Comunicação

Jornalismo de rádio no contexto digital é tema de live do JotaUVA Talk News

Bate-papo promovido pelo CasaCom Conecta recebeu jornalista e ex-aluno da UVA Vinícius Fernandes

Completando 25 anos em 2020, o curso de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida promoveu uma live através do JotaUVA Talk News, com o editor e coordenador das mídias digitais da Band News FM Rio, Vinícius Fernandes. O bate-papo teve como temática principal o Jornalismo de Rádio no contexto digital.

O ex-aluno da UVA tem uma longa trajetória no Jornalismo. Trabalhou durante seis anos no Jornal Lance, e revezou entre a diagramação e a produção de pautas relacionadas ao marketing. Após romper esse ciclo, Vinicius ingressou na Band como estagiário na área da apuração e reportagem, até ter seu contrato efetivado na empresa, onde está há dois anos no cargo atual.

Dentre os assuntos abordados, o convidado comentou sobre o papel do rádio em meio à pandemia. Ele explica que, com a crise do coronavírus, as pessoas precisaram permanecer em casa e, assim, o veículo teve um aumento de mais de 20% de audiência em comparação ao período anterior.

Jornalista Vinícius Fernandes com o apresentador Murilo Marques
(Foto: Reprodução / YouTube)

O jornalista comentou que além de o rádio ser uma escola, por conta da velocidade que exige aos profissionais, é também um laboratório, pois permite que novas experiências sejam testadas. Ele conta também que o ouvinte tem papel fundamental na construção de pautas jornalísticas, e cria, desta forma, um laço afetivo com a rádio. “A principal premissa da Band News é estar do lado do ouvinte. Aprendemos isso com Ricardo Boechat. O ouvinte tem sempre prioridade e damos voz a ele”, diz Vinícius.

Amanda Ramos, de 21 anos, do 6° período de Jornalismo da Universidade Veiga de Almeida, esteve presente na live e acompanhou o bate-papo. A estudante diz que gostou da palestra, pois é muito interessante ver ex-alunos ingressarem em um veículo de comunicação como a Band. Ela também fala que é válido refletir o papel do rádio para os jornalistas e sociedade em geral, apesar dos ouvintes não possuírem o mesmo hábito de consumo do veículo como antes. A jovem ainda comenta a importância de debater sobre o rádio no contexto digital.

“Muitos alunos vão se formar agora e sonham em trabalhar com o rádio, então, é muito legal discutir sobre esse tipo de mídia e como ele ainda permanece atual mesmo depois de anos”, diz Amanda.

Durante a live, Vinícius Fernandes deu algumas dicas para os estudantes que buscam espaço no ramo da comunicação. O jornalista comenta que iniciar a carreira em mídias digitais é uma boa opção, e explica que o mercado é muito amplo e que, portanto, é necessário abrir os olhos para as chances em todas as áreas. Além disso, ele alerta que é importante segurar as oportunidades e não ter medo de errar.

José Paulo Sobral e João Henrique Reis – 4° período

0 comentário em “Jornalismo de rádio no contexto digital é tema de live do JotaUVA Talk News

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s