Cultura

“O Auto da Boa Mentira”: filme baseado nos contos de Ariano Suassuna estreia nesta quinta-feira (29)

Longa inspirado nas frases do poeta paraibano é dividido em quatro histórias diferentes, todas com base no efeito das mentiras.

Baseado nas aulas-espetáculo de Ariano Suassuna, o filme “O Auto da Boa Mentira” chega aos cinemas brasileiros abertos, nesta quinta (29), contando com grandes nomes da comedia nacional. O autor paraibano também é conhecido por suas grandes obras, como o “Auto da Compadecida” e “O Rico Avarento”.

A adaptação foi dirigida por José Eduardo Belmonte, com roteiro de João Falcão, Tatiana Maciel e Célio Porto, para contar a história de quatro personagens conhecidos por Helder (Leandro Hassum), Fabiano (Renato Góes), Pierce (Chris Mason) e Lorena (Cacá Ottoni), que vivenciam situações diferentes, mas com algo em comum: a mentira como foco de suas tramas.

O filme é uma parceria com a produção da Cine Group e coprodução da Globo Filmes, tendo a distribuição feita pela Imagem Filmes.

Cartaz do filme “O Auto da Boa Mentira”
Foto: Divulgação

Em uma coletiva de imprensa online realizada nesta segunda-feira (26), com a participação do diretor Eduardo Belmonte, a produtora da Cine Group Luciana Pires e os atores Leandro Hassum, Rogério Góes, Luís Miranda e Jackson Antunes, foi comentado os processos para produção e exibição do filme, além de levantarem a questão de que o longa veio no momento certo com a alta das fake news pelas redes sociais.

“Suassuna fala da mentira de uma forma muito genuína, transformando algo que deixa de ser regional passando a ser universal. Acho que é um projeto que vem em um momento muito certo, onde o mundo está vivendo fake news. Tem uma passagem do Ariano em que ele fala assim: “Fale mal da pessoa quando ela for ‘simbora’, quando estiver de costas, é muito mais educado da sua parte (risos). E as redes sociais acabaram um pouco com isso, hoje você coloca uma foto e já aparecem dizendo que está ‘feio’, ‘o cabelo está horroroso”, comenta Leandro Hassum.

Ele completa dizendo que todos deveriam assistir as palestras de Ariano que estão disponíveis na internet, pois acredita que os conceitos do escritor são fundamentais e sempre atuais. Já o diretor conta que gostou do desafio de trabalhar com essas histórias de comédia, segundo ele o gênero mais difícil que existe.

“Fazer arte é sair um pouco de si mesmo e ter novas experiências, eu procuro sempre buscar qual o desafio que tem, coisas novas e diferentes. Fazer comédia é o gênero mais difícil que tem para mim, eu admiro muito. E muito inusitada a ideia da adaptação e de como foi feita, pensar que é um filme baseado em palestras, um espetáculo de Ariano,” ilustra o diretor.

Diretor do filme José Eduardo Belmonte nas gravações de cenas do circo.
Foto: Reprodução / Helena Barreto.

O longa é dividido em quatro histórias, suas transições são introduzidas cada uma por um vídeo do próprio Suassuna, em que o poeta fala sobre essas mentiras. Com formato considerado pelo diretor e o elenco como inovador, é um olhar que nos conduz para o futuro do cinema expressa Luís Miranda.

“Eu acho muito perspicaz a gente ter um filme que tem pequenas histórias falando sobre um tema, imagina isso quando for para o streaming. Esse filme me abriu umas perspectivas desse novo cinema que estamos tentando buscar para o Brasil, acho que as pessoas vão se interessar muito em ver isso, porque ele vem junto com esse momento de isolamento que estamos vivendo também, que vai trazer transformações. É um caminho interessante para o cinema, a fragmentação.”

O humorista Leandro Hassum também levanta a seguinte reflexão “até onde uma mentira é engraçada ou pode se tornar um grande perigo?” Filme estará disponível amanhã (29) nas salas dos cinemas abertos do país e possivelmente logo mais nos canais de streaming. Confira o trailer:

LEIA TAMBÉM: Oscar 2021 tem cineasta chinesa como um dos destaques da noite

LEIA TAMBÉM: A era dos Live-Actions: como o estilo visual tem dominado a indústria cinematográfica

Indaya Casthorina de Morais – 7° período

0 comentário em ““O Auto da Boa Mentira”: filme baseado nos contos de Ariano Suassuna estreia nesta quinta-feira (29)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s