Arte

Basílica de São Pedro completa 394 anos

Templo religioso mais importante do catolicismo, a igreja também é considerada Patrimônio Mundial da Humanidade

Localizada no Vaticano, a Basílica de São Pedro completa 394 anos nesta quarta-feira (18). A Igreja contém os restos mortais do Apóstolo São Pedro e é o principal Templo do Cristianismo, além de ser um dos locais mais visitados ao redor do mundo pelos fiéis.

No ano 323, o Imperador Romano Constantino ordenou a construção do templo, que foi concluído em 360. Porém, foi em 1454, com um plano de reconstrução do Papa Nicolau V, que a igreja começou a ser modificada. Somente em 1626, a obra foi finalizada pelo Papa Urbano VIII.

O templo mede 212 metros de comprimento, 140 de largura e 133 metros de altura em sua cúpula. Ao todo, possui uma área de 23 mil metros quadrados e é capaz de receber mais de 60 mil devotos. E ainda, os famosos pintores italianos do Renascimento, Rafael e Michelangelo, contribuíram com o trabalho artístico para a construção da Basílica.

Principal templo da Igreja Católica, a Basílica se localiza na famosa Praça São Pedro, no Vaticano. Foto: Wikimedia Commons

O cerimoniário da Paróquia São Sebastião, Lucas Lima Heloui, acredita que a importância da Basílica reside no seu fundo, onde estão os restos mortais do primeiro Papa, São Pedro. Lucas também diz ter o sonho de conhecer o templo e o Vaticano, pois os considera o centro de sua fé. O jovem de 19 anos ainda afirma que através da arte, a história da igreja católica segue sendo propagada para diversas gerações e culturas.

“As igrejas têm tantas imagens e vitrais com o objetivo da evangelização. Através daquilo que se vê, fica mais fácil de evangelizar quem não sabe ler e ‘imprimir’ a fé no coração de outras pessoas”, explica Lucas.

A coordenadora escolar, Adriano Brito, esteve na Basílica neste ano e revela que sentiu até uma ‘tremedeira’ ao entrar no templo, já que essa é ex-professora de história e Roma é um de seus temas favoritos. Adriana também conta que achou a escultura Pietà, de Michelangelo, a mais bela obra da Basílica e que não imaginava ver tantos acervos da história da humanidade ali.

“Fiquei surpresa com tamanha riqueza histórica ali apresentada e com a grandiosidade da Igreja. É uma imersão cultural porque são, de fato, impressionantes as galerias com a história do mundo”, relata Adriana.

A famosa obra Pietà, de Michelangelo, é considerada uma das mais belas artes ao redor do mundo. Foto: Pixabay

Classificada pela Unesco como Patrimônio Mundial da Humanidade, a Basílica de São Pedro é considerado o maior projeto arquitetônico de todos os tempos e segue sendo um dos monumentos mais visitados no mundo.

LEIA MAIS: Populares lamentam o fechamento da tradicional Casa Villarino

LEIA MAIS: Proclamação da República e seus impactos

João Henrique Reis – 4° período

1 comentário em “Basílica de São Pedro completa 394 anos

  1. Pingback: Governo divulga medida provisória prorrogando Plano Nacional de Cultura por mais dois anos | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s