Para quem não conhece o que é a Flip, estamos falando da Festa Literária Internacional de Paraty. O evento movimenta a cidade anualmente com palestras, bate-papos, oficinas, atividades culturais e venda de livros – tanto de autores independentes quanto de grandes editoras. Em 2020, a festa vai para a web.

devido ao Coronavírus (Foto: Reprodução)
A estudante de Letras Maria Eduarda se diz curiosa para saber como será a primeira edição virtual. “Fui a quase todas as edições da Flip, óbvio que eu preferiria que não fosse uma edição virtual, mas não tenho dúvidas que mesmo assim será um sucesso. Não é à toa que vão pessoas do mundo inteiro, a organização do evento é muito criativa”, conta.
Já Maurício, que é estudante de Literatura, achou justa a ideia do evento não homenagear apenas um autor, mas sim todos que faleceram esse ano. “Achei digníssima a ideia. Infelizmente, o ano de 2020 não é um ano para se celebrar, e homenagear todos os autores que se foram esse ano é apenas uma forma de agradecer a quem fez muito por nós, amantes da literatura, durante tantos anos”.
Já anote na sua agenda: a Flip 2020 acontecerá entre os dias 3 e 6 de dezembro. De acordo com a divulgação, a programação terá mesas transmitidas ao vivo, numa plataforma própria (ainda não divulgada) e também nas redes sociais do evento. Além disso, estão programados vídeos gravados, programações de parceiros e eventos paralelos.
O cronograma da Flip 2020 ainda não foi divulgado, mas já estão confirmadas as presenças de autores como, por exemplo, Bernardine Evaristo (vencedora do Booker Prize 2019), Pilar Quintana e Itamar Vieira Junior.
Segundo a organização do evento, a Flip Virtual contará com uma linguagem própria que respeita o sentido original e o espírito da Festa: ser mais do que um mero evento, estabelecendo uma relação duradoura e permeável com Paraty. Para isso, uma série de vídeos está sendo produzida para aproximar o público da cidade.
“Vamos homenagear artistas imprescindíveis à nossa cultura, que foram levados pela pandemia, como o escritor Sergio Sant’Anna, o compositor e letrista Aldir Blanc e o artista plástico Abraham Palatnik, entre muitos outros”, anunciaram os organizadores.
Se você ama literatura, está aí um evento para não perder. Então fique de olho nas redes da Flip para saber as novidades.
LEIA MAIS: Dia Nacional do Livro no Brasil
Bernard Múrcia – 8° período
Pingback: Em documentário, Papa Francisco diz ser a favor da união civil entre pessoas do mesmo sexo | Agência UVA