Geral

Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos

Os democratas voltam ao poder após governo turbulento do republicano Donald Trump

No início da tarde deste sábado (7), o até então candidato Joe Biden venceu a maior eleição já disputada nos Estados Unidos, e se tornou o 46° presidente eleito do país. A chapa Biden-Harris venceu, numa eleição que teve recorde de participação, batendo mais de 70 milhões de votos recebidos.

A eleição estava apertada, faltavam a definição de quatro estados americanos, Nevada, Geórgia, Carolina do Norte e Pensilvânia. Biden passou Trump com 34.598 (até a última atualização desta notícia) e virou o resultado na Pensilvânia.

Nascido na Pensilvânia – estado que confirmou sua vitória – Joe Biden (77 anos) possui uma história de luta e um currículo admirável. Em 1972, Neilia Hunter, a primeira esposa do democrata, e a filha de um ano do casal, Naomi, morreram em um acidente de carro, durante uma saída para compras de Natal. Na época, Biden tinha começado sua carreira como senador em Delaware, mesmo arrasado não desistiu do cargo. Mais tarde, em 2009, se tornou vice-presidente americano fazendo parte do governo de Barack Obama e hoje, presidente dos Estados Unidos.

LEIA MAIS: Estados Unidos elegem primeira senadora trans do país

Joe Biden é declarado presidente dos Estados Unidos, aponta projeção -  Mundo - Diário do Nordeste
Joe Biden sorrindo ao lado da bandeira americana / Fonte: ANGELA WEISS / AFP

A eleição presidencial americana foi marcada por acusações sem provas por parte do republicano Donald Trump. Segundo Trump, a contagem de votos teria sido fraudada, necessitando a paralização da contagem em alguns estados onde levava vantagem.

Tradução: Parem com a fraude! / Post de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos / Reprodução: Twitter
Tradução: Pare a contagem! / Post de Donald Trump, presidente dos Estados Unidos / Reprodução: Twitter

Na noite desta sexta-feira (06), veículos de imprensa americana, NBC, ABC e CBS, interromperam a transmissão do pronunciamento de Donald Trump, dizendo que as alegações do republicano são falsas e sem provas.

Não foi a primera vez que Donald Trump alega fraude, durante a contagem de votos da noite da quinta-feira (05), o presidente americano, Donald Trump discursou dizendo que está sendo roubado e disse que as eleições estão sendo fraudadas. Segundo ele, algumas zonas eleitorais decisivas, como a cidade de Detroid, em Michigan, e o estado da Pensilvânia são corruptas.

“Nós estávamos ganhando em diversos estados com uma grande margem, mas os votos começaram magicamente a mudar”

Donald Trump, ex-presidente americano

Donald Trump entrou com ações judiciais em Michigan, Pensilvânia, Geórgia, Nevada e Wisconsin com objetivo de paralisar a contagem de votos, entretanto, o republicano perdeu as ações, e a contagem de votos continuou até o resultado final, com vitória de Joe Biden e derrota de Donald Trump.

O cientista social e professor da Universidade Veiga de Almeida (UVA) Guilherme Carvalhido, acha que Trump não será esquecido, e manterá sua imagem forte junto ao eleitor republicano, sobretudo ao eleitor mais conservador típico norte-americano, especialmente o homem branco e cristão.

“Trump fez um governo muito polêmico, o que o torna memorável para muitos. Sai enfraquecido, por um lado, por que não conseguiu se reeleger, fato raro no ambiente político dos EUA” completa Carvalhido.

Joe Biden é o presidente eleito e terá um mandato de quatro anos nos Estados Unidos, mas o ex-presidente Donald Trump anunciou que irá entrar na justiça alegando ter sido roubado pelos democratas.

Raphael Pimentel – 7° período

LEIA MAIS: Eleições nos EUA: A escolha dos brasileiros que participam

LEIA MAIS: Para entender a disputa Biden x Trump: como funcionam as eleições dos Estados Unidos

3 comentários em “Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos

  1. Gabriel Barra

    Da vontade de ler suas notícias, como sempre.

  2. Pingback: Proclamação da República e seus impactos | Agência UVA

  3. Pingback: Após 24 anos, democratas voltam a vencer no Arizona | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s