em um seleto grupo de jogadores, como Lewandovski, Cristiano Ronaldo e Messi, e Neymar. Mas estabelecer marcas no futebol tem sido uma tônica para o atacante.
Ainda na base, quando atuava pelo sub20 do América MG, seu nome foi parar no Guinness Book, pois estabeleceu o recorde de gol mais rápido do mundo, sendo feito com apenas 3.17 segundos da partida, em um confronto contra o Vila Nova, válido pela Copa São Paulo de Futebol Junior. Inclusive, foi essa marca, atingida na principal competição de base do país, que o fez ser promovido ao profissional no ano de 2003.
Em 2004, Fred transfere-se ao Cruzeiro e mais uma vez estabelece um recorde, o de maior artilheiro da Copa do Brasil em uma única edição, com 14 gols. É também o segundo em gols na história do torneio, ficando atrás apenas de Romário. São 35 do ex-cruzeirense, contra 36 do atual senador.
Mas para além de números, Fred também carrega o afeto e respeito de muitas pessoas. Torcedores e personalidades da imprensa indicam o atacante como um dos melhores jogadores da história recente do esporte. É o caso da tricolor Luiza Oliveira, que não esconde a admiração pelo jogador. “Das tantas discordâncias que eu tenho com meu pai, em duas coisas a gente tem unanimidade: O Fluminense é gigante, e o Fred é um ídolo completo”, completa Luiza.
Nas redes sociais, os torcedores comemoraram o grande feito com a hashtag #FredDay, com agradecimentos e mensagens de carinho.
Lucas Cucco, torcedor e admirador do atacante, enfatiza a importância do gol número 400 para o clube, e para os torcedores. “Representa o porquê da geração tricolor que o viu jogar o idolatrar tanto ao ponto de colocá-lo entre os maiores ídolos do clube, servindo para esta idolatria nunca morrer junto com minha geração, e sim ser passado para os demais torcedores que virão numa era pós-Fred”, conclui.
Até mesmo os rivais não escondem sua admiração pelo atacante. O torcedor rubro-negro Rodrigo Lourenço confidenciou que Fred representa uma ameaça aos adversários, dentro de campo. “Quando no auge, sempre rolava aquele medo de tomar um gol”, conta Rodrigo.
Com esse desempenho, o jogador Fred ainda tem muitas metas a bater. Pelo menos é o que o indica sua média de gols , 0.53 por jogo, precisando apenas de 145 minutos para marcar. Essa elevada média, fez com que o ele colecionasse prêmios individuais ao longo de sua carreira, sendo artilheiro de 3 edições do Campeonato Brasileiro, duas vezes do Campeonato Carioca, e três do Campeonato Mineiro.
Gabriel de Oliveira Figueiredo – 1º Período
LEIA TAMBÉM: Torcidas organizadas LGBT lutam contra a homofobia estrutural no futebol
Excelente matéria, parabéns!
Muito bom.
Se o homem disse, esta falado!
Parabéns!
Matéria competente e bastante elucidativa. Parabéns!
Voa mlk. Parabéns
👏🏼👏🏼👏🏼👏🏼
O Fred é rival, mas no auge jogou muito. Parabéns pela matéria!
Parabéns!!!!
Matéria de primeira.👏
Excelente!!!!
Maravilha!
Muito boa matéria
Pingback: Suspeita de manipulação nos jogos do campeonato carioca reabre discussão sobre legalidade dos cassinos virtuais no Brasil | Agência UVA