Geral Política

Eleições nos EUA: A escolha dos brasileiros que participam

Como se posicionam os brasileiros que têm direito a voto nos Estados Unidos

Na terça-feira (3), os norte-americanos decidem quem será o novo presidente dos Estados Unidos. A disputa está entre Joe Biden e Donald Trump. Mas, se depender dos brasileiros que vivem na comunidade, o país já tem um novo chefe de Estado.

Joe Biden, candidato favorito dos brasileiros que votam nos EUA. (Foto:
Twitter)

Não apenas os americanos participam da eleição. Brasileiros que moram nos Estados Unidos e têm direito a voto vão às urnas para eleger o novo presidente americano. É como conta Amanda Araújo Vasconcelos, de 23 anos, que trabalha como hostess em Miami, Flórida. ”Aqui em Miami, infelizmente a maioria está dizendo que o Trump vai ganhar a eleição, mas eu e os meus amigos estamos torcendo pelo Biden.”

Uma pesquisa feita pelo Instituto Ideia mostrou que 71% dos brasileiros que vivem no país e possuem direito a voto dizem que preferem Joe Biden, enquanto 27% optam pelo republicano Donald Trump, que concorre à reeleição.

Mas por que o brasileiros querem eleger Joe Biden?

Em seu último debate, o democrata afirmou que levará adiante uma reforma do sistema e que enviará ao Congresso uma proposta para dar cidadania americana a 11 milhões de imigrantes que vivem de modo ilegal nos EUA hoje.

Para o cientista social e Mestre em Comunicação, Guilherme Carvalhido, professor da Universidade Veiga de Almeida, o que faz os brasileiros preferirem o Joe Biden é a flexibilidade do democrata nas questões de imigrações. “Existem muitos brasileiros que moram no Estados Unidos que queriam ter acesso ao Green Card, mas Donald Trump demostrou durante os seu 4 anos de governo que ele é contra a esse aumento. Por isso que muitos brasileiros que estão por lá, e muitos deles ilegais, não têm o direito de trabalho.”

Os brasileiros ainda relatam qual deve ser a prioridade para o próximo presidente. Uma delas seria a busca por uma vacina anticovid (23%), a recuperação da economia (22%) e a melhoria do sistema de saúde (19%). Na sequência, estão itens diretamente ligados à questão da imigração. Para 15%, a reforma do sistema migratório americano é o ato mais urgente do próximo mandatário e, para 13%, o presidente deveria se dedicar a criar um caminho para regularizar os indocumentados.

LEIA MAIS: Para entender a disputa Biden x Trump: como funcionam as eleições dos Estados Unidos

Mateus Almeida Marinho – 8º período

3 comentários em “Eleições nos EUA: A escolha dos brasileiros que participam

  1. Tânia Coelho de Souza

    I would never vote for a candidate who separates people by a wall

  2. Pingback: Estados Unidos elegem primeira senadora trans do país | Agência UVA

  3. Pingback: Joe Biden é eleito o novo presidente dos Estados Unidos | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s