Economia

Primeira parcela do 13º salário precisa ser paga até este mês

Especialista dá dicas de como utilizar o 13º salário de maneira inteligente

De acordo com a lei nº 4.090/1962 , instituída em 1962, os trabalhadores de carteira assinada, pensionistas, aposentados e servidores, têm o direito de receber o 13º  salário, também conhecido como gratificação natalina, que equivale a 1/12 (um doze avos) de pagamento, por um período igual ou maior que 15 dias ou a cada mês de trabalho.

As tradicionais datas de pagamento do 13º salário estão chegando. Até o último dia útil de novembro, precisa ser paga a primeira parcela, e a segunda até o dia 20 de dezembro. Devido à pandemia da Covid-19, os cálculos desse pagamento serão diferentes, pois a Medida Provisória 936 autorizou a redução do salário e a suspensão de contrato de trabalho.

A Agência UVA conversou com o cientista político e social e professor universitário, Guilherme Carvalhido, sobre dicas importantes para que os trabalhadores utilizem na hora de investir o 13º salário.

Agência UVA: Em caso da pessoa não possuir dívidas, qual a melhor maneira de investir o 13º salário?

Guilherme Carvalhido: Procure economizar o máximo do 13º salário, com o objetivo de ter a maior reserva possível para o ano de 2021, que será um ano difícil, com a empregabilidade em fraca recuperação, em que as atividades econômicas não crescerão como o esperado. Se isso for possível, encontre um investimento razoável e com liquidez. Sugiro o Tesouro Direto, nos seus diferentes prazos. Há uma tendência dos fundos cambiais também serem positivos nos próximos meses.

Agência UVA: Devido à pandemia, muitas pessoas acabaram acumulando dívidas em vários setores. Neste caso, como decidir qual âmbito priorizar para utilizar o dinheiro?

Guilherme Carvalhido: Se não puder economizar, sugiro gastar o 13º em serviços que agreguem valor a sua vida em 2021, como os custos essenciais: saúde, educação e moradia. Verifique se o uso do dinheiro irá permitir folga no pagamento desses itens. Por exemplo, usá-lo para pagar o plano de saúde, que pode ter se mostrado um gasto que desequilibrou o seu orçamento em 2020. Garantir os serviços essenciais deixa o trabalhador mais tranquilo, e por isso vejo como uma alternativa interessante para o seu uso.

Agência UVA: Levando em consideração que existem dívidas consideráveis que acumulam juros altíssimos, como se organizar para escolher quais devam ser quitadas primeiro?

Guilherme Carvalhido: Se tiver dívidas importantes, sugiro pagá-las na ordem de importância, sempre pensando nas essenciais. Faça um ranking dessas dívidas que têm mais necessidades na sua vida os e juros mais altos, e pague-as. Isso deixará o ano de 2021 mais folgado, permitindo que os ganhos de 2021 sejam mais lucrativos, além de tirar uma preocupação na nossa mente.

LEIA MAIS: Dólar chega ao valor de R$5,79 e gera preocupação para os mercados globais

Alessandra Borges – 8º período

1 comentário em “Primeira parcela do 13º salário precisa ser paga até este mês

  1. Pingback: Prefeitura do Rio anuncia nova fase de flexibilização na cidade | Agência UVA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s