Educação

Curso de Jornalismo realiza 13ª Jornada Científica

A 13ª Jornada Científica, que começou na última terça-feira (15), conta com mais de 40 defesas de TCCs do curso de jornalismo da UVA

Na última terça-feira (15) começou a 13ª Jornada Científica, que conta com a finalização de um ciclo para os formandos de 2021.1 do curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida: a apresentação do Trabalho de Conclusão de Curso (TCC). O evento, que foi realizado nos dia 15 e 16 de junho, continuará com as apresentações nos dias 22 e 23 deste mês.

Durante os quatro dias, mais de 40 orientandos vão defender os seus projetos via plataforma Teams, após meses de preparação e produção. Os trabalhos abordam desde o preconceito de gênero na imprensa até o impacto das ações sociais de escolas de samba por meio da comunicação.

A 13ª Jornada Científica – Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso (Foto: Divulgação)

Apesar de o tão esperado momento ser visto como um ‘bicho de sete cabeças’ e ser temido pelos alunos durante a graduação, tendo em vista a sua importância, a defesa do Trabalho de Conclusão de Curso é um momento que não é tão complicado como se imagina. A seguir, veja tudo o que você precisa saber sobre a apresentação de um TCC, sobretudo no formato online.

  • Os projetos são enviados com antecedência para a banca examinadora para que os professores tenham tempo de avaliar com calma, e estarem a par do conteúdo no momento da apresentação.

  • As apresentações começam após o orientando, o orientador, a banca e o público estiverem presentes na sala do Teams. A introdução geralmente é feita pelo professor orientador do projeto que será apresentado.

  • Assim que a palavra é passada para o aluno que irá defender seu trabalho, ele começa fazendo seus agradecimentos e explicando por qual motivo escolheu falar sobre determinado tema, e o motivo da abordagem escolhida.

  • A partir disso, o aluno tem 10 minutos para defender seu projeto e utilizando uma apresentação feita em PowerPoint, como base. Durante a apresentação, o aluno apresenta: os objetivos do trabalho, os seus entrevistados e a relevância deles para o trabalho, etapas de produção, suas conclusões e as principais referências bibliográficas usadas para fundamentar o TCC e então o aluno encerra a apresentação com agradecimentos.

  • Alguns alunos também inserem trechos do seu trabalho na apresentação para exemplificar e sustentar sua defesa.

  • Após a finalização do aluno, a banca – que já leu, analisou e discutiu entre si sobre o trabalho, com antecedência – dá o seu parecer. Cada professor fala um pouco sobre o projeto e sobre o aluno.

  • Depois de uma breve conversa, a banca e o professor orientador dão a tão esperada nota e a confirmação da aprovação.

  • Toda a apresentação, no formato online, dura em torno de 30 minutos mais ou menos.

LEIA TAMBÉM: UVA se une à plataforma Workalove para alavancar a vida profissional dos alunos

Primeira semana do evento
A estudante de Jornalismo, Andressa Vianna, que apresentou on-line o seu trabalho na tarde do dia 15 de junho, conta que gostaria de ter estado presencialmente neste momento tão especial para sua história. Ela recebeu nota 10 da banca mas conta que apesar de ter ficado um pouco nervosa, ficou feliz com o resultado.

“Eu fiquei radiante e gostei muito. Apesar do medo, no fundo eu sabia que seria nota 10, ainda mais com a professora Mônica Nunes sendo minha orientadora. Foi difícil colocar em prática, mas eu consegui. Fiquei muito feliz com a nota e quase chorei na hora. Quando desliguei a chamada, chorei muito”, afirma a aluna, emocionada.

O aluno de Jornalismo, Bruno Cosentino, também apresentou seu trabalho no dia 15 de junho, e explica que os problemas de produção do TCC e o falecimento de sua mãe, dias antes da apresentação foram difíceis de superar, principalmente na reta final. O jovem, que escolheu a palavra “Emocionante” para definir a sua apresentação, conta o que sentiu com relação à sua defesa do TCC.

“Quando se aproximou a apresentação tentei me manter o mais calmo possível, mas no dia quando foi chegando a hora, acho que a ficha caiu e fiquei bem nervoso. Mas no final, felizmente deu tudo certo. Eu sinceramente não esperava um 10, então foi até uma surpresa essa parte pra mim. A apresentação foi um momento único, e as professoras envolvidas na minha defesa foram incríveis comigo”, conta Bruno.

Apresentação do TCC do aluno Bruno Cosentino. (Foto: Reprodução/ Teams)

As apresentações e defesas dos projetos marcam um momento de transição muito esperado e muito importante tanto para os alunos, quanto para a UVA e para os professores que fazem parte da construção do trabalho, produto de anos de aprendizado.

A Coordenadora do curso de Jornalismo, a professora Ana Cristina Rosado, afirma que com a virtualização das bancas de TCC, existe a possibilidade de mais pessoas assistirem aos encontros, inclusive especialistas nos temas abordados, proporcionando aos alunos o contato com profissionais do mercado de trabalho. “A universidade é o espaço do saber, então nós temos que disseminar o conhecimento para toda a nossa sociedade”, reforça Ana.

Para ela, a 13ª Jornada Científica é um reflexo do amadurecimento dos estudantes, com o apoio da instituição e seus colaboradores. Ana ainda aproveitou para parabenizar os alunos que apresentaram seus trabalhos nesta primeira semana do evento, classificando-os como excelentes.

“A banca e os orientadores foram fantásticos nesse momento, que mesmo com a virtualização eles conseguiram manter a qualidade dos trabalhos e motivar os alunos. A banca de Jornalismo é muito difícil e rigorosa, então tirar um 10 é um prêmio muito grande. O nosso corpo docente é de excelência, altamente qualificado, que a gente não encontra em qualquer outra instituição”, finaliza a coordenadora do curso.

Os alunos ouvidos pela Agência UVA, Andressa Vianna e Bruno Cosentino, completam dando dicas para os alunos que ainda não tenham passado pela experiência do TCC. Os orientandos citam a importância da escolha de um tema com o qual tenha mais afinidade, para tornar tanto a produção quanto a apresentação mais fáceis, o comprometimento com o trabalho e com a organização, a valorização das pessoas que estão ao redor e ajudam no processo, e claro, a calma e confiança.

A “13ª Jornada Científica – Apresentação de Trabalhos de Conclusão de Curso” continua com mais defesas nos dias 22 e 23 de junho, em diferentes horários. Para não perder a chance de prestigiar os orientandos e aprender mais sobre como funciona a apresentação de um TCC, fique atento à programação aqui, que também contém os links de acesso.

LEIA TAMBÉM: Ex-colaboradores da Agência UVA criam podcast Debatendo

Bárbara Souza – 7° período

Estudante de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida. Em processo de formação profissional. Estagiária da Agência UVA - Agência Experimental de Notícias

1 comentário em “Curso de Jornalismo realiza 13ª Jornada Científica

  1. Pingback: Superimpeachment é apresentado ao Congresso Nacional | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s