A proclamação da república foi um marco para o Brasil, que em 1889 deixou de ser uma monarquia liderada por Dom Pedro II, para se transformar em uma República Democrática. Comemorada no dia 15 de novembro, a data representa uma grande mudança na história política do país e da democracia brasileira.
Tendo à frente o Marechal Deodoro da Fonseca, que se tornou o primeiro presidente do Brasil, e Marechal Floriano Peixoto como vice-presidente, o resultado foi o fim da Monarquia Constitucional e o início da Era Republicana, instaurando o regime presidencialista no Brasil.
No mesmo ano em que essa data histórica completa 131 anos, o tradicional feriado nacional cairá no mesmo dia que milhões de brasileiros irão às urnas para as eleições municipais. Mesmo com a pandemia da Covid-19, as Eleições 2020 vão acontecer, tornando essa data ainda mais marcante.
A professora pós- graduada em história e geografia, Ângela Nicolay, relata a importância da proclamação para o país naquela época, e como ela foi impactante naquele momento. “A proclamação foi uma forte expressão. Alguns soldados foram obrigados a sair às ruas pela madrugada sem saber o motivo, e um oficial foi colocado em um cavalo a permear a circunferência feita por estes mesmos soldados”, afirma Ângela.

A professora ainda ressalta o impacto das decisões passadas nos tempos atuais, sobretudo em épocas de eleição e de momentos difíceis como os enfrentados atualmente. “Tudo isso acabou destituindo um sistema de governo e inserindo no Brasil a famosa democracia. Sistema este que envergamos até hoje, consolidado pelas eleições livres, através de voto obrigatório, salvo os tristes e dolorosos anos do golpe e ditadura imposta pelos militares. Viva a República brasileira, viva a democracia, e viva a liberdade!”, conclui Ângela.
Beatriz Lara – 7° Período
Revisão – Bárbara Souza
Leia também: Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos
Pingback: Músicos da Banda Uns e Outros comentam trajetória do grupo e planos para o futuro | Agência UVA
Pingback: Rede Municipal de Ensino do Rio retorna com aulas presenciais | Agência UVA
Pingback: Basílica de São Pedro completa 394 anos | Agência UVA