Educação

UVA se une à plataforma Workalove para alavancar a vida profissional dos alunos

A parceria que visa auxiliar os alunos da faculdade na entrada no mercado de trabalho, já está disponível para acesso

A mais nova parceria da Universidade Veiga de Almeida promete ser um sucesso entre os estudantes. Junto à Workalove, a instituição pretende ampliar e facilitar a entrada do estudante no mercado de trabalho. A novidade foi apresentada pela reitora da UVA, Beatriz Balena, na quinta (27), por meio de uma live pelo canal do Youtube. Agora, os alunos da Veiga passam a ter acesso à plataforma de desenvolvimento profissional especializada em combinar habilidades técnicas, experiências de vida e desempenho acadêmico.

“Sucesso é uma palavra carregada de sentidos e pressupõe todo mundo ganhando. Se fosse uma conquista individualizada, seria vitória, o que também é muito bom, mas aqui estamos tratando de algo coletivo”, afirmou a reitora ao oficializar o esforço conjunto entre a UVA e a nova tecnologia de trabalhabilidade. A parceria, que havia sido mencionada no evento de abertura do semestre de 2021.1, agora está acessível ao corpo discente: “O que antes era uma apresentação, agora é uma inauguração”, comemorou Balena.

Ao lado da reitora na empreitada estão Gilberto Villa, profissional da Educação que faz parte da equipe UVA há cinco anos; Fernanda Verdolin, a CEO da Workalove; e Ana Beatriz Faulhaber, da agência de intercâmbios CP4. A união inicia uma área completamente nova na estrutura da Veiga: o “Sucesso do Estudante”, uma frente de formação e capacitação dos alunos, que os auxilia a traduzir em habilidades o que estudam na sala de aula.

A reitora Beatriz Balena acredita no diferencial maker da UVA. (Foto: Reprodução/Youtube)

Para Fernanda, a sociedade já vive o “novo mundo do trabalho”, processo que foi acelerado pela pandemia da Covid-19. Para ela, a estabilidade de estruturas do trabalho passadas não mais se sustentam no tempo contemporâneo de mudanças sociais, econômicas e políticas constantes ao redor de todo o mundo, e a ascensão de novos tipos de profissionais e profissões já pode ser observada.

“Vivemos um momento único da história, a era da imprevisibilidade, onde estamos sendo sempre pressionados a mudar”, expõe Fernanda Verdolin.

A plataforma Workalove oferece aos usuários o “Currículo do Futuro”, que desenvolve automaticamente, a partir daquilo que o aluno preenche durante seu cadastro, um currículo personalizado que trata disciplinas da faculdade como competências, trabalhos de destaque como portfólio, e experiências de vida, da carreira escolar à projetos pessoais, como habilidades profissionais em potencial. O currículo, então, é disponibilizado para as centenas de empresas vinculadas à Workalove, e o sonhado “match” profissional fica mais perto de acontecer.

LEIA TAMBÉM: Universidade Veiga de Almeida promove segunda edição do “Momento do Saber”

Por enquanto, o ícone da Workalove está acessível no Portal do Aluno UVA para alunos a partir do 2º período da modalidade presencial. Em breve, alunos EAD e semi-presenciais também terão acesso, visto que não haverá diferenciação entre estudantes que poderão ou não usufruir da parceria. Toda a equipe da área acredita que esses rótulos não devem ser vistos como vantagens ou desvantagens em um processo seletivo, já que não definem o tipo de profissional sendo formado.

Gilberto Villa citou testes comportamentais e de aptidão como ferramentas disponíveis para os alunos. (Foto: Reprodução/Youtube)

O “Sucesso do Estudante” não trará apenas o Currículo do Futuro como ação de capacitação. Gilberto Villa garante a permanência de diversas atividades e oportunidades de desenvolvimento na rotina da Veiga de Almeida. Os alunos poderão ter sessões de orientação de carreira, participar de simulações de processos seletivos de grandes empresas, e comparecer a feiras de estágios.

Ana Beatriz Faulhaber, diretora Executiva da agência CP4 de cursos no exterior, completa o time da nova área. Com mais de 200 instituições parceiras em 35 países, a CP4 chega para expandir o departamento de internacionalização da UVA oferecendo intercâmbios para países que antes não eram destinos possíveis para os alunos da universidade. O intercâmbio acadêmico da Veiga, que antes contava com países como Argentina, Chile, México e Espanha, agora traz África do Sul, Austrália, Coreia do Sul, Cuba, Inglaterra e Canadá como algumas das novas possibilidades.

Enquanto as viagens ainda são limitadas devido ao Coronavírus, a CP4 oferecerá a possibilidade de um estágio virtual. O aluno poderá usufruir de benefícios de um intercâmbio acadêmico, como desenvolvimento da comunicação e a construção de uma rede de networking internacional, enquanto estagia online em uma empresa britânica parceira da agência. 

A agência CP4 proporciona o estudo de novas línguas nos países onde elas são faladas. (Foto: Reprodução/Youtube)

Após seis meses de planejamento, a reitora Beatriz Balena se orgulha de finalmente poder compartilhar o projeto com a comunidade da Veiga. Reforçando o objetivo da instituição, que é formar alunos que saibam resolver problemas, a educadora se alegra por poder garantir que essa formação será recebida durante o tempo que o estudante passa na universidade: “Você vai adquirir conhecimento, fazendo”.

LEIA TAMBÉM: Ex-colaboradores da Agência UVA criam podcast Debatendo

Gabriel Folena ( 3º período ) para o UVA em Foco

Agência UVA é a agência experimental integrada de notícias do Curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Sua redação funciona na Rua Ibituruna 108, bloco B, sala 401, no campus Tijuca da UVA. Sua missão é contribuir para a formação de jornalistas com postura crítica, senso ético e consciente de sua responsabilidade social na defesa da liberdade de expressão.

1 comentário em “UVA se une à plataforma Workalove para alavancar a vida profissional dos alunos

  1. Pingback: Curso de Jornalismo realiza 13ª Jornada Científica | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s